Fóruns
Dica 17: Teste e Substituição Temporária da Bobina de Ignição na Honda CB 450 1986 - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22)
+---- Tópico: Dica 17: Teste e Substituição Temporária da Bobina de Ignição na Honda CB 450 1986 (/showthread.php?tid=5974)



Dica 17: Teste e Substituição Temporária da Bobina de Ignição na Honda CB 450 1986 - admin - 26-12-2024



Dica 17: Teste e Substituição Temporária da Bobina de Ignição na Honda CB 450 1986


Dica Ivan Motos Show!

Hoje vamos falar sobre um caso interessante com a Honda CB 450 1986. A moto chegou sem funcionar, mesmo com uma bobina de ignição nova instalada. Após testes, identificamos que a bobina estava com defeito. Vou explicar como diagnosticar e realizar uma substituição temporária utilizando duas bobinas de outro modelo de forma prática e funcional.


1. Diagnóstico Inicial:
- Realizamos o teste de pico de voltagem da bobina de ignição.
- Identificamos que o pico de voltagem estava abaixo do esperado.
- Confirmamos o defeito na bobina de ignição original.


2. Substituição Temporária com Bobinas da CG Titan 1999:
- Utilizamos duas bobinas de ignição da Honda CG Titan 1999 como substitutas.
- Conexões feitas da seguinte forma:
  - Positivos em série: Ligados à saída positiva do CDI.
  - Negativos em série: Conectados ao aterramento do chicote elétrico.
- Cada bobina foi destinada a um cilindro, garantindo faísca para ambos os cilindros.


3. Procedimento Passo a Passo:
1. Desligue a ignição para trabalhar com segurança.
2. Conecte os terminais positivos das bobinas:
  - Utilize fios para interligar as saídas positivas das bobinas.
  - Ligue o terminal positivo das bobinas à saída positiva do CDI.
3. Conecte os terminais negativos:
  - Interligue os terminais negativos das bobinas.
  - Conecte-os ao aterramento do chicote elétrico.
4. Fixe as bobinas de forma segura e organize os cabos.
5. Ligue a ignição e dê partida na motocicleta para testar o funcionamento.


4. Resultado Final:
- A moto funcionou perfeitamente com as bobinas de substituição.
- Sistema elétrico provisório garantiu a faísca necessária para os dois cilindros.


5. Conclusão:
Este procedimento é uma solução temporária para diagnosticar problemas e manter a moto em funcionamento até a substituição da bobina original defeituosa. Sempre que possível, priorize o uso de peças originais para garantir a confiabilidade e longevidade do sistema.

Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima!