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Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem - Versão de Impressão

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Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem - admin - 13-11-2024



Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem

Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos aprender como diagnosticar e resolver um problema no velocímetro da Honda CB 300, modelo 2014, que não está funcionando corretamente. Vamos ver todos os testes necessários para identificar a causa do problema e como proceder com o reparo.



1. Entendendo o Problema: Velocímetro Não Funciona

Ao girar a roda dianteira da Honda CB 300 (2014), o velocímetro não está registrando a velocidade. Isso pode ser causado por diversos fatores, como um sensor de velocidade (sensor VS) defeituoso, um fio rompido ou um problema no painel. O painel também é responsável pela alimentação do sensor, e problemas nele podem afetar a leitura do velocímetro.



2. Ferramentas Necessárias

Para realizar o diagnóstico e o reparo, você vai precisar das seguintes ferramentas:

- Multímetro
- Alfinetes
- Chave de fenda ou philips (para desmontagem)
- Alicate (para ajustar peças amassadas)
- Cavalete (para levantar a motocicleta)



3. Verificação do Sensor de Velocidade (Sensor VS)

1. Preparação para os Testes:
  - Coloque a motocicleta em um cavalete para que a roda dianteira possa girar livremente.
  - Remova o farol para acessar a tomada do sensor VS e os fios de alimentação.

2. Teste de Alimentação do Sensor VS:
  - Insira três alfinetes nos fios da tomada do sensor VS: um no fio vermelho com preto (alimentação), um no fio verde com listra preta (aterramento) e outro no fio vermelho com branco (sinal).
  - Com o multímetro configurado para medir tensão em corrente contínua na escala de 20 volts, coloque a ponta de prova negativa no aterramento do motor e a positiva no fio vermelho com preto.
  - Ligue a chave de ignição. A leitura deve estar entre 11 a 12 volts, indicando que o painel está alimentando o sensor corretamente.

3. Teste de Aterramento do Sensor VS:
  - Configure o multímetro para o teste de continuidade (semicondutores) e mantenha a ponta negativa no aterramento.
  - Coloque a ponta positiva no fio verde com listra preta. O multímetro deve apitar, confirmando que o aterramento está correto.

4. Teste do Sinal do Sensor VS:
  - Com o multímetro ainda na escala de 20 volts, coloque a ponta de prova positiva no fio vermelho com branco.
  - Gire a roda dianteira lentamente. A tensão deve oscilar se o sensor estiver funcionando. Se a tensão não oscilar, pode haver um problema no sensor ou o fio de sinal pode estar rompido.



4. Inspeção do Sensor de Velocidade e Engrenagem

1. Remoção e Inspeção da Engrenagem:
  - Remova a roda dianteira e a peça que conecta a roda à engrenagem do sensor VS. Gire a engrenagem no sentido horário e observe se a leitura do multímetro oscila entre 1 a 5 volts.
  - Se o sensor funcionar ao girar a engrenagem manualmente, o problema não está no sensor.

2. Verificação da Peça de União da Roda com a Engrenagem:
  - Inspecione a peça que faz a união entre o cubo da roda e a engrenagem do sensor. Se essa peça estiver amassada, como no nosso caso, pode estar impedindo o engate correto da engrenagem, resultando na falha do velocímetro.
  - Essa peça pode ser amassada durante a instalação incorreta da roda, onde o ressalto da engrenagem acaba pegando no cubo.



5. Reparo da Peça Amassada

1. Ajuste da Peça de União:
  - Utilize um alicate para desamassar os ressaltos da peça que une o cubo da roda à engrenagem do sensor VS.
  - Verifique se a peça está alinhada corretamente e que os ressaltos não estejam danificados.

2. Reinstalação da Roda Dianteira:
  - Coloque a peça de união e a roda dianteira de volta na posição correta.
  - Certifique-se de que a peça de união está posicionada corretamente no cubo para evitar novos danos.



6. Teste Final e Conclusão

1. Teste do Velocímetro:
  - Com o multímetro conectado no sinal do sensor, ligue a chave de ignição e gire a roda dianteira lentamente.
  - Observe se a tensão oscila no multímetro. Se oscilar corretamente, o velocímetro deve registrar a velocidade no painel.

2. Verificação no Painel:
  - Gire a roda e verifique o painel. Se o velocímetro mostrar a velocidade, o problema foi resolvido.



Conclusão

O problema do velocímetro não funcionar na Honda CB 300 (2014) foi causado por uma peça de união amassada entre o cubo da roda e a engrenagem do sensor. Após desamassar e ajustar a peça, o velocímetro voltou a funcionar normalmente. Sempre verifique o alinhamento correto das peças ao montar as rodas para evitar danos e problemas futuros.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais orientações, estou aqui para ajudar! Até a próxima, pessoal!