Fóruns
Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020 - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22)
+---- Tópico: Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020 (/showthread.php?tid=5975)



Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020 - admin - 27-12-2024



Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020


Dica Ivan Motos Show!

Hoje vamos resolver o problema de fusíveis queimando em uma Honda NXR 160 Bros ESDD 2020. O cliente relatou que o painel apagou enquanto estava andando, e após substituir o fusível, este queimou novamente poucos minutos depois. Acompanhe o diagnóstico e a solução passo a passo!


1. Situação Inicial:
- Moto funciona normalmente, mas:
  - Painel não acende.
  - Pisca e buzina não funcionam.
- Fusíveis de 7,5 A queimados:
  - Principal (preto com vermelho).
  - Backup (painel de hora).


2. Procedimento de Diagnóstico:
1. Retire a tampa lateral e os fusíveis queimados.
2. Substitua os fusíveis por uma lâmpada em série (35W) para monitorar o fluxo de corrente.
3. Ligue a ignição e observe a lâmpada em série enquanto:
  - Aciona os piscas (esquerdo/direito).
  - Aperta a buzina.
  - Aciona os freios (dianteiro/traseiro).


3. Observações Durante o Diagnóstico:
- Piscas: Funcionam corretamente, com a lâmpada em série piscando fraco.
- Buzina: Aciona sem causar sobrecarga (lâmpada não acende forte).
- Freio Dianteiro: Lâmpada em série acende forte, indicando um curto-circuito.
- Freio Traseiro: Mesmo comportamento observado no freio dianteiro.


4. Identificação do Problema:
- Retirada do assento e inspeção do soquete do stop.
- Identificado curto-circuito na lâmpada do stop:
  - Filamento interno da lâmpada estava queimado e causando curto.


5. Solução Aplicada:
1. Substituir a lâmpada do stop por uma nova.
2. Testar o sistema com a nova lâmpada:
  - Painel e stop funcionaram corretamente.
  - Lâmpada em série acendeu levemente ao pressionar os freios, indicando funcionamento normal.


6. Conclusão:
O problema de fusíveis queimando foi causado por uma lâmpada de stop em curto-circuito. Após a substituição, o sistema voltou a operar normalmente. Este caso destaca a importância de identificar curto-circuitos em componentes simples antes de partir para soluções mais complexas.

Sempre que realizar um diagnóstico, entenda as especificações de cada modelo, pois resistência, relês e lâmpadas podem variar.

Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima!