Yamaha Fazer 250 2020 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona e Código de Er - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Yamaha Fazer 250 2020 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona e Código de Er (/showthread.php?tid=5934) |
Yamaha Fazer 250 2020 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona e Código de Er - admin - 31-10-2024 Yamaha Fazer 250 2020 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona e Código de Erro 12
Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um problema comum que pode ocorrer na Yamaha Fazer 250, ano 2020, onde a motocicleta não liga no start e apresenta o código de erro 12 no painel. Vamos entender o que causa esse problema e como resolvê-lo de forma detalhada. Passo 1: Identificação do Problema 1. Ao ligar a chave de ignição, a luz de anomalia no painel ficava acesa diretamente e aparecia o código de erro 12. Esse código indica a "ausência de sinal do sensor do virabrequim", também conhecido como sensor CKP. 2. Quando o botão de start era acionado, ora o motor ligava, ora não ligava. Em algumas tentativas, o relé de partida emitia um som, mas o motor de partida não entrava em funcionamento. 3. A causa do código de erro 12 é que, ao acionar o start, o virabrequim não gira e a ECU (Unidade de Controle Eletrônico) não detecta nenhum sinal do sensor CKP. Passo 2: Diagnóstico do Motor de Partida 1. Primeiro, precisamos verificar se o motor de partida está recebendo a tensão necessária. Para isso, utilizamos um multímetro ajustado para 20 V de corrente contínua. 2. Conecte a ponta negativa do multímetro no parafuso de aterramento do motor e a ponta positiva no fio de alimentação positiva do motor de partida, que vem do relé de partida. 3. Com a chave de ignição ligada, acione o botão de start e observe o multímetro. A leitura mostrou 12 V, indicando que a tensão está chegando corretamente ao motor de partida, mas ele não está funcionando. 4. O próximo passo é desmontar o motor de partida para verificar se há algum problema interno. Passo 3: Desmontagem e Inspeção do Motor de Partida 1. Após desmontar o motor de partida, utilizando uma chave soquete de 7 mm travada, identifiquei que as escovas do motor de partida estavam muito gastas. As escovas são componentes importantes que fazem contato elétrico com o induzido, permitindo que o motor de partida funcione. 2. Como as escovas estavam bem curtas e gastas, o motor de partida não estava funcionando corretamente. Decidi, então, substituí-las. Passo 4: Substituição das Escovas de Arranque e Limpeza do Motor de Partida 1. Fiz a limpeza completa de todos os componentes do motor de partida: - Induzido - Ímãs - Suporte das escovas - Parafusos e vedações 2. Com as novas escovas de arranque em mãos, observei que elas eram significativamente maiores que as antigas, o que mostra o quanto estavam desgastadas. 3. Instalei as novas escovas no suporte, certifiquei-me de que estavam bem encaixadas e montei todo o conjunto de volta. Passo 5: Reinstalação e Teste do Motor de Partida 1. Instalei o motor de partida novamente na motocicleta, fixando os parafusos no lado esquerdo e no lado direito, e reconectei o fio de alimentação positiva com a capa de proteção. 2. Ao ligar a chave de ignição, o erro continuava no painel porque, antes, quando o motor de partida dava uma leve acionada, o sensor CKP enviava um sinal irregular para a ECU, que registrava o erro. 3. Acionei o motor de partida após a substituição das escovas de arranque. O motor ligou imediatamente, a luz de anomalia apagou, e o código de erro 12 desapareceu. A ECU agora identificou que o sinal do sensor CKP estava correto e liberou o pulso negativo para a bobina de ignição e o eletroinjetor. Problema resolvido!
Considerações Finais O problema da Yamaha Fazer 250 era causado por escovas de arranque gastas no motor de partida, o que impedia o motor de entrar em funcionamento corretamente. Ao trocar as escovas e limpar o motor de partida, o problema foi resolvido, e a motocicleta voltou a funcionar normalmente. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, podem perguntar. Até a próxima, pessoal! |