Dica 20 - Ivan Moto Show: Teste do Sistema de Carga na Honda CG 160 Titan 2017 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Dica 20 - Ivan Moto Show: Teste do Sistema de Carga na Honda CG 160 Titan 2017 (/showthread.php?tid=5982) |
Dica 20 - Ivan Moto Show: Teste do Sistema de Carga na Honda CG 160 Titan 2017 - admin - 04-01-2025 Dica 20 - Ivan Moto Show: Teste do Sistema de Carga na Honda CG 160 Titan 2017
Dica do Ivan Moto Show!
Problema abordado: - A motocicleta estava com consumo excessivo de corrente elétrica ao utilizar um farol de LED adaptado. - Sistema de carga não conseguia manter a bateria carregada com o farol ligado. - Voltagem e corrente elétrica apresentavam comportamentos anormais, indicando consumo além do normal. Solução abordada: Foi realizado um teste comparativo entre o sistema com farol de LED adaptado e o sistema original com lâmpada de farol original. 1. Diagnóstico Inicial: - Teste do sistema de carga com LED adaptado: - Multímetro na escala de 20V e alicate amperímetro na escala de 20A DC. - Moto em funcionamento, bateria registrava 13.4V com farol desligado. - Ao ligar o farol de LED, a voltagem começou a cair e a corrente elétrica passou para negativa (-0.7A), indicando que a bateria estava sendo consumida. Conclusão do teste com LED adaptado: - O farol de LED com ventilador consome mais corrente do que o sistema consegue gerar, resultando em descarga da bateria. 2. Solução Aplicada: - Substituição do farol de LED por uma lâmpada original conectada corretamente ao regulador retificador. - Refazendo os testes, com a mesma metodologia. Teste do sistema de carga com lâmpada original: - Moto em funcionamento, farol ligado. - Voltagem na bateria começou em 13.1V e foi subindo gradualmente (13.2V, 13.4V...). - Corrente elétrica permaneceu positiva, indicando que a bateria estava sendo carregada mesmo com o farol ligado. 3. Conclusão e Dicas Finais: - A lâmpada original não sobrecarrega o sistema elétrico, garantindo o funcionamento correto do estator, regulador retificador e bateria. - Sistemas adaptados, como faróis de LED com ventiladores, podem consumir mais corrente do que o sistema original foi projetado para gerar. - Sempre que possível, mantenha o sistema elétrico original da motocicleta para evitar falhas e prolongar a vida útil dos componentes. Mensagem aos reparadores e motociclistas: - "Quanto mais original você deixar sua motocicleta, melhor para o seu sistema elétrico. O estator, regulador retificador e bateria agradecem por manter tudo conforme o projeto original." Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue estudando os manuais de serviço, fazendo testes adequados e mantendo as motocicletas o mais original possível. Até a próxima! |