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Diagnóstico e Reparação: Shineray Phoenix 50cc Sem Funcionar - admin - 23-12-2024 Diagnóstico e Reparação: Shineray Phoenix 50cc Sem Funcionar
Dica Ivan Motos Show!
Hoje vamos abordar o caso de uma Shineray Phoenix 50cc, que chegou à oficina após diversas modificações feitas por outros reparadores. O cliente relatou problemas, mesmo após a troca de várias peças, como bateria, regulador retificador, estator e carburador. Vamos analisar e corrigir os erros para restaurar o funcionamento original da motocicleta. 1. Situação Inicial: - O estator foi substituído por um modelo monofásico. - Regulador retificador da CG 150 foi instalado, mas não compatível com o sistema original. - Fios cortados e modificações no chicote elétrico foram feitas de forma inadequada. - Moto sem funcionar, mesmo com bateria carregada e centelha fraca. 2. Procedimentos de Diagnóstico: - Verificação inicial: - Testar a centelha da vela de ignição. - Conferir a pressão do motor usando um medidor de compressão. - Analisar a passagem de combustível do tanque ao carburador. - Testar o cabo de vela, bobina de ignição, bobina de pulso e CDI. - Testes detalhados no conector do CDI: - Resistência da bobina de faísca (fio preto com vermelho): Deve estar entre 500 e 700 ohms. Valor encontrado: 300 ohms (irregular). - Resistência da bobina de pulso (fio azul com branco): Dentro do padrão (120 a 160 ohms). - Teste de pico de voltagem da bobina de faísca: Valor mínimo de 100 V. Resultado inicial: 70 V (abaixo do esperado). 3. Soluções Adotadas: - Reparação da bobina de faísca: - Enrolamento refeito para atingir resistência correta (496 ohms). - Teste de pico de voltagem corrigido para 130 V. - Modificação do estator: - Estator monofásico convertido para bifásico, realocando fios e ajustando o enrolamento. - Substituição do regulador retificador por um modelo compatível com sistema bifásico. - Reparação do chicote elétrico: - Conexões refeitas com terminais novos e clipagem adequada. - Fios cortados foram restaurados para manter o padrão original. 4. Ferramentas Utilizadas: - Multímetro (para testes de continuidade, resistência e voltagem). - Medidor de compressão (para verificar pressão do motor). - Ferramentas básicas (chaves de fenda, soquetes, etc.). - Fios, terminais e conectores elétricos novos. 5. Resultado Final: - A moto voltou a funcionar perfeitamente. - Sistema elétrico restaurado ao padrão original. - Farol e bateria funcionando corretamente, gerando 14 V ao acelerar. - Bobina de faísca e estator ajustados e testados com sucesso. Conclusão: A solução de problemas em motocicletas exige análise detalhada, uso de ferramentas apropriadas e conhecimento técnico sobre os parâmetros de cada modelo. A Shineray Phoenix 50cc foi reparada sem substituir peças desnecessariamente, mantendo a originalidade do sistema. Sempre estude os manuais de serviço e dedique tempo para aprender os parâmetros de resistência e voltagem, garantindo um diagnóstico eficaz. Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima! |