Moto sem Partida Elétrica - Honda CG 150 Titan ESD 2004 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Moto sem Partida Elétrica - Honda CG 150 Titan ESD 2004 (/showthread.php?tid=5983) |
Moto sem Partida Elétrica - Honda CG 150 Titan ESD 2004 - admin - 05-01-2025 Moto sem Partida Elétrica - Honda CG 150 Titan ESD 2004
Problema abordado:
- A motocicleta não dava partida elétrica mesmo após várias substituições de peças, incluindo: - Bateria - Placa de partida - Botão de partida - Motor de partida (reparado previamente) Ao apertar o botão de partida, o relê armava, mas o motor de partida não girava. O cliente já havia realizado diversas trocas, mas sem sucesso. Solução abordada: Foi realizado um diagnóstico completo para identificar a causa raiz do problema. 1. Diagnóstico Inicial: - Teste na bateria: - Multímetro em 12.8V, corrente elétrica presente e suficiente para o sistema. - Teste no motor de partida: - Voltagem chegando corretamente (12V no cabo positivo do motor de partida ao apertar o botão). Conclusão parcial: - O problema estava no motor de partida ou no motor da motocicleta. - Após teste manual no virabrequim (girando com chave), confirmou-se que o motor da moto estava OK. 2. Diagnóstico Detalhado do Motor de Partida: - Desmontagem e inspeção visual: - Escovas aparentemente novas. - Base do motor de partida derretida e danificada. - Induzido com sinais de desgaste e ondulação no coletor. - Teste do induzido: - Com multímetro e tatuzinho: - Induzido apresentava 27.000 ohms de resistência com o aterramento, indicando curto-circuito. - Teste no tatuzinho confirmou que o induzido estava em curto, causando o superaquecimento e derretimento da base das escovas. 3. Solução Aplicada: - Substituição do induzido defeituoso por um novo. - Substituição da base das escovas de partida. - Limpeza e remontagem do motor de partida. 4. Teste Final: - Após a remontagem: - Moto deu partida elétrica de forma instantânea. - Sistema voltou a funcionar normalmente. 5. Conclusão e Dicas Finais: - Sempre analise todas as peças do sistema antes de realizar trocas: - Verifique o induzido, resistência, curto-circuito e estado das escovas. - Utilize ferramentas apropriadas como multímetro e tatuzinho para diagnóstico. - Não confie apenas em trocas de peças sem um diagnóstico completo: - Neste caso, as escovas eram novas, mas o induzido estava defeituoso, causando novos problemas. Mensagem aos reparadores: - "Invista tempo em estudar e diagnosticar. Utilize ferramentas adequadas e siga os manuais de serviço. Diagnósticos precisos economizam tempo, dinheiro e fortalecem a confiança com seus clientes." Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais dicas e orientações práticas. Até a próxima! |