Moto com Bateria Descarregando - Honda CG 150 2004 a 2008 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Moto com Bateria Descarregando - Honda CG 150 2004 a 2008 (/showthread.php?tid=5980) |
Moto com Bateria Descarregando - Honda CG 150 2004 a 2008 - admin - 03-01-2025 Moto com Bateria Descarregando - Honda CG 150 2004 a 2008
Dica Ivan Motos Show!
Problema abordado: A bateria da Honda CG 150 ES 2007 descarrega, com partida pesada em algumas situações e funcionamento irregular. Vamos diagnosticar e resolver o problema analisando os sistemas de carga e partida. 1. Diagnóstico do Sistema de Carga: - O sistema de carga inclui: - Estator, Magneto, Regulador/Retificador, Lâmpadas, Bateria e Chicote Elétrico. - Primeiros testes realizados: - Voltagem da bateria em repouso: 13.2V. - Teste com farol ligado e motor funcionando: 14.8V (dentro dos parâmetros 14.0 a 15.5V). - Corrente elétrica analisada com alicate amperímetro: - Entre o fio amarelo e o fio branco: 3.5 A (lenta) e 8 A (acelerado), valores normais. - Conclusão: Sistema de carga aparentemente funcional. 2. Diagnóstico do Estator: - Teste de resistência: - Fio amarelo e fio branco: 0.7 ohms (padrão: 0.1 a 1.2 ohms). - Teste de voltagem em funcionamento: - Fio amarelo e fio branco: 84V (acelerado). - Teste com lâmpada 35/35W: - Acendeu com intensidade adequada em ambos os fios. - Resultado: Estator em boas condições. 3. Diagnóstico do Motor de Partida: - Problema identificado: Partida pesada e irregular. - Procedimentos realizados: - Desmontagem e análise completa do motor de partida. - Testes no induzido utilizando multímetro e tatuzinho: - Sem curto-circuito. - Resistências dentro do padrão (0.01 a 0.03 ohms entre as aletas). - Motor de partida funcional. - Limpeza e remontagem para descartar sujeira como fator. 4. Diagnóstico da Bateria: - Teste inicial: 13.1V no repouso. - Utilizado um aparelho de teste de bateria: - Resistência interna: 478 mohm (muito alta). - Temperatura da bateria: 59°C (indicando sobreaquecimento e mau funcionamento). - Substituída por outra bateria de teste: - Resistência interna: 29 mohm (saudável). - Corrente de carga: - Inicial: 1.9 A; após aceleração constante, caiu rapidamente para 0.9 A, indicando que a bateria estava armazenando carga corretamente. - Conclusão: A bateria original apresentava falhas, necessitando substituição. 5. Considerações Finais e Ações Adicionais: - Identificado o problema principal: Bateria defeituosa. - Ações adicionais realizadas: - Verificação do chicote elétrico completo para possíveis falhas. - Inspeção e limpeza de conexões elétricas, relê de partida e cabos (positivo e negativo). - Reforçada a recomendação de substituição de cabos com emendas por cabos novos de ponta a ponta. Conclusão: Com testes detalhados e uma abordagem sistemática, o problema de descarregamento da bateria foi identificado e corrigido. É essencial analisar todo o sistema para garantir que o defeito não reapareça. Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continue estudando os manuais de serviço e aprimorando suas habilidades. Até a próxima! |