Teste do Sinal do Tacômetro/RPM na Honda CG 150 Sport 2006 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Teste do Sinal do Tacômetro/RPM na Honda CG 150 Sport 2006 (/showthread.php?tid=5978) |
Teste do Sinal do Tacômetro/RPM na Honda CG 150 Sport 2006 - admin - 02-01-2025 Teste do Sinal do Tacômetro/RPM na Honda CG 150 Sport 2006
Dica Ivan Motos Show!
Hoje vamos explicar como realizar o teste do sinal do Tacômetro/RPM na Honda CG 150 Sport 2006. Esse teste verifica se o sinal está correto do CDI até o painel, utilizando um multímetro e um adaptador de pico de voltagem. Acompanhe o passo a passo! 1. Ferramentas Necessárias: - Multímetro digital. - Adaptador de pico de voltagem. - Ferramentas para desconectar o conector do CDI. 2. Procedimento de Teste: 2.1. Teste de Voltagem Direta (2 a 3 V): 1. Coloque o multímetro na escala de 20 V. 2. Conecte a ponta de prova preta no aterramento da moto. 3. Desconecte o conector de duas vias do CDI. 4. Coloque a ponta de prova vermelha no pino do conector correspondente ao fio amarelo com verde. 5. Ligue a moto e observe a leitura: - A voltagem deve estar entre 2 a 3 V. 2.2. Teste de Pico de Voltagem (mínimo 10 V): 1. Conecte o adaptador de pico de voltagem ao multímetro. 2. Coloque a ponta de prova preta no aterramento da moto. 3. Posicione a ponta de prova vermelha no mesmo pino do fio amarelo com verde. 4. Ligue a moto e observe a leitura: - O pico de voltagem deve ser de no mínimo 10 V. - Resultado esperado: 11.2 V com a moto em marcha lenta. 3. Interpretação dos Resultados: - Se ambos os testes apresentarem os valores corretos: - O sinal do CDI está funcionando corretamente e chegando até o painel. - Caso os valores não estejam corretos no painel: - Realize o mesmo teste no conector do CDI. - Se o sinal estiver correto no CDI e incorreto no painel: - O problema está no fio amarelo com verde ou no conector entre o CDI e o painel. 4. Observação Adicional: - Você pode realizar o mesmo teste diretamente no painel (dentro do farol) utilizando o fio amarelo com verde. - Caso os valores estejam fora do esperado, investigue o chicote para identificar falhas ou desconexões. Conclusão: Com este teste, é possível diagnosticar falhas no sinal do CDI para o painel, garantindo que o tacômetro/RPM funcione corretamente. Sempre siga os parâmetros e utilize as ferramentas adequadas para obter resultados precisos. Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima! |