Diagnóstico e Reparo de Falha na Partida da Honda SH 150i (2018): Problema na Bobina - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Diagnóstico e Reparo de Falha na Partida da Honda SH 150i (2018): Problema na Bobina (/showthread.php?tid=5916) |
Diagnóstico e Reparo de Falha na Partida da Honda SH 150i (2018): Problema na Bobina - admin - 14-11-2024 Diagnóstico e Reparo de Falha na Partida da Honda SH 150i (2018): Problema na Bobina de Ignição
Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos explorar um problema na Honda SH 150i, modelo 2018, onde a motocicleta não entra em funcionamento. Vamos identificar as possíveis causas, realizar os testes necessários e executar o reparo de forma detalhada. Este passo a passo irá ajudá-los a entender o funcionamento do sistema de ignição e como solucionar problemas relacionados. 1. Entendendo o Problema: Motocicleta Não Liga Ao ligar a chave de ignição da Honda SH 150i (2018), a luz de anomalia do sistema PGM-FI permanece acesa, e o motor de partida gira, mas a motocicleta não entra em funcionamento. Isso indica que pode haver um problema no sistema de ignição, especialmente na bobina de ignição ou no circuito relacionado. 2. Ferramentas Necessárias Para realizar o diagnóstico e o reparo, você vai precisar das seguintes ferramentas: - Multímetro (para testes de tensão e continuidade) - Caneta de polaridade - Alfinetes - Fita isolante e tubo termo retrátil (para isolar os fios após o reparo) - Ferro de solda (para reparo de fios rompidos) - Chave de fenda ou philips (para desmontagem) - Conector DLC (para resetar códigos de erro) 3. Verificação Inicial e Leitura de Códigos de Erro 1. Ligação Direta no Conector DLC: - Para identificar o código de erro, fazemos uma ligação direta no conector DLC entre os fios verde e preto e marrom. - Ligue a chave de ignição e observe a contagem de piscadas para determinar o código de erro. O código 91 foi identificado, o que indica um problema na bobina de ignição ou no circuito. 2. Preparação para Teste da Centelha Elétrica: - Remova o assento da motocicleta para acessar a área da bobina de ignição. - Acione o interruptor de partida e observe a centelha. No nosso caso, não havia centelha elétrica, confirmando um problema de ignição. 4. Teste de Alimentação na Bobina de Ignição 1. Teste de Alimentação Positiva na Bobina: - Conecte a caneta de polaridade no terminal de aterramento da bobina de ignição. Ao ligar a chave de ignição, deve-se ver a tensão da bateria. No entanto, não foi detectada tensão, indicando que há um problema de alimentação. 2. Verificação de Fios e Conexões: - O problema pode ser causado por um fio rompido ou uma má conexão. Verifique o chicote principal que vai da ECU (CM) até a bobina de ignição. Ao mexer na fiação, a tensão apareceu intermitentemente, sugerindo um mal contato. 5. Diagnóstico do Fio de Alimentação da Bobina de Ignição 1. Identificação do Fio Rompido: - O fio preto com listra branca é responsável por trazer a alimentação positiva da ECU para a bobina de ignição. - Ao testar a continuidade desse fio, constatou-se que ele estava rompido. O fio estava fino e fragilizado, o que explicava a falta de alimentação constante. 2. Reparo do Fio Rompido: - Corte o conduíte que protege o chicote para acessar o fio rompido. - Realize a solda do fio rompido e isole-o com fita termo retrátil para garantir que o contato seja seguro e duradouro. 6. Reset do Sistema e Teste Final 1. Reset do Sistema de Injeção Eletrônica (PGM-FI): - Para resetar a ECU e eliminar o código de erro, conecte novamente o DLC entre os fios marrom e verde. - Ligue a chave de ignição, observe a luz PGM-FI piscando rapidamente, indicando que o reset foi concluído. 2. Teste da Motocicleta: - Desconecte o DLC, ligue a chave de ignição e observe se a luz de anomalia apaga após alguns segundos. - Acione o interruptor de partida. A motocicleta deve ligar imediatamente, indicando que o problema foi resolvido. Conclusão O problema da Honda SH 150i (2018) não entrar em funcionamento foi causado por um fio de alimentação rompido que ia da ECU para a bobina de ignição. A falta de alimentação resultou na ausência de centelha elétrica, impedindo a partida da motocicleta. Após identificar e reparar o fio rompido, realizar o reset do sistema e fazer os testes finais, a motocicleta voltou a funcionar normalmente. Sempre verifique as conexões elétricas e a integridade dos fios antes de substituir componentes. Um diagnóstico cuidadoso economiza tempo e recursos e garante um reparo eficiente. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais orientações, estou aqui para ajudar! Até a próxima, pessoal! |