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Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show - Versão de Impressão

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Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show - admin - 26-10-2024



Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show

Hoje vamos aprender como desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014, analisando a polia, correia, embreagem e roletes. Esse procedimento é essencial para a manutenção correta da sua moto, garantindo a durabilidade e o bom funcionamento das peças.


Passo 1: Remoção da Tampa do CVT

Para começar, vamos remover a tampa do CVT. Siga os seguintes passos:
1. Retire os parafusos que seguram a tampa.
2. Puxe a tampa com cuidado.
3. Verifique o rolamento e a presilha, que serão retirados com a ferramenta de extração de rolamento.

Sempre que remover o rolamento, verifique se há graxa suficiente. Se o rolamento estiver seco ou com pouca graxa, ele pode emitir ruídos durante o funcionamento.


Passo 2: Análise da Correia, Embreagem e Polia

Com a tampa removida, podemos observar que algumas peças, como a correia e a embreagem (polia movida), parecem ter sido substituídas. A correia é nova e está em bom estado.

Agora, vamos desmontar a polia para verificar o estado de suas peças:
1. Use um fixador de polia e uma ferramenta de apoio.
2. Com uma chave de força, solte a porca que prende a polia.
3. Remova a polia, a arruela e as sapatas da embreagem.

Ao desmontar, observe se há desgaste nas peças. Se uma das peças foi substituída e a outra não, isso pode causar desgaste acelerado. Por exemplo, se a polia movida estiver desgastada, ela deve ser trocada junto com as sapatas para garantir um funcionamento uniforme.


Passo 3: Verificação dos Roletes e Deslizantes

Agora, vamos verificar os roletes e os deslizantes:
1. Retire o conjunto de roletes empurrando de trás para frente.
2. Verifique se há desgaste nos roletes e nos deslizantes.

Se os roletes estiverem novos, mas as peças associadas estiverem desgastadas, é importante substituir o conjunto para garantir o bom funcionamento. Além disso, a largura da correia deve ser verificada com um paquímetro. O limite de uso é de 21 mm, e a correia que estamos analisando tem aproximadamente 21,5 mm, o que indica que está em boas condições.


Passo 4: Medição das Sapatas da Embreagem

As sapatas têm um limite de desgaste de 2 mm. Vamos medir a altura das sapatas:
1. Utilize um paquímetro para medir a altura das sapatas (da base até a superfície de contato).
2. As sapatas que estamos verificando têm 3 mm, indicando que foram recentemente substituídas.

Mesmo com as sapatas novas, se a polia movida estiver desgastada, o desgaste nas sapatas ocorrerá mais rapidamente, diminuindo a durabilidade do conjunto.


Passo 5: Remoção e Análise do Rolamento

Agora, vamos remover o rolamento para análise:
1. Use um alicate de bico interno para remover a presilha.
2. Com a ferramenta extratora de rolamento, remova o rolamento com cuidado, sem causar danos.

Ao analisar o rolamento, observamos que ele foi substituído, mas com pouca graxa. É fundamental que ao instalar um novo rolamento, a graxa seja distribuída uniformemente. Aplique a graxa em um dos lados e bata levemente para que ela se distribua para o outro lado, garantindo que o rolamento fique bem lubrificado, mas sem excesso, para que o ar possa resfriá-lo corretamente.


Conclusão

Desmontar e analisar o CVT da Honda PCX 150 2014 é um procedimento que requer atenção aos detalhes, como verificar o desgaste das peças, a lubrificação dos rolamentos e o estado da correia e das sapatas. Sempre siga as especificações do manual de serviço e substitua peças desgastadas por novas para garantir a longevidade e o bom funcionamento da moto.

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