Como Fazer Chicote Elétrico Simplificado para Honda XR 200R - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Como Fazer Chicote Elétrico Simplificado para Honda XR 200R (/showthread.php?tid=5991) |
Como Fazer Chicote Elétrico Simplificado para Honda XR 200R - admin - 20-01-2025 Como Fazer Chicote Elétrico Simplificado para Honda XR 200R
Introdução Hoje, vamos aprender como criar um chicote elétrico simplificado para uma Honda XR 200 adaptada para trilhas, similar à CRF 230. Esse chicote é ideal para minimizar a fiação, atendendo às necessidades básicas como: - Partida elétrica - Sistema de desligamento - Carga e recarga de bateria Ferramentas Necessárias: - Multímetro - Alicates de corte e decapagem - Fita isolante de boa qualidade - Lixas finas (para contatos) - Conectores elétricos compatíveis Materiais Utilizados: - Fios de diversas cores (vermelho, preto, amarelo, etc.) - Regulador retificador - CDI (Unidade de Ignição) - Chave de ignição - Bobina de ignição - Conectores e terminais de alta qualidade Passo 1: Análise e Preparação dos Componentes - Desmontagem do chicote antigo: Remova a fita isolante dos chicotes originais para inspecionar a qualidade dos fios. Substitua fios ressecados ou queimados. - Preparação do quadro da moto: Raspe a tinta nas áreas de aterramento (perto da bobina de ignição, motor de partida, e bateria) para garantir uma boa condução elétrica. - Separe os componentes como bobina, CDI e regulador retificador, posicionando-os para medir o tamanho ideal dos fios. Passo 2: Conexões Elétricas - Fios principais: - Amarelo: Sai do estator para o regulador retificador. - Preto com vermelho: Sai do estator para o CDI. - Azul com amarelo: Bobina de pulso para o CDI. - Preto com branco: Para a chave de ignição (função desligar). - Verde: Aterramento. - Amarelo com vermelho: Vai do relé de partida ao interruptor de partida. - Dica: Use jumpers para reduzir o número de fios sempre que possível, mantendo a funcionalidade. Passo 3: Montagem do Chicote Simplificado - Faça a limpeza e a instalação dos conectores. - Conecte os fios ao CDI, regulador retificador, chave de ignição e bobina de ignição conforme a função de cada cor. - Para o aterramento: - Utilize fios verdes conectados ao regulador retificador e ao estator. - Certifique-se de que as conexões estão bem isoladas para evitar curto-circuito. Passo 4: Instalação na Moto - Posicione o chicote na moto e fixe os fios com abraçadeiras ou clipes plásticos. - Instale o regulador retificador, CDI e bobina de ignição nos locais apropriados. - Verifique todas as conexões antes de dar partida. Testes Finais - Ligue a chave de ignição para testar o farol e a lanterna traseira. - Acione o botão de partida elétrica. Certifique-se de que a moto está em ponto morto para evitar acidentes. - Faça ajustes necessários, como o comprimento dos fios ou troca de componentes. Atenção! - Não opere o motor sem o escapamento, pois isso pode superaquecer e danificar as válvulas. Conclusão Este processo simplificado atende às necessidades básicas de uma moto de trilha, como a Honda XR 200 transformada. Com poucos fios e componentes, você garante funcionalidade e praticidade. Caso tenha dúvidas, revise o esquema de cores e funções dos fios. Dúvidas? Deixe nos comentários! teste |