Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020 (/showthread.php?tid=5975) |
Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020 - admin - 27-12-2024 Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020
Dica Ivan Motos Show!
Hoje vamos resolver o problema de fusíveis queimando em uma Honda NXR 160 Bros ESDD 2020. O cliente relatou que o painel apagou enquanto estava andando, e após substituir o fusível, este queimou novamente poucos minutos depois. Acompanhe o diagnóstico e a solução passo a passo! 1. Situação Inicial: - Moto funciona normalmente, mas: - Painel não acende. - Pisca e buzina não funcionam. - Fusíveis de 7,5 A queimados: - Principal (preto com vermelho). - Backup (painel de hora). 2. Procedimento de Diagnóstico: 1. Retire a tampa lateral e os fusíveis queimados. 2. Substitua os fusíveis por uma lâmpada em série (35W) para monitorar o fluxo de corrente. 3. Ligue a ignição e observe a lâmpada em série enquanto: - Aciona os piscas (esquerdo/direito). - Aperta a buzina. - Aciona os freios (dianteiro/traseiro). 3. Observações Durante o Diagnóstico: - Piscas: Funcionam corretamente, com a lâmpada em série piscando fraco. - Buzina: Aciona sem causar sobrecarga (lâmpada não acende forte). - Freio Dianteiro: Lâmpada em série acende forte, indicando um curto-circuito. - Freio Traseiro: Mesmo comportamento observado no freio dianteiro. 4. Identificação do Problema: - Retirada do assento e inspeção do soquete do stop. - Identificado curto-circuito na lâmpada do stop: - Filamento interno da lâmpada estava queimado e causando curto. 5. Solução Aplicada: 1. Substituir a lâmpada do stop por uma nova. 2. Testar o sistema com a nova lâmpada: - Painel e stop funcionaram corretamente. - Lâmpada em série acendeu levemente ao pressionar os freios, indicando funcionamento normal. 6. Conclusão: O problema de fusíveis queimando foi causado por uma lâmpada de stop em curto-circuito. Após a substituição, o sistema voltou a operar normalmente. Este caso destaca a importância de identificar curto-circuitos em componentes simples antes de partir para soluções mais complexas. Sempre que realizar um diagnóstico, entenda as especificações de cada modelo, pois resistência, relês e lâmpadas podem variar. Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima! |