Moto Descarregando Bateria - SHINERAY XY 50 Q - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Outras Marcas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=56) +---- Fórum: Diversas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=333) +----- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=59) +----- Tópico: Moto Descarregando Bateria - SHINERAY XY 50 Q (/showthread.php?tid=5981) |
Moto Descarregando Bateria - SHINERAY XY 50 Q - admin - 17-11-2024 Moto Descarregando Bateria - SHINERAY XY 50 Q Dica Ivan Motos Show!
Problema abordado: - A SHINERAY XY 50 Q apresentava problemas elétricos intermitentes, como: - Ora acendia o farol, ora não. - Ora a buzina funcionava, ora não. - Partida elétrica e piscas também apresentavam falhas. - Sistema de carga irregular. Solução abordada: Foi feita uma análise detalhada de todo o sistema elétrico para identificar e corrigir o defeito. 1. Diagnóstico Inicial: - Teste da bateria: - Carga inicial: 7.7V. - Após carga na bateria: Substituída para testes devido à carga insuficiente. - Chave de ignição e farol: - Identificado mal contato na chave de luz. - Sistema de carga com farol ligado: - Voltagem caía ao acelerar, indicando problema no sistema de carga. 2. Análise do Chicote Elétrico: - Detectadas emendas e reparações mal feitas: - Fio amarelo do estator conectado indevidamente ao fio marrom da lanterna traseira. - Esta ligação causava curto no sistema de carga e aquecimento dos conectores. - Conectores derretidos devido à alta resistência. 3. Verificação do Estator e Regulador Retificador: - Estator bifásico: - Identificado como correto para o sistema, porém com ligações indevidas. - Regulador retificador bifásico funcionando corretamente. - Problema principal: - Ligação do fio amarelo (estator) diretamente à lanterna traseira, criando sobrecarga e impedindo o funcionamento adequado do regulador e estator. 4. Reparações Realizadas: - Correção do chicote elétrico: - Remoção do fio amarelo conectado à lanterna traseira. - Restauração das ligações originais com conectores apropriados. - Substituição da chave de luz: - Chave original substituída por uma compatível da Titan 2000. - Revisão geral do chicote: - Fios reposicionados e isolados adequadamente. - Conectores substituídos para garantir integridade elétrica. - Teste do sistema de carga: - Voltagem na bateria com farol ligado: 14.3V em alta rotação, dentro dos padrões. - Corrente elétrica armazenada corretamente pela bateria. 5. Conclusão e Considerações Finais: - O problema principal foi causado por ligações indevidas no sistema elétrico. - Após as reparações, todos os sistemas da moto funcionaram corretamente: - Farol, buzina, piscas, partida elétrica e sistema de carga. - Mensagem aos reparadores e donos de motos: - Sempre verifique o sistema completo antes de fazer modificações. - Ligue componentes de forma compatível com o manual de serviço. - Reparações mal feitas podem causar danos maiores no sistema elétrico. Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continue estudando os manuais de serviço e aprimorando suas habilidades. Até a próxima! |