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Moto Queimou o Fusível: Diagnóstico e Reparação (JET 50 WUYANG) - Versão de Impressão

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Moto Queimou o Fusível: Diagnóstico e Reparação (JET 50 WUYANG) - admin - 19-11-2024



Moto Queimou o Fusível: Diagnóstico e Reparação (JET 50 WUYANG)

Introdução
Nesta dica do Ivan Moto Show, vamos diagnosticar e reparar o problema de queima do fusível em uma JET 50 WUYANG. O cliente relatou que a motocicleta apagou completamente durante o uso. Este guia detalha o passo a passo para identificar e corrigir o problema.

Sintomas Relatados:
- Moto apagada, sem ignição, buzina ou piscas.
- Sem partida elétrica.

Ferramentas Utilizadas:
- Chave Philips
- Multímetro (escala de 20V)
- Lâmpada de teste
- Alicate de corte
- Terminais e fita termorretrátil



Passo 1: Acessando a Bateria
1. Remova a carenagem frontal:
  - Solte os parafusos laterais e conectores dos piscas.
  - Tenha uma bandeja para organizar parafusos e ferramentas.

2. Verifique a bateria:
  - Use o multímetro para medir a tensão. Resultado: 2.8V.
  - Confirme a presença de corrente elétrica com a lâmpada de teste. Se acender, a bateria tem carga.



Passo 2: Inspeção do Fusível
1. Verifique o fusível com o multímetro:
  - Um lado do fusível mostrou 2.8V e o outro lado não passou corrente.
  - Conclusão: Fusível queimado.

2. Analise possíveis causas da queima:
  - Curto-circuito nos fios (fio preto, fio amarelo com vermelho).
  - Componentes como botão de partida, relê, lanterna traseira ou piscas em curto.



Passo 3: Identificando a Causa do Curto
1. Substitua o fusível por uma lâmpada de teste:
  - Conecte a lâmpada no lugar do fusível para monitorar possíveis curtos.

2. Ligue a ignição:
  - Se a lâmpada acender forte, há um curto. Caso contrário, não há curto direto.

3. Teste componentes:
  - Piscas: Funcionando normalmente.
  - Buzina: Funcionando.
  - Freios: Funcionando corretamente.
  - Farol: Identificado aumento de intensidade da lâmpada, indicando um problema na fiação.



Passo 4: Localizando o Problema
1. Remova o soquete do farol:
  - Identificado aquecimento e derretimento nos fios azul escuro e branco.
  - Curto encontrado devido à cinta plástica apertando os fios, derretendo o isolamento.

2. Faça a reparação:
  - Substitua os fios danificados.
  - Use termorretrátil para isolar os condutores.
  - Ajuste o soquete para evitar futuros danos.



Passo 5: Testes Finais
1. Reconecte os componentes:
  - Verifique o funcionamento do farol em luz alta e baixa.
  - Confirme que não há curto, usando o multímetro e a lâmpada de teste.

2. Substitua o fusível:
  - Reinstale o fusível correto e monte a carenagem frontal.

Conclusão
O problema foi causado por um curto no soquete do farol, provocado por uma cinta plástica inadequada. Após a substituição dos fios e reparações, a moto voltou a funcionar normalmente. Para evitar problemas semelhantes, mantenha as fiações protegidas e utilize ferramentas adequadas durante a manutenção.

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