Dafra Riva 150cc 2012 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Dafra (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=6) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=9) +---- Tópico: Dafra Riva 150cc 2012 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona (/showthread.php?tid=5933) |
Dafra Riva 150cc 2012 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona - admin - 03-12-2024 Dafra Riva 150cc 2012 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona
Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um problema comum que ocorre na Dafra Riva 150, ano 2012. O motor de partida da moto não estava funcionando, e vou explicar como diagnosticar e resolver esse tipo de problema de forma simples. Passo 1: Identificação do Problema 1. O problema inicial era que a motocicleta não estava pegando no start. Ao acionar o botão de partida, ouvia-se o clique do relé de partida, mas o motor de partida não funcionava. 2. Para investigar o problema, o primeiro passo foi testar se estava chegando alimentação elétrica no motor de partida. Utilizei um multímetro ajustado para 20 V de corrente contínua. 3. Coloquei a ponta negativa do multímetro em um ponto de aterramento (negativo) da moto e a ponta positiva no fio de alimentação positiva que vem do relé de partida para o motor de partida. 4. Ao acionar o botão de start, o multímetro mostrou 12 V, indicando que o motor de partida estava recebendo alimentação, mas não funcionava. Então, o problema não estava na alimentação elétrica. Passo 2: Diagnóstico do Motor de Partida 1. Ao remover a capa do motor de partida, notei que o terminal de contato interno do motor de partida estava solto. A solda que fixa o terminal positivo ao motor de partida havia quebrado, deixando apenas um buraco visível. 2. Esse problema impedia que o motor de partida entrasse em funcionamento, mesmo recebendo alimentação. Ou seja, o problema era mecânico, não elétrico. Passo 3: Reparação do Motor de Partida 1. Desmontei o motor de partida completamente para avaliar o estado dos componentes internos: - O induziu, que é o componente central giratório, estava em boas condições. - As escovas do motor de partida estavam em bom estado. Este modelo utiliza quatro escovas. - Fiz a limpeza dos componentes e dos dois parafusos de fixação. 2. A peça onde o cabo de alimentação positiva conecta (que estava com a solda quebrada) foi limpa com uma lima para remover o excesso de solda antiga. Também limpei os terminais onde a peça faz contato. 3. Após a limpeza, realizei uma nova solda na peça para garantir um bom contato e fixação. O terminal foi soldado corretamente para garantir que o problema não ocorra novamente. 4. Para manter as escovas no lugar durante a remontagem, utilizei grampos de pistão (aqueles que seguram o pino do pistão) para segurar cada escova em sua posição. Assim, o induzido pôde ser inserido no motor de partida sem problemas. 5. Depois de inserir o induzido, removi os grampos um a um, garantindo que as escovas ficassem no lugar. Passo 4: Reinstalação e Teste do Motor de Partida 1. Com o motor de partida devidamente reparado e remontado, instalei-o de volta na motocicleta. 2. Ao ligar a chave de ignição e acionar o start, o motor de partida funcionou perfeitamente, e a motocicleta pegou imediatamente. Problema resolvido!
Considerações Finais O problema na Dafra Riva 150 foi causado por uma solda quebrada no terminal de alimentação positiva do motor de partida. Essa é uma falha relativamente simples de resolver, mas que pode impedir o motor de partida de funcionar. A chave aqui é fazer um bom diagnóstico, começando pela verificação da alimentação elétrica e, em seguida, inspecionando os componentes mecânicos internos. Lembre-se de sempre fazer a manutenção com cuidado e atenção aos detalhes. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, podem perguntar. Até a próxima, pessoal! |