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Diagnóstico e Reparo de Falha na Partida da Honda SH 150i (2018): Problema na Bobina - admin - 14-11-2024



Diagnóstico e Reparo de Falha na Partida da Honda SH 150i (2018): Problema na Bobina de Ignição

Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos explorar um problema na Honda SH 150i, modelo 2018, onde a motocicleta não entra em funcionamento. Vamos identificar as possíveis causas, realizar os testes necessários e executar o reparo de forma detalhada. Este passo a passo irá ajudá-los a entender o funcionamento do sistema de ignição e como solucionar problemas relacionados.



1. Entendendo o Problema: Motocicleta Não Liga

Ao ligar a chave de ignição da Honda SH 150i (2018), a luz de anomalia do sistema PGM-FI permanece acesa, e o motor de partida gira, mas a motocicleta não entra em funcionamento. Isso indica que pode haver um problema no sistema de ignição, especialmente na bobina de ignição ou no circuito relacionado.



2. Ferramentas Necessárias

Para realizar o diagnóstico e o reparo, você vai precisar das seguintes ferramentas:

- Multímetro (para testes de tensão e continuidade)
- Caneta de polaridade
- Alfinetes
- Fita isolante e tubo termo retrátil (para isolar os fios após o reparo)
- Ferro de solda (para reparo de fios rompidos)
- Chave de fenda ou philips (para desmontagem)
- Conector DLC (para resetar códigos de erro)



3. Verificação Inicial e Leitura de Códigos de Erro

1. Ligação Direta no Conector DLC:
  - Para identificar o código de erro, fazemos uma ligação direta no conector DLC entre os fios verde e preto e marrom.
  - Ligue a chave de ignição e observe a contagem de piscadas para determinar o código de erro. O código 91 foi identificado, o que indica um problema na bobina de ignição ou no circuito.

2. Preparação para Teste da Centelha Elétrica:
  - Remova o assento da motocicleta para acessar a área da bobina de ignição.
  - Acione o interruptor de partida e observe a centelha. No nosso caso, não havia centelha elétrica, confirmando um problema de ignição.



4. Teste de Alimentação na Bobina de Ignição

1. Teste de Alimentação Positiva na Bobina:
  - Conecte a caneta de polaridade no terminal de aterramento da bobina de ignição. Ao ligar a chave de ignição, deve-se ver a tensão da bateria. No entanto, não foi detectada tensão, indicando que há um problema de alimentação.

2. Verificação de Fios e Conexões:
  - O problema pode ser causado por um fio rompido ou uma má conexão. Verifique o chicote principal que vai da ECU (CM) até a bobina de ignição. Ao mexer na fiação, a tensão apareceu intermitentemente, sugerindo um mal contato.



5. Diagnóstico do Fio de Alimentação da Bobina de Ignição

1. Identificação do Fio Rompido:
  - O fio preto com listra branca é responsável por trazer a alimentação positiva da ECU para a bobina de ignição.
  - Ao testar a continuidade desse fio, constatou-se que ele estava rompido. O fio estava fino e fragilizado, o que explicava a falta de alimentação constante.

2. Reparo do Fio Rompido:
  - Corte o conduíte que protege o chicote para acessar o fio rompido.
  - Realize a solda do fio rompido e isole-o com fita termo retrátil para garantir que o contato seja seguro e duradouro.



6. Reset do Sistema e Teste Final

1. Reset do Sistema de Injeção Eletrônica (PGM-FI):
  - Para resetar a ECU e eliminar o código de erro, conecte novamente o DLC entre os fios marrom e verde.
  - Ligue a chave de ignição, observe a luz PGM-FI piscando rapidamente, indicando que o reset foi concluído.

2. Teste da Motocicleta:
  - Desconecte o DLC, ligue a chave de ignição e observe se a luz de anomalia apaga após alguns segundos.
  - Acione o interruptor de partida. A motocicleta deve ligar imediatamente, indicando que o problema foi resolvido.



Conclusão

O problema da Honda SH 150i (2018) não entrar em funcionamento foi causado por um fio de alimentação rompido que ia da ECU para a bobina de ignição. A falta de alimentação resultou na ausência de centelha elétrica, impedindo a partida da motocicleta. Após identificar e reparar o fio rompido, realizar o reset do sistema e fazer os testes finais, a motocicleta voltou a funcionar normalmente.

Sempre verifique as conexões elétricas e a integridade dos fios antes de substituir componentes. Um diagnóstico cuidadoso economiza tempo e recursos e garante um reparo eficiente. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais orientações, estou aqui para ajudar! Até a próxima, pessoal!