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Diagnóstico e Reparo: Luz PGM-FI Acesa na Yamaha Factor 150 (2018) - admin - 12-11-2024



Diagnóstico e Reparo: Luz PGM-FI Acesa na Yamaha Factor 150 (2018)

Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos aprender a diagnosticar e reparar um problema na Yamaha Factor 150, modelo 2018, onde a luz de anomalia do sistema de injeção eletrônica (PGM-FI) permanece acesa no painel ao ligar a chave de ignição. Este problema pode indicar diversas falhas, desde o sistema de carga até a sonda lambda. Vamos explorar todos os testes necessários para identificar e solucionar o problema.



1. Entendendo o Problema: Luz PGM-FI Acesa no Painel

A luz PGM-FI na Yamaha Factor 150 (2018) deveria acender ao ligar a chave de ignição e apagar após alguns segundos. Se a luz permanece acesa, há um problema no sistema de injeção eletrônica. Vamos investigar as possíveis causas, como falhas no sistema de carga (regulador retificador), na ECU (Unidade de Controle Eletrônico), ou na sonda lambda.



2. Ferramentas Necessárias

Para realizar o diagnóstico e o reparo, você vai precisar das seguintes ferramentas:

- Multímetro
- Alfinetes
- Chave de fenda (para remover a lateral da motocicleta)
- Nova sonda lambda (caso seja necessário substituir a antiga)



3. Verificação do Sistema de Carga

1. Teste de Voltagem da Bateria:
  - Remova a lateral direita da motocicleta para acessar a bateria.
  - Com o multímetro ajustado para medir tensão em corrente contínua, coloque a ponta de prova positiva no borne positivo da bateria e a ponta de prova negativa no borne negativo.
  - A leitura inicial da bateria deve ser de aproximadamente 12,7 volts com a motocicleta desligada.

2. Verificação do Regulador Retificador:
  - Ligue a motocicleta e acelere levemente. A voltagem deve aumentar para cerca de 14 volts.
  - Se a voltagem estiver muito acima (16V, 17V, etc.) ou muito abaixo (menos de 13V), o regulador retificador pode estar com defeito. No nosso caso, a voltagem permaneceu dentro do padrão, indicando que o sistema de carga está funcionando corretamente.



4. Teste da Sonda Lambda

1. Teste de Resistência da Sonda Lambda (Aquecedor):
  - Desconecte o conector da sonda lambda e use alfinetes para acessar os fios pretos que correspondem ao aquecedor.
  - Configure o multímetro para medir resistência na escala de 200 ohms. Coloque uma ponta de prova em cada alfinete.
  - Uma sonda lambda funcional deve apresentar uma resistência específica. No nosso teste, a resistência não apareceu em nenhuma das escalas (200, 2k, 20k ohms), indicando que o aquecedor da sonda lambda está defeituoso.

2. Teste de Sinal da Sonda Lambda:
  - Reconecte a sonda lambda e coloque um alfinete no fio azul de sinal.
  - Ajuste o multímetro para 2 volts. Coloque a ponta de prova vermelha no alfinete conectado ao fio de sinal e a ponta preta no aterramento da motocicleta.
  - Com o motor aquecido a cerca de 80 graus, ligue a motocicleta. O sinal da sonda deve oscilar entre 100 a 900 mV. Se o valor ficar travado, como no nosso caso (310 mV), a sonda está defeituosa e deve ser substituída.



5. Substituição da Sonda Lambda

1. Remoção da Sonda Lambda Defeituosa:
  - Remova a sonda lambda defeituosa do cano de descarga e desconecte-a do chicote.

2. Instalação da Nova Sonda Lambda:
  - Instale a nova sonda lambda no lugar da antiga e conecte-a ao chicote da motocicleta.
  - Com o multímetro configurado para 200 ohms, verifique a resistência do aquecedor da nova sonda. A resistência deve estar dentro da faixa especificada (em torno de 9 ohms).



6. Teste Final da Nova Sonda Lambda

1. Com a nova sonda lambda instalada, coloque o alfinete no fio de sinal (azul) e conecte o multímetro novamente para medir o sinal de saída.
 
2. Ligue a motocicleta e observe a variação do sinal. O valor deve oscilar entre 100 e 900 mV, indicando que a sonda está funcionando corretamente.

3. A luz PGM-FI deve acender ao ligar a chave de ignição e apagar após alguns segundos, confirmando que o problema foi resolvido.



7. Conclusão

O problema da luz PGM-FI acesa na Yamaha Factor 150 (2018) foi causado por uma sonda lambda defeituosa, especificamente o aquecedor da sonda que não apresentava resistência. Após a substituição da sonda lambda e a realização dos testes, a luz apagou e o sistema de injeção eletrônica voltou a funcionar corretamente.

Sempre é importante realizar um diagnóstico completo antes de substituir peças. Utilize as ferramentas corretas e siga as especificações do fabricante para garantir um reparo de qualidade.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais orientações, estou aqui para ajudar! Até a próxima, pessoal!