Moto Queimou o Fusível: Diagnóstico e Reparação (JET 50 WUYANG) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Outras Marcas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=56) +---- Fórum: Diversas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=333) +----- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=59) +----- Tópico: Moto Queimou o Fusível: Diagnóstico e Reparação (JET 50 WUYANG) (/showthread.php?tid=5996) |
Moto Queimou o Fusível: Diagnóstico e Reparação (JET 50 WUYANG) - admin - 19-11-2024 Moto Queimou o Fusível: Diagnóstico e Reparação (JET 50 WUYANG)
Introdução Nesta dica do Ivan Moto Show, vamos diagnosticar e reparar o problema de queima do fusível em uma JET 50 WUYANG. O cliente relatou que a motocicleta apagou completamente durante o uso. Este guia detalha o passo a passo para identificar e corrigir o problema. Sintomas Relatados: - Moto apagada, sem ignição, buzina ou piscas. - Sem partida elétrica. Ferramentas Utilizadas: - Chave Philips - Multímetro (escala de 20V) - Lâmpada de teste - Alicate de corte - Terminais e fita termorretrátil Passo 1: Acessando a Bateria 1. Remova a carenagem frontal: - Solte os parafusos laterais e conectores dos piscas. - Tenha uma bandeja para organizar parafusos e ferramentas. 2. Verifique a bateria: - Use o multímetro para medir a tensão. Resultado: 2.8V. - Confirme a presença de corrente elétrica com a lâmpada de teste. Se acender, a bateria tem carga. Passo 2: Inspeção do Fusível 1. Verifique o fusível com o multímetro: - Um lado do fusível mostrou 2.8V e o outro lado não passou corrente. - Conclusão: Fusível queimado. 2. Analise possíveis causas da queima: - Curto-circuito nos fios (fio preto, fio amarelo com vermelho). - Componentes como botão de partida, relê, lanterna traseira ou piscas em curto. Passo 3: Identificando a Causa do Curto 1. Substitua o fusível por uma lâmpada de teste: - Conecte a lâmpada no lugar do fusível para monitorar possíveis curtos. 2. Ligue a ignição: - Se a lâmpada acender forte, há um curto. Caso contrário, não há curto direto. 3. Teste componentes: - Piscas: Funcionando normalmente. - Buzina: Funcionando. - Freios: Funcionando corretamente. - Farol: Identificado aumento de intensidade da lâmpada, indicando um problema na fiação. Passo 4: Localizando o Problema 1. Remova o soquete do farol: - Identificado aquecimento e derretimento nos fios azul escuro e branco. - Curto encontrado devido à cinta plástica apertando os fios, derretendo o isolamento. 2. Faça a reparação: - Substitua os fios danificados. - Use termorretrátil para isolar os condutores. - Ajuste o soquete para evitar futuros danos. Passo 5: Testes Finais 1. Reconecte os componentes: - Verifique o funcionamento do farol em luz alta e baixa. - Confirme que não há curto, usando o multímetro e a lâmpada de teste. 2. Substitua o fusível: - Reinstale o fusível correto e monte a carenagem frontal. Conclusão O problema foi causado por um curto no soquete do farol, provocado por uma cinta plástica inadequada. Após a substituição dos fios e reparações, a moto voltou a funcionar normalmente. Para evitar problemas semelhantes, mantenha as fiações protegidas e utilize ferramentas adequadas durante a manutenção. Dúvidas? Deixe nos comentários! |