Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show (/showthread.php?tid=5957) |
Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show - admin - 26-10-2024 Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show
Hoje vamos aprender como desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014, analisando a polia, correia, embreagem e roletes. Esse procedimento é essencial para a manutenção correta da sua moto, garantindo a durabilidade e o bom funcionamento das peças. Passo 1: Remoção da Tampa do CVT Para começar, vamos remover a tampa do CVT. Siga os seguintes passos: 1. Retire os parafusos que seguram a tampa. 2. Puxe a tampa com cuidado. 3. Verifique o rolamento e a presilha, que serão retirados com a ferramenta de extração de rolamento. Sempre que remover o rolamento, verifique se há graxa suficiente. Se o rolamento estiver seco ou com pouca graxa, ele pode emitir ruídos durante o funcionamento. Passo 2: Análise da Correia, Embreagem e Polia Com a tampa removida, podemos observar que algumas peças, como a correia e a embreagem (polia movida), parecem ter sido substituídas. A correia é nova e está em bom estado. Agora, vamos desmontar a polia para verificar o estado de suas peças: 1. Use um fixador de polia e uma ferramenta de apoio. 2. Com uma chave de força, solte a porca que prende a polia. 3. Remova a polia, a arruela e as sapatas da embreagem. Ao desmontar, observe se há desgaste nas peças. Se uma das peças foi substituída e a outra não, isso pode causar desgaste acelerado. Por exemplo, se a polia movida estiver desgastada, ela deve ser trocada junto com as sapatas para garantir um funcionamento uniforme. Passo 3: Verificação dos Roletes e Deslizantes Agora, vamos verificar os roletes e os deslizantes: 1. Retire o conjunto de roletes empurrando de trás para frente. 2. Verifique se há desgaste nos roletes e nos deslizantes. Se os roletes estiverem novos, mas as peças associadas estiverem desgastadas, é importante substituir o conjunto para garantir o bom funcionamento. Além disso, a largura da correia deve ser verificada com um paquímetro. O limite de uso é de 21 mm, e a correia que estamos analisando tem aproximadamente 21,5 mm, o que indica que está em boas condições. Passo 4: Medição das Sapatas da Embreagem As sapatas têm um limite de desgaste de 2 mm. Vamos medir a altura das sapatas: 1. Utilize um paquímetro para medir a altura das sapatas (da base até a superfície de contato). 2. As sapatas que estamos verificando têm 3 mm, indicando que foram recentemente substituídas. Mesmo com as sapatas novas, se a polia movida estiver desgastada, o desgaste nas sapatas ocorrerá mais rapidamente, diminuindo a durabilidade do conjunto. Passo 5: Remoção e Análise do Rolamento Agora, vamos remover o rolamento para análise: 1. Use um alicate de bico interno para remover a presilha. 2. Com a ferramenta extratora de rolamento, remova o rolamento com cuidado, sem causar danos. Ao analisar o rolamento, observamos que ele foi substituído, mas com pouca graxa. É fundamental que ao instalar um novo rolamento, a graxa seja distribuída uniformemente. Aplique a graxa em um dos lados e bata levemente para que ela se distribua para o outro lado, garantindo que o rolamento fique bem lubrificado, mas sem excesso, para que o ar possa resfriá-lo corretamente. Conclusão Desmontar e analisar o CVT da Honda PCX 150 2014 é um procedimento que requer atenção aos detalhes, como verificar o desgaste das peças, a lubrificação dos rolamentos e o estado da correia e das sapatas. Sempre siga as especificações do manual de serviço e substitua peças desgastadas por novas para garantir a longevidade e o bom funcionamento da moto. Ivan Motos Show - Dicas práticas e técnicas para a sua manutenção de motos!
|