Honda Titan 150 2012 - Solução para Problema de Partida Difícil - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Honda Titan 150 2012 - Solução para Problema de Partida Difícil (/showthread.php?tid=5932) |
Honda Titan 150 2012 - Solução para Problema de Partida Difícil - admin - 08-09-2024 Honda Titan 150 2012 - Solução para Problema de Partida Difícil
Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um problema de partida difícil em uma Honda Titan 150, ano 2012. Vou explicar passo a passo como diagnosticar e resolver o problema relacionado à vela de ignição. Vamos entender o que causa esse tipo de falha e como corrigir de maneira prática. Passo 1: Verificando a Centelha Elétrica 1. A moto está com dificuldade para ligar, mesmo após acender as luzes do painel e o sistema PGM-FI. Tentei dar partida e acelerar um pouco, mas a motocicleta não entrou em funcionamento. 2. A primeira coisa a ser analisada é a centelha elétrica. Para isso, retirei o supressor de ruído e em seguida, a vela de ignição. 3. Aterrei a vela no motor e acionei o motor de partida para observar a centelha. Apaguei a lanterna para ter uma melhor visualização. A centelha não estava correta: ela não estava centralizada no eletrodo da vela, escapando para o lado e tocando no aterramento. Isso indicava que a centelha não estava eficiente. Passo 2: Medindo a Resistência da Vela de Ignição 1. Fiz a limpeza na vela de ignição e comecei a medir sua resistência com um multímetro na escala de 20 kΩ. Coloquei uma das pontas do multímetro na entrada do supressor de ruídos e a outra no eletrodo da vela, que é isolado pela cerâmica. 2. A leitura de resistência da vela usada deu quase 3,5 kΩ. Isso não está tão ruim, mas a centelha ainda não estava ideal. 3. Em seguida, fiz a medição de uma vela de ignição nova (código: CPR 8E9). A resistência da vela nova era de 3,66 kΩ, confirmando que ela estava em melhor estado que a vela usada. Passo 3: Teste de Centelha com a Vela Nova 1. Após as medições, coloquei a vela usada de volta na motocicleta e refiz o teste da centelha. A centelha continuava amarelada, indicando que ainda havia problema. 2. Substituí a vela usada pela vela nova e refiz o teste da centelha. Dessa vez, a centelha estava bem azulada e centralizada no eletrodo da vela, indicando uma ignição forte e eficiente. 3. Decidi substituir a vela de ignição usada pela nova, pois mesmo a resistência da vela usada estando próxima de 3,5 kΩ, ela estava muito carbonizada e não fornecia uma centelha eficiente. Passo 4: Instalando a Vela Nova e Testando o Funcionamento 1. Instalei a vela de ignição nova e apertei levemente. Em seguida, coloquei o supressor de ruídos no lugar. 2. Liguei a chave de ignição e tentei ligar a motocicleta no start. Ela começou a ligar, mas desligou novamente. Tentei mais uma vez, acelerando um pouco, e a moto ligou e manteve a marcha lenta. 3. Deixei a motocicleta funcionando na marcha lenta para verificar a estabilidade. Passo 5: Teste de Rodagem 1. Após substituir a vela de ignição, fiz um teste de rodagem. A motocicleta não apresentou nenhuma falha no motor durante o teste. O escapamento estava funcionando perfeitamente, e a aceleração estava consistente. 2. O problema de dificuldade na partida, onde a moto às vezes ligava e logo desligava, foi resolvido. A causa era a vela de ignição defeituosa. Problema resolvido!
Considerações Finais O problema da Honda Titan 150, ano 2012, era causado por uma vela de ignição defeituosa que não fornecia uma centelha elétrica adequada. Ao substituir a vela antiga por uma nova, a moto voltou a funcionar normalmente. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, fiquem à vontade para perguntar. Até a próxima, pessoal! |