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Mapeamento do Estator da Beta 300 Racing 2020 - Versão de Impressão

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Mapeamento do Estator da Beta 300 Racing 2020 - admin - 26-10-2024



Mapeamento do Estator da Beta 300 Racing 2020

Hoje vamos realizar o mapeamento do estator da moto Beta 300 Racing 2020, uma moto dois tempos. Esse estator é composto por sete bobinas, responsáveis pelo sistema de iluminação e carga, além de uma bobina de excitação.
[Imagem: Moto-Beta-300-Racing-2020.jpg]

Passo 1: Identificação dos fios e aterramento

- O fio preto com vermelho é soldado na bobina de excitação.
- O fio vermelho com branco também está conectado à bobina de excitação.
- O fio amarelo e o fio branco são soldados nas bobinas de carga.
- O aterramento do estator é feito diretamente na base, por meio dos parafusos que fixam o estator na carcaça.


Passo 2: Especificações do estator

- A espessura do fio de cobre é de 0,85 mm com bitola de 20 AWG, fio esmaltado.
- O peso total do fio de cobre utilizado no estator é de 115 g.

As bobinas são identificadas por letras e números:
- B representa a bobina.
- E refere-se ao número de espiras (voltas) de cada bobina.


Passo 3: Desmontagem das bobinas

Para começar a desmontagem:
1. Localize o terminal T1, onde está o fio branco, e comece a desenrolar a primeira bobina.
2. Siga o sentido horário para desenrolar a bobina, anotando o sentido antihorário, que será o sentido de enrolamento posterior.
3. Desenrole a primeira bobina (B1) com 25 espiras.
4. Passe para a segunda bobina (B2) e desenrole no sentido horário, anotando o sentido antihorário, com 70 espiras.

Repita o processo para todas as bobinas até chegar à última (B7), que possui 60 espiras.


Passo 4: Enrolamento das bobinas

O processo de enrolamento deve ser feito no sentido contrário ao que foi desenrolado. Ou seja, se a bobina foi desenrolada no sentido horário, ela será enrolada no sentido antihorário.

1. Comece pelo terminal T3 com a sétima bobina, enrolando 60 espiras no sentido antihorário.
2. Passe para a sexta bobina (B6) e enrole 75 espiras no sentido horário.
3. Continue o processo de enrolamento até a primeira bobina, sempre alternando os sentidos de acordo com o mapeamento.


Passo 5: Sistema de iluminação e carga

No final do enrolamento, no terminal T2, será soldado o fio amarelo para o sistema de iluminação. Esse fio será conectado ao retificador e ao sistema elétrico da moto, garantindo a alimentação de energia para o sistema de iluminação.

O restante das bobinas é responsável por formar o sistema de carga da moto, que alimenta a bateria e os outros componentes elétricos.


Conclusão

Esse é o mapeamento completo do estator da Beta 300 Racing 2020, um estator monofásico que alimenta tanto o sistema de carga quanto o de iluminação. É fundamental seguir o sentido de enrolamento correto e o número de espiras de cada bobina para garantir o funcionamento adequado da moto.

Qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar a dominar a mecânica da sua Beta 300 Racing!