Como Funciona o Sistema de Alimentação da Yamaha Virago 250 (Ano 2000) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Como Funciona o Sistema de Alimentação da Yamaha Virago 250 (Ano 2000) (/showthread.php?tid=5921) |
Como Funciona o Sistema de Alimentação da Yamaha Virago 250 (Ano 2000) - admin - 22-11-2024 Como Funciona o Sistema de Alimentação da Yamaha Virago 250 (Ano 2000)
Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos entender como funciona o sistema de alimentação de combustível da Yamaha Virago 250, ano 2000. Essa motocicleta possui um sistema que utiliza uma bomba de combustível a vácuo e uma torneira de seleção de combustível com funções específicas. Vou explicar o passo a passo de como a gasolina flui do tanque para o carburador e como cada componente desempenha seu papel. 1. Componentes do Sistema de Alimentação da Virago 250 O sistema de alimentação de combustível da Yamaha Virago 250 é composto pelos seguintes componentes principais: - Tanque de Combustível: Armazena o combustível. - Torneira de Combustível com Três Posições (ON, RES, PRI): Controla o fluxo de gasolina do tanque para a bomba de combustível. - Bomba de Combustível a Vácuo: Utiliza o vácuo gerado pelo motor para bombear o combustível para o carburador. - Mangueiras e Conexões: Transportam o combustível e o vácuo entre os componentes. 2. Funcionamento da Torneira de Combustível A torneira de combustível da Virago 250 possui três posições: 1. ON (Aberto): - Quando a setinha da torneira está na posição "ON", a gasolina flui do tanque principal pelo duto superior da torneira. - A gasolina passa pelo filtro e segue para a bomba de combustível através da mangueira conectada ao duto superior. 2. RES (Reserva): - Quando o nível de combustível no tanque principal está baixo, a torneira é girada para a posição "RES". - Nesse momento, a gasolina flui pelo duto inferior, que está conectado à reserva do tanque, e segue pelo duto de baixo até a bomba de combustível. 3. PRI (Primário): - A posição "PRI" permite que o combustível flua diretamente do tanque para a bomba de combustível, sem passar pelo sistema de vácuo da torneira. - Essa posição é utilizada para drenar todo o combustível do tanque ou para priming (encher) o sistema de combustível se a motocicleta ficar parada por muito tempo. Não é recomendado dirigir na posição "PRI", pois pode ocorrer um calço hidráulico se a agulha do carburador estiver defeituosa. 3. Funcionamento da Bomba de Combustível a Vácuo A bomba de combustível a vácuo na Virago 250 utiliza o vácuo do coletor de admissão para bombear o combustível do tanque para o carburador. Vamos entender como ela funciona: 1. Membrana da Bomba de Combustível: - Dentro da bomba de combustível, há uma membrana que é movida pelo vácuo do coletor. Quando o pistão do motor sobe e desce, ele cria um vácuo no coletor que é transmitido para a bomba através de uma mangueira. 2. Ação da Membrana: - Quando o vácuo é aplicado, a membrana se desloca, criando um efeito de "empurrão" que força o combustível a passar através de uma série de válvulas de uma via (somente ida, sem retorno). - Esse movimento rápido da membrana impulsiona o combustível da bomba para o carburador, mantendo um fluxo constante de gasolina. 3. Válvulas de Combustível: - A bomba possui válvulas de entrada e saída que controlam o fluxo de combustível. Essas válvulas garantem que o combustível flua na direção correta, evitando o retorno. 4. Dicas Importantes para Manutenção e Operação 1. Verificar a Posição da Torneira de Combustível: - Sempre mantenha a torneira na posição "ON" para consumo normal e mude para "RES" quando o combustível no tanque estiver baixo. - Evite usar a posição "PRI" durante a condução, pois pode causar vazamento de combustível e calço hidráulico se houver defeito na agulha do carburador. 2. Verificar Mangueiras e Conexões: - Inspecione regularmente as mangueiras de combustível e de vácuo para verificar se há rachaduras, vazamentos ou conexões soltas que possam comprometer o funcionamento do sistema. 3. Manutenção da Bomba de Combustível: - Se a motocicleta apresentar falhas de alimentação de combustível ou dificuldade para ligar, verifique a bomba de combustível e o sistema de vácuo. Uma bomba de combustível defeituosa pode resultar em problemas de desempenho e funcionamento irregular. Conclusão O sistema de alimentação de combustível da Yamaha Virago 250 (2000) é projetado para fornecer combustível de maneira eficiente e segura ao carburador, utilizando uma bomba de combustível a vácuo e uma torneira de seleção de combustível. Conhecer o funcionamento desse sistema é essencial para a manutenção adequada e operação segura da motocicleta. Espero que este guia tenha ajudado a entender melhor o sistema de alimentação da Virago 250. Se tiverem mais perguntas ou precisarem de mais informações, estou aqui para ajudar! Até a próxima, pessoal! |