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Como Diagnosticar e Reparar Quadriciclo Infantil 110cc Sem Centelha - admin - 13-10-2024 Como Diagnosticar e Reparar Quadriciclo Infantil 110cc Sem Centelha
Olá, amigos mecânicos! Sou o Ivan Motos, e hoje vamos aprender a diagnosticar e reparar um quadriciclo infantil de 110cc com tema do Homem-Aranha que está sem centelha na vela de ignição. Este tipo de quadriciclo é comum e apresenta sistemas elétricos semelhantes aos das motocicletas de baixa cilindrada. Introdução Quando um quadriciclo não apresenta centelha na vela, é essencial verificar o sistema de ignição passo a passo. Vamos utilizar um multímetro para testar a continuidade e resistência dos fios e componentes envolvidos. Ferramentas Necessárias - Multímetro digital - Chave de fenda - Alicate de corte e decapagem - Fios de teste - Terminais elétricos - Fita isolante ou termo-retrátil Passo a Passo do Diagnóstico 1. Verificação Inicial - Confirme que não há centelha na vela de ignição. - Certifique-se de que a bateria está carregada e conectada corretamente. 2. Teste no Conector do CDI - Desconecte o CDI do chicote elétrico. - Configure o multímetro na função de teste de continuidade. 3. Teste do Fio Verde (Aterramento) - Coloque a ponta de prova preta no aterramento do motor. - Coloque a ponta de prova vermelha no pino correspondente ao fio verde no conector do CDI. - Verifique a continuidade: deve haver continuidade com o Terra. - Na escala de 200 ohms, a resistência deve ser entre 0,1 a 0,3 ohms. 4. Teste do Fio Azul com Listra Amarela (Bobina de Pulso) - Configure o multímetro na escala de 200 ohms. - Coloque as pontas de prova no fio azul com listra amarela e no Terra. - A resistência deve estar entre 120 a 160 ohms. - Se obtiver um valor dentro desse intervalo (por exemplo, 126 ohms), a bobina de pulso está ok. 5. Teste do Fio Preto com Listra Amarela (Bobina de Faísca) - Ainda na escala de 200 ohms, teste o fio preto com listra amarela. - A resistência deve ser entre 0,3 a 0,9 ohms. - Valores como 0,5 ohms indicam que a bobina está funcionando corretamente. 6. Teste do Fio Preto com Listra Vermelha (Bobina de Alta Tensão) - Teste o fio preto com listra vermelha no conector do CDI. - Se não houver leitura de resistência, pode indicar um fio rompido. - Verifique diretamente no conector do estator. Se lá houver resistência (por exemplo, 542 ohms), o problema está no fio entre o estator e o CDI. Identificação dos Defeitos - Primeiro Defeito: Fio preto com listra vermelha rompido entre o estator e o CDI. - Segundo Defeito: Fio de corta corrente (deveria ser preto com listra branca) está aterrando o sistema mesmo com a ignição ligada. Procedimento de Reparação 1. Reparação do Fio Preto com Listra Vermelha - Localize o ponto de rompimento no chicote elétrico. - Refaça a conexão utilizando terminais apropriados. - Isolar corretamente com fita isolante ou termo-retrátil para evitar futuros problemas. 2. Correção do Sistema de Corta Corrente - Identifique que o fio de corta corrente está usando a cor errada (azul com listra branca em vez de preto com listra branca). - Verifique se este fio está em curto com o Terra quando a ignição está ligada; isso não deve acontecer. - Corrija a ligação deste fio, garantindo que ele só aterre o sistema quando a ignição estiver desligada. 3. Revisão da Chave de Ignição - Desmonte a carenagem frontal para acessar a chave de ignição. - Verifique se os fios estão conectados corretamente: - Fio preto com listra branca na posição correta. - Fio preto com listra vermelha não deve estar em curto. - Se necessário, refaça as conexões seguindo o esquema elétrico padrão. 4. Reorganização do Chicote Elétrico - Aproveite para remover emendas mal feitas ou fios de cores incorretas. - Utilize terminais e conectores adequados. - Garanta que todas as conexões estejam firmes e bem isoladas. Teste Final - Com todas as reparações feitas, reconecte o CDI. - Ligue a ignição e verifique se há centelha na vela. - Teste a partida elétrica. - Verifique se a chave de ignição desliga o motor corretamente. Quadriciclo Sem Funcionar Dicas Importantes - Sempre consulte o manual de serviço ou o esquema elétrico do veículo. - Utilize fios e terminais de qualidade para evitar problemas futuros. - Mantenha o chicote organizado para facilitar futuras manutenções. - Ao realizar testes, siga uma sequência lógica para não deixar nenhum componente sem verificação. Conclusão Neste tutorial, identificamos e corrigimos os problemas que impediam o quadriciclo infantil de 110cc de funcionar corretamente. Entender o sistema elétrico e realizar testes passo a passo é essencial para um diagnóstico preciso. Espero que esta aula tenha sido útil. Qualquer dúvida, estou à disposição! |