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Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - admin - 16-11-2024 Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - Parte 1 Dica Ivan Motos Show!
Hoje vamos diagnosticar uma Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011 com dificuldade para funcionar, fusível queimando, aceleração alterada e lenta irregular. O objetivo é analisar os sistemas da motocicleta para identificar os problemas e solucioná-los. Acompanhe o passo a passo detalhado! 1. Sintomas Relatados: - Moto com dificuldade para funcionar. - Fusível queimando esporadicamente. - Aceleração alta ou flutuante. - Sistema elétrico e de injeção possivelmente comprometidos. 2. Análise Inicial - Pontos a Verificar: - Sistema elétrico: - Consumo de corrente dos componentes. - Vazamento ou curto-circuito. - Sistema de injeção eletrônica: - Pressão e vazão da bomba de combustível. - Filtro de combustível. - Pressão na linha de combustível. - Motor: - Pressão de compressão. - Regulagem de válvulas. - Estado do eletrodo e abertura da vela de ignição. 3. Diagnóstico da Bomba de Combustível e Linha de Combustível: - Pressão e Vazão da Bomba: - Conectar um manômetro na saída da bomba. - Resultado: 2 bar (valor abaixo do esperado de 5 a 8 bar). - Conclusão: Bomba de combustível com defeito. - Pressão na Linha de Combustível: - Conectar o manômetro entre o regulador e o bico injetor. - Resultado: 2 bar (valor abaixo do esperado de 3 bar). - Conclusão: Pressão na linha irregular devido à baixa pressão na bomba. - Vazamento Identificado: - Gasolina vazando na borracha próxima ao regulador. - Possível causa de curto-circuito e fusível queimando. 4. Diagnóstico do Motor: - Pressão de Compressão do Motor: - Realizado com manômetro no cabeçote. - Resultado: 140 PSI (dentro do limite de uso, mas próximo do mínimo). - Conclusão: Motor funciona corretamente, mas está próximo de necessitar manutenção. - Verificação da Folga de Válvulas: - Retirada da tampa de válvulas. - Observação de desgaste na junta e colocação de arruelas inadequadas. - Folga padrão: - Admissão: 0,10 mm (+/- 0,03 mm). - Escape: 0,12 mm (+/- 0,03 mm). - Calibração a ser feita com lâminas de medida. 5. Problemas Identificados na Primeira Etapa: - Bomba de combustível com defeito: - Pressão abaixo do esperado. - Necessidade de substituição. - Vazamento de gasolina no sistema: - Possível causa de fusível queimando e funcionamento irregular. - Desgaste em componentes do motor: - Junta danificada e folga de válvulas potencialmente irregular. 6. Próximos Passos: - Substituir a bomba de combustível e refazer os testes de pressão e vazão. - Corrigir o vazamento de gasolina e verificar os conectores elétricos próximos. - Ajustar a folga de válvulas para os valores padrão. - Continuar o diagnóstico na segunda parte para verificar outros parâmetros do sistema. Conclusão: Essa foi a primeira parte do diagnóstico de uma Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011. Identificamos problemas na bomba de combustível, vazamento de gasolina e desgaste em componentes do motor. No próximo passo, iremos realizar as correções e continuar o diagnóstico detalhado. Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima! RE: Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - admin - 16-11-2024 Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - Parte 2 Dica Ivan Motos Show!
Na continuação do diagnóstico da Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011, avançamos na análise da folga de válvulas, sistema de combustível e do corpo de aceleração. Acompanhe os detalhes e procedimentos realizados para identificar os problemas! 1. Verificação da Folga de Válvulas: - Utilizamos lâminas de calibração: - 0,08 mm: Passou livre, indicando que a folga está dentro do padrão. - 0,10 mm (admissão): Passou com leve resistência, indicando folga ideal. - 0,13 mm (escape): Não entrou, indicando folga ideal. - Conclusão: A folga das válvulas está dentro dos parâmetros. 2. Observação da Corrente de Comando: - A corrente apresenta folga e está próxima do parafuso do pino de empuxo. - O tensor instalado não é original, sendo do tipo catraca. - Recomendação: Substituir a corrente de comando para evitar desgaste adicional. 3. Substituição da Bomba de Combustível: - Remoção da bomba antiga (somente gasolina): - Identificado modelo incompatível com o sistema Flex. - Pressão de saída de apenas 2 bar (deveria ser entre 5 a 8 bar). - Instalação de bomba correta (modelo Flex): - Pressão regulada pelo sistema externo, garantindo 3 bar na linha de combustível. - Diferenças entre bombas: - Modelo gasolina: saída centralizada, pressão fixa interna. - Modelo Flex: saída lateral, pressão regulada externamente. - Conclusão: Substituímos a bomba incorreta por uma compatível com o sistema. 4. Verificação do Corpo de Aceleração: - Remoção do corpo de aceleração: - Retirada dos conectores, cabo do acelerador e mangueiras. - Observação de sujeira e óleo no sistema. - Problemas Identificados: - Umidade no corpo de aceleração. - Caixa do filtro de ar cheia de óleo: - Indicativo de desgaste no pistão e segmentos. - Condutor de ar solto e fora da posição. - Ações Realizadas: - Limpeza completa do corpo de aceleração. - Análise das borrachas de vedação e substituição quando necessário. - Inspeção do bico injetor: - Modelo de 8 furos (correto para a moto). - Realizada limpeza no bico. 5. Próximos Passos: - Reinstalar o corpo de aceleração e verificar funcionamento. - Realizar novos testes no sistema de combustível após substituição da bomba. - Informar ao cliente a necessidade de reparos adicionais: - Troca da corrente de comando. - Manutenção no motor devido ao desgaste dos segmentos e possível perda de compressão. Conclusão: Na segunda parte do diagnóstico, substituímos a bomba de combustível, verificamos o corpo de aceleração e identificamos problemas adicionais, como desgaste no motor e na corrente de comando. Continuaremos na Parte 3 para finalizar os ajustes e testes. Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima! RE: Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - admin - 16-11-2024 Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - Parte 3 e Final Dica Ivan Motos Show!
Na última parte do diagnóstico da Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011, finalizamos a análise dos sistemas e executamos os reparos necessários para resolver os problemas apresentados. Confira os detalhes e as soluções! 1. Atuador de Marcha Lenta Travado: - O atuador não estava realizando os movimentos de entrada e saída devido ao acúmulo de sujeira na rosca. - Procedimento realizado: - Utilizado um alicate para soltar o eixo preso. - Limpeza completa do atuador e lubrificação com desengripante. - Verificado o funcionamento correto após a limpeza. 2. Limpeza do Bico Injetor: - O bico estava apresentando baixa vazão (6 ml em vez de 10-12 ml). - Ações realizadas: - Limpeza na máquina ultrassônica com detergente especial. - Teste após a limpeza demonstrou 11 ml, indicando que o bico estava apenas sujo. 3. Limpeza do Corpo de Aceleração: - Realizada limpeza completa no corpo de aceleração utilizando cuba ultrassônica. - Verificada a abertura correta da borboleta e ausência de sujeira nas passagens de ar. 4. Caixa do Filtro de Ar e Coletor de Admissão: - Problemas encontrados: - Caixa do filtro de ar estava cheia de óleo, indicando problemas no pistão e segmentos. - Condutor de ar solto e fora da posição. - Anel de vedação do coletor ressecado e sem capacidade de vedação. - Ações realizadas: - Limpeza completa da caixa do filtro de ar. - Substituição do anel de vedação e reinstalação correta do condutor de ar com cola apropriada. 5. Teste e Substituição da Bomba de Combustível: - Pressão inicial da bomba estava em 2 bar (deveria ser entre 5 a 8 bar). - Substituída por uma bomba correta para o modelo Flex. - Resultados após a troca: - Pressão da bomba ajustada entre 5 a 8 bar. - Regulador de pressão funcionando corretamente, ajustando para 3 bar na linha de combustível. 6. Reset e Verificação do Sistema de Injeção: - Realizado reset do TPS e da unidade de sensores pelo sensor de temperatura. - Testado o sistema com ferramenta de diagnóstico: - Sem códigos de falha armazenados. - Mapa de combustível correto. 7. Funcionamento Final: - Moto funcionando perfeitamente, lenta estabilizada e aceleração responsiva. - Moto deixada em funcionamento por 12 minutos para varredura do módulo e ajustes dos sensores. 8. Reparo Adicional Necessário: - Informado ao cliente sobre a necessidade de substituir: - Corrente de comando (gasta). - Pistão, segmentos e camisa (indicando desgaste devido à presença de óleo no filtro de ar). Conclusão: O diagnóstico e os reparos detalhados solucionaram os problemas de dificuldade para funcionar e falhas da moto. A metodologia de análise do sistema como um todo permitiu identificar e corrigir diversos defeitos ocultos. Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continuem estudando os manuais de serviço e aprimorando seus conhecimentos. Até a próxima! |