Conclusão e Dicas para Diagnóstico de Falha de Ignição na Yamaha Crypton T105E 2003 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Conclusão e Dicas para Diagnóstico de Falha de Ignição na Yamaha Crypton T105E 2003 (/showthread.php?tid=5947) |
Conclusão e Dicas para Diagnóstico de Falha de Ignição na Yamaha Crypton T105E 2003 - admin - 29-09-2024 Diagnóstico de Falha de Ignição na Yamaha Crypton T105E 2003
Olá, pessoal! Aqui é o professor Ivan Motos. Hoje vamos abordar um problema comum em motocicletas, usando como exemplo uma Yamaha Crypton T105E ano 2003. A moto não está funcionando devido à ausência de centelha elétrica na bobina de ignição. Identificando o Problema O primeiro passo é confirmar a falta de centelha. Com a chave de ignição ligada, damos partida e observamos que não há faísca na vela de ignição. Isso indica um problema no sistema de ignição. Componentes do Sistema de Ignição Para diagnosticar corretamente, é fundamental conhecer os componentes do sistema de ignição desta motocicleta:
Ferramentas Necessárias Para realizar os testes, utilizaremos:
Passo a Passo do Diagnóstico 1. Verificação das Bobinas do Estator A bobina de força e a bobina de pulso estão localizadas no estator. Vamos testar a resistência delas. - Bobina de Força (fios verde e marrom): - Configure o multímetro na escala de 2000 Ω. - Meça a resistência entre os fios verde e marrom. - A leitura deve estar entre 800 Ω e 1200 Ω. - Resultado obtido: 900 Ω (dentro do padrão). - Bobina de Pulso (fios rosa e branco): - Meça a resistência entre os fios rosa e branco. - A leitura deve estar entre 240 Ω e 375 Ω. - Resultado obtido: 300 Ω (dentro do padrão). 2. Teste de Pico de Voltagem das Bobinas Além da resistência, é importante verificar o pico de voltagem durante a partida. - Bobina de Pulso: - Configure o multímetro na escala de 20 V. - Conecte a garra de pico de voltagem aos fios rosa e branco. - Dê partida no motor. - A leitura deve ser superior a 0,7 V. - Resultado obtido: 2,4 V (bobina funcionando corretamente). - Bobina de Força: - Configure o multímetro na escala de 200 V. - Conecte a garra de pico de voltagem aos fios verde e marrom. - Dê partida no motor. - A leitura deve ser superior a 100 V. - Resultado obtido: 147 V (bobina funcionando corretamente). 3. Verificação do Aterramento e Alimentação do CDI - Fio Preto (aterramento): - Meça a continuidade entre o fio preto do CDI e o chassi da moto. - Deve apresentar baixa resistência (próxima de zero). - Resultado obtido: Aterramento adequado. - Fio Preto com Branco (corta-corrente): - Com a chave de ignição desligada, deve haver continuidade entre o fio preto com branco e o aterramento. - Com a chave ligada, não deve haver continuidade. - Resultado obtido: Funcionamento correto do corta-corrente. 4. Teste da Bobina de Ignição - Resistência Primária: - Meça a resistência entre o fio laranja (positivo da bobina) e o aterramento. - A leitura deve ser próxima de 0,4 Ω. - Resultado obtido: 0,4 Ω (dentro do padrão). - Resistência Secundária: - Configure o multímetro na escala de 20 kΩ. - Meça a resistência entre o terminal de alta tensão (cabo da vela) e o fio laranja. - A leitura deve estar entre 5 kΩ e 9 kΩ. - Resultado obtido: 8,4 kΩ (dentro do padrão). 5. Teste de Pico de Voltagem da Bobina de Ignição - Configure o multímetro na escala de 200 V. - Conecte a garra de pico de voltagem ao fio laranja e ao aterramento. - Dê partida no motor. - A leitura deve ser superior a 100 V. - Resultado obtido: 44 V (abaixo do esperado). Análise dos Resultados - As bobinas do estator estão em perfeito estado. - O aterramento e o corta-corrente funcionam corretamente. - A bobina de ignição apresenta resistências dentro do padrão. - O pico de voltagem na bobina de ignição está abaixo do esperado. Diagnóstico Com base nos testes, podemos concluir que o problema provavelmente está no CDI. Mesmo com a bobina de ignição em bom estado, o CDI não está fornecendo a tensão necessária para gerar a centelha. Teste com CDI Substituto Para confirmar, substituímos o CDI por um de outra moto compatível. Utilizamos um CDI da Yamaha YBR 125 ano 2007. - Adaptamos a fiação: - Conectamos os fios da bobina de pulso e força ao CDI substituto. - Ligamos o fio laranja ao positivo da bobina de ignição. - Providenciamos alimentação positiva (12 V) ao CDI. - Garantimos o aterramento adequado. - Resultado: - Ao dar partida, a moto voltou a produzir centelha. - A motocicleta funcionou normalmente com o CDI substituto. Conclusão O defeito foi identificado no CDI original da Yamaha Crypton T105E 2003. A substituição do CDI solucionou o problema de falta de centelha. Recomendações Finais - Substitua o CDI por um novo compatível com o modelo da moto. - Sempre verifique as especificações do fabricante ao substituir componentes eletrônicos. - Utilize ferramentas adequadas e siga procedimentos de segurança ao realizar testes elétricos. - Consulte o manual de serviço para obter os parâmetros corretos de teste. Espero que este passo a passo tenha sido útil. Qualquer dúvida, estou à disposição!
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