Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem (/showthread.php?tid=5915) |
Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem - admin - 13-11-2024 Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem
Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos aprender como diagnosticar e resolver um problema no velocímetro da Honda CB 300, modelo 2014, que não está funcionando corretamente. Vamos ver todos os testes necessários para identificar a causa do problema e como proceder com o reparo. 1. Entendendo o Problema: Velocímetro Não Funciona Ao girar a roda dianteira da Honda CB 300 (2014), o velocímetro não está registrando a velocidade. Isso pode ser causado por diversos fatores, como um sensor de velocidade (sensor VS) defeituoso, um fio rompido ou um problema no painel. O painel também é responsável pela alimentação do sensor, e problemas nele podem afetar a leitura do velocímetro. 2. Ferramentas Necessárias Para realizar o diagnóstico e o reparo, você vai precisar das seguintes ferramentas: - Multímetro - Alfinetes - Chave de fenda ou philips (para desmontagem) - Alicate (para ajustar peças amassadas) - Cavalete (para levantar a motocicleta) 3. Verificação do Sensor de Velocidade (Sensor VS) 1. Preparação para os Testes: - Coloque a motocicleta em um cavalete para que a roda dianteira possa girar livremente. - Remova o farol para acessar a tomada do sensor VS e os fios de alimentação. 2. Teste de Alimentação do Sensor VS: - Insira três alfinetes nos fios da tomada do sensor VS: um no fio vermelho com preto (alimentação), um no fio verde com listra preta (aterramento) e outro no fio vermelho com branco (sinal). - Com o multímetro configurado para medir tensão em corrente contínua na escala de 20 volts, coloque a ponta de prova negativa no aterramento do motor e a positiva no fio vermelho com preto. - Ligue a chave de ignição. A leitura deve estar entre 11 a 12 volts, indicando que o painel está alimentando o sensor corretamente. 3. Teste de Aterramento do Sensor VS: - Configure o multímetro para o teste de continuidade (semicondutores) e mantenha a ponta negativa no aterramento. - Coloque a ponta positiva no fio verde com listra preta. O multímetro deve apitar, confirmando que o aterramento está correto. 4. Teste do Sinal do Sensor VS: - Com o multímetro ainda na escala de 20 volts, coloque a ponta de prova positiva no fio vermelho com branco. - Gire a roda dianteira lentamente. A tensão deve oscilar se o sensor estiver funcionando. Se a tensão não oscilar, pode haver um problema no sensor ou o fio de sinal pode estar rompido. 4. Inspeção do Sensor de Velocidade e Engrenagem 1. Remoção e Inspeção da Engrenagem: - Remova a roda dianteira e a peça que conecta a roda à engrenagem do sensor VS. Gire a engrenagem no sentido horário e observe se a leitura do multímetro oscila entre 1 a 5 volts. - Se o sensor funcionar ao girar a engrenagem manualmente, o problema não está no sensor. 2. Verificação da Peça de União da Roda com a Engrenagem: - Inspecione a peça que faz a união entre o cubo da roda e a engrenagem do sensor. Se essa peça estiver amassada, como no nosso caso, pode estar impedindo o engate correto da engrenagem, resultando na falha do velocímetro. - Essa peça pode ser amassada durante a instalação incorreta da roda, onde o ressalto da engrenagem acaba pegando no cubo. 5. Reparo da Peça Amassada 1. Ajuste da Peça de União: - Utilize um alicate para desamassar os ressaltos da peça que une o cubo da roda à engrenagem do sensor VS. - Verifique se a peça está alinhada corretamente e que os ressaltos não estejam danificados. 2. Reinstalação da Roda Dianteira: - Coloque a peça de união e a roda dianteira de volta na posição correta. - Certifique-se de que a peça de união está posicionada corretamente no cubo para evitar novos danos. 6. Teste Final e Conclusão 1. Teste do Velocímetro: - Com o multímetro conectado no sinal do sensor, ligue a chave de ignição e gire a roda dianteira lentamente. - Observe se a tensão oscila no multímetro. Se oscilar corretamente, o velocímetro deve registrar a velocidade no painel. 2. Verificação no Painel: - Gire a roda e verifique o painel. Se o velocímetro mostrar a velocidade, o problema foi resolvido. Conclusão O problema do velocímetro não funcionar na Honda CB 300 (2014) foi causado por uma peça de união amassada entre o cubo da roda e a engrenagem do sensor. Após desamassar e ajustar a peça, o velocímetro voltou a funcionar normalmente. Sempre verifique o alinhamento correto das peças ao montar as rodas para evitar danos e problemas futuros. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais orientações, estou aqui para ajudar! Até a próxima, pessoal! |