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Dafra Riva 150cc 2012 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona - Versão de Impressão

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Dafra Riva 150cc 2012 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona - admin - 03-12-2024



Dafra Riva 150cc 2012 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um problema comum que ocorre na Dafra Riva 150, ano 2012. O motor de partida da moto não estava funcionando, e vou explicar como diagnosticar e resolver esse tipo de problema de forma simples.



Passo 1: Identificação do Problema

1. O problema inicial era que a motocicleta não estava pegando no start. Ao acionar o botão de partida, ouvia-se o clique do relé de partida, mas o motor de partida não funcionava.

2. Para investigar o problema, o primeiro passo foi testar se estava chegando alimentação elétrica no motor de partida. Utilizei um multímetro ajustado para 20 V de corrente contínua.

3. Coloquei a ponta negativa do multímetro em um ponto de aterramento (negativo) da moto e a ponta positiva no fio de alimentação positiva que vem do relé de partida para o motor de partida.

4. Ao acionar o botão de start, o multímetro mostrou 12 V, indicando que o motor de partida estava recebendo alimentação, mas não funcionava. Então, o problema não estava na alimentação elétrica.



Passo 2: Diagnóstico do Motor de Partida

1. Ao remover a capa do motor de partida, notei que o terminal de contato interno do motor de partida estava solto. A solda que fixa o terminal positivo ao motor de partida havia quebrado, deixando apenas um buraco visível.

2. Esse problema impedia que o motor de partida entrasse em funcionamento, mesmo recebendo alimentação. Ou seja, o problema era mecânico, não elétrico.



Passo 3: Reparação do Motor de Partida

1. Desmontei o motor de partida completamente para avaliar o estado dos componentes internos:
  - O induziu, que é o componente central giratório, estava em boas condições.
  - As escovas do motor de partida estavam em bom estado. Este modelo utiliza quatro escovas.
  - Fiz a limpeza dos componentes e dos dois parafusos de fixação.

2. A peça onde o cabo de alimentação positiva conecta (que estava com a solda quebrada) foi limpa com uma lima para remover o excesso de solda antiga. Também limpei os terminais onde a peça faz contato.

3. Após a limpeza, realizei uma nova solda na peça para garantir um bom contato e fixação. O terminal foi soldado corretamente para garantir que o problema não ocorra novamente.

4. Para manter as escovas no lugar durante a remontagem, utilizei grampos de pistão (aqueles que seguram o pino do pistão) para segurar cada escova em sua posição. Assim, o induzido pôde ser inserido no motor de partida sem problemas.

5. Depois de inserir o induzido, removi os grampos um a um, garantindo que as escovas ficassem no lugar.



Passo 4: Reinstalação e Teste do Motor de Partida

1. Com o motor de partida devidamente reparado e remontado, instalei-o de volta na motocicleta.

2. Ao ligar a chave de ignição e acionar o start, o motor de partida funcionou perfeitamente, e a motocicleta pegou imediatamente.

Problema resolvido!



Considerações Finais

O problema na Dafra Riva 150 foi causado por uma solda quebrada no terminal de alimentação positiva do motor de partida. Essa é uma falha relativamente simples de resolver, mas que pode impedir o motor de partida de funcionar.

A chave aqui é fazer um bom diagnóstico, começando pela verificação da alimentação elétrica e, em seguida, inspecionando os componentes mecânicos internos. Lembre-se de sempre fazer a manutenção com cuidado e atenção aos detalhes.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, podem perguntar. Até a próxima, pessoal!