Como Trocar o Líquido de Arrefecimento na Honda PCX 150 2014 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Como Trocar o Líquido de Arrefecimento na Honda PCX 150 2014 (/showthread.php?tid=5937) |
Como Trocar o Líquido de Arrefecimento na Honda PCX 150 2014 - admin - 08-09-2024 Como Trocar o Líquido de Arrefecimento na Honda PCX 150 2014
Olá, aprendizes! Hoje, vou explicar como realizar a troca do líquido de arrefecimento em uma Honda PCX 150, ano 2014. Este é um procedimento de manutenção essencial para garantir que o motor opere na temperatura adequada e prevenir superaquecimento. Vamos ver cada passo, desde a desmontagem da carenagem até o enchimento do radiador com o líquido novo. Vamos lá! Entendendo o Sistema de Arrefecimento 1. O sistema de arrefecimento da PCX 150 envolve várias partes: o radiador, a válvula termostática, a bomba d'água e o bloco do motor. O líquido de arrefecimento circula por essas partes, retirando o calor do motor e resfriando no radiador com a ajuda do fluxo de ar que passa pelas aletas do radiador. 2. Mangueiras Importantes: - Mangueira que vem do reservatório para o radiador. - Mangueira que sai do radiador para a válvula termostática. - Mangueira que retorna o líquido resfriado para o motor. 3. O objetivo é drenar todo o líquido antigo e substituir por um novo. Vamos começar removendo a carenagem inferior para acessar o sistema de arrefecimento. Passo a Passo para a Troca do Líquido de Arrefecimento 1. Remoção das Carenagens e Preparação: - Remova os dois parafusos da pedaleira e três parafusos de proteção do radiador com uma chave adequada. - Depois de removidos, solte o parafuso de drenagem do radiador, que fica na parte inferior do radiador. - Dica: Antes de abrir o parafuso de drenagem, remova a tampa do radiador para permitir que o ar entre e o líquido escoe mais rápido. 2. Drenagem do Líquido de Arrefecimento: - Utilize uma chave Torx T40 para soltar o parafuso de drenagem. - Coloque uma vasilha embaixo para coletar o líquido. Quando remover a tampa do radiador, o líquido escoará rapidamente. Tenha cuidado para não derramar o líquido fora da vasilha. - Para esvaziar completamente, remova o parafuso de drenagem do bloco do motor, que fica próximo ao escapamento. 3. Esvaziamento das Mangueiras: - Remova a mangueira inferior conectada à bomba d'água para esvaziar o restante do líquido. É importante remover todas as mangueiras para garantir que não sobre líquido antigo, pois a mistura de líquidos novos com velhos pode comprometer a eficácia do sistema. 4. Limpeza do Reservatório de Expansão: - Remova o reservatório de expansão, soltando seu parafuso e desconectando a mangueira. - Faça uma limpeza completa para remover qualquer sujeira acumulada. - Reinstale o reservatório no local correto após a limpeza. 5. Inspeção das Aletas do Radiador: - Verifique as aletas do radiador para garantir que estejam desobstruídas e bem alinhadas, permitindo que o ar flua livremente e resfrie o líquido de arrefecimento. Qualquer aleta amassada pode restringir o fluxo de ar e reduzir a eficiência do resfriamento. 6. Reabastecimento com Líquido Novo: - Comece reabastecendo o radiador com 480 ml de líquido de arrefecimento até o nível indicado. - Em seguida, coloque 180 ml no reservatório de expansão até a marca de "Máximo". 7. Remoção de Bolhas de Ar no Sistema: - Ligue a motocicleta e deixe o motor funcionar por 2 a 3 minutos com a tampa do radiador aberta. Durante este período, acelere algumas vezes para ajudar a remover as bolhas de ar que possam estar presas no sistema. - Complete o nível do radiador novamente até a borda e feche a tampa. Considerações Finais e Teste do Sistema 1. Verifique se todas as conexões e parafusos estão apertados corretamente e que não há vazamentos. 2. Recoloque as carenagens e outros componentes que foram removidos durante o processo. 3. Após a troca, ligue a motocicleta e deixe-a funcionar por alguns minutos para garantir que o sistema esteja operando corretamente sem vazamentos e com a temperatura ideal. Ao realizar todos esses passos, a Honda PCX 150 2014 estará com o sistema de arrefecimento funcionando perfeitamente, garantindo uma maior vida útil para o motor e segurança para o piloto. Procedimento concluído com sucesso!
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