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Como Trocar o Líquido de Arrefecimento na Honda PCX 150 2014 - Versão de Impressão

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Como Trocar o Líquido de Arrefecimento na Honda PCX 150 2014 - admin - 08-09-2024



Como Trocar o Líquido de Arrefecimento na Honda PCX 150 2014

Olá, aprendizes! Hoje, vou explicar como realizar a troca do líquido de arrefecimento em uma Honda PCX 150, ano 2014. Este é um procedimento de manutenção essencial para garantir que o motor opere na temperatura adequada e prevenir superaquecimento. Vamos ver cada passo, desde a desmontagem da carenagem até o enchimento do radiador com o líquido novo. Vamos lá!



Entendendo o Sistema de Arrefecimento

1. O sistema de arrefecimento da PCX 150 envolve várias partes: o radiador, a válvula termostática, a bomba d'água e o bloco do motor. O líquido de arrefecimento circula por essas partes, retirando o calor do motor e resfriando no radiador com a ajuda do fluxo de ar que passa pelas aletas do radiador.

2. Mangueiras Importantes:
  - Mangueira que vem do reservatório para o radiador.
  - Mangueira que sai do radiador para a válvula termostática.
  - Mangueira que retorna o líquido resfriado para o motor.

3. O objetivo é drenar todo o líquido antigo e substituir por um novo. Vamos começar removendo a carenagem inferior para acessar o sistema de arrefecimento.



Passo a Passo para a Troca do Líquido de Arrefecimento

1. Remoção das Carenagens e Preparação:
- Remova os dois parafusos da pedaleira e três parafusos de proteção do radiador com uma chave adequada.
- Depois de removidos, solte o parafuso de drenagem do radiador, que fica na parte inferior do radiador.
- Dica: Antes de abrir o parafuso de drenagem, remova a tampa do radiador para permitir que o ar entre e o líquido escoe mais rápido.

2. Drenagem do Líquido de Arrefecimento:
- Utilize uma chave Torx T40 para soltar o parafuso de drenagem.
- Coloque uma vasilha embaixo para coletar o líquido. Quando remover a tampa do radiador, o líquido escoará rapidamente. Tenha cuidado para não derramar o líquido fora da vasilha.
- Para esvaziar completamente, remova o parafuso de drenagem do bloco do motor, que fica próximo ao escapamento.

3. Esvaziamento das Mangueiras:
- Remova a mangueira inferior conectada à bomba d'água para esvaziar o restante do líquido. É importante remover todas as mangueiras para garantir que não sobre líquido antigo, pois a mistura de líquidos novos com velhos pode comprometer a eficácia do sistema.

4. Limpeza do Reservatório de Expansão:
- Remova o reservatório de expansão, soltando seu parafuso e desconectando a mangueira.
- Faça uma limpeza completa para remover qualquer sujeira acumulada.
- Reinstale o reservatório no local correto após a limpeza.

5. Inspeção das Aletas do Radiador:
- Verifique as aletas do radiador para garantir que estejam desobstruídas e bem alinhadas, permitindo que o ar flua livremente e resfrie o líquido de arrefecimento. Qualquer aleta amassada pode restringir o fluxo de ar e reduzir a eficiência do resfriamento.

6. Reabastecimento com Líquido Novo:
- Comece reabastecendo o radiador com 480 ml de líquido de arrefecimento até o nível indicado.
- Em seguida, coloque 180 ml no reservatório de expansão até a marca de "Máximo".

7. Remoção de Bolhas de Ar no Sistema:
- Ligue a motocicleta e deixe o motor funcionar por 2 a 3 minutos com a tampa do radiador aberta. Durante este período, acelere algumas vezes para ajudar a remover as bolhas de ar que possam estar presas no sistema.
- Complete o nível do radiador novamente até a borda e feche a tampa.



Considerações Finais e Teste do Sistema

1. Verifique se todas as conexões e parafusos estão apertados corretamente e que não há vazamentos.
2. Recoloque as carenagens e outros componentes que foram removidos durante o processo.
3. Após a troca, ligue a motocicleta e deixe-a funcionar por alguns minutos para garantir que o sistema esteja operando corretamente sem vazamentos e com a temperatura ideal.

Ao realizar todos esses passos, a Honda PCX 150 2014 estará com o sistema de arrefecimento funcionando perfeitamente, garantindo uma maior vida útil para o motor e segurança para o piloto.

Procedimento concluído com sucesso!