PCX 150 2019 - Diagnóstico de Falha na Aceleração e Dificuldade de Partida - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: PCX 150 2019 - Diagnóstico de Falha na Aceleração e Dificuldade de Partida (/showthread.php?tid=5925) |
PCX 150 2019 - Diagnóstico de Falha na Aceleração e Dificuldade de Partida - admin - 26-11-2024 PCX 150 2019 - Diagnóstico de Falha na Aceleração e Dificuldade de Partida
Olá, pessoal! Hoje vamos discutir um problema comum na Honda PCX 150, ano 2019, que apresentava dificuldade para ligar e falhas na aceleração. Acompanhem o passo a passo do diagnóstico e da solução deste problema, sempre buscando entender a lógica por trás dos testes e identificações das falhas. 1. Problema Inicial: Dificuldade de Partida e Falhas na Aceleração - O cliente relatou que a motocicleta Honda PCX 150 2019 estava com dificuldade para ligar e falhando durante a aceleração. Às vezes, ela ligava, mas ao acelerar, o motor desligava. - Este tipo de sintoma pode estar relacionado ao sistema de alimentação, à ignição, ou a possíveis problemas elétricos. 2. Procedimentos de Diagnóstico 1. Verificação de Códigos de Erro na ECU: - A primeira etapa foi verificar a existência de códigos de erro armazenados na unidade de controle eletrônico (ECU). Para isso, usei a ferramenta de diagnóstico para fazer uma ligação direta nos fios marrom e verde com listra preta na tomada DLC. - Após ligar a chave de ignição, observei que não havia nenhum código de erro armazenado na ECU. 2. Teste de Pressão na Linha de Alimentação de Combustível: - Em seguida, realizei a medição da pressão de combustível utilizando um manômetro. A Honda PCX 150 deve operar com 3 bar de pressão na linha de alimentação. - O resultado mostrou que a pressão estava abaixo do especificado, mas a vazão estava boa. A motocicleta funcionava, porém com um bar abaixo do esperado. 3. Identificação de Fuga de Corrente na Vela de Ignição: - Durante o teste, observei uma fuga de corrente no cachimbo da vela (supressor de ruído) para o bloco do motor. Isso estava causando uma centelha irregular e falhas na lenta e na aceleração. - Ao ajustar a posição do supressor de ruído, afastando-o do cabeçote, a falha parou. A centelha começou a ocorrer de forma correta e a motocicleta passou a funcionar sem falhas. 3. Solução: Substituição do Supressor de Ruído 1. Teste do Supressor de Ruído: - Realizei um teste de resistência no supressor de ruído utilizando um multímetro na escala de resistência. O supressor defeituoso estava apresentando apenas 1 kΩ de resistência, muito abaixo do especificado. - O novo supressor de ruído apresentou uma resistência entre 4 kΩ e 5 kΩ, dentro do padrão correto. 2. Substituição do Supressor de Ruído: - Após substituir o supressor de ruído, o problema de falha na ignição foi resolvido. A motocicleta voltou a funcionar corretamente, sem falhas de aceleração e com uma boa resposta de partida. 4. Observações Finais e Considerações do Cliente - Apesar de o problema de falha na ignição ter sido solucionado, a pressão de combustível ainda está abaixo do especificado (3 bar). Isso pode ser causado por um regulador de pressão defeituoso, excesso de sujeira no filtro de combustível ou um problema na bomba de combustível. - O cliente optou por não realizar a manutenção na bomba de combustível no momento, devido a restrições orçamentárias. Sendo assim, a motocicleta foi liberada para ele com a recomendação de verificar essa questão posteriormente. Dica Importante: Sempre que houver uma suspeita de problema no sistema de alimentação ou ignição, siga um processo de diagnóstico sistemático. Comece pelas partes mais fáceis e evidentes e avance para diagnósticos mais complexos, garantindo que cada etapa seja verificada corretamente. Espero que esse guia tenha sido útil para entender como diagnosticar e resolver problemas de falha na ignição e alimentação de uma motocicleta Honda PCX 150. Até a próxima, pessoal, e bons reparos! |