Como Testar Estator e Saber se Tá Queimado. elétrica de motos - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Como Testar Estator e Saber se Tá Queimado. elétrica de motos (/showthread.php?tid=898) |
Como Testar Estator e Saber se Tá Queimado. elétrica de motos - Sr.Big - 23-04-2020 Para testar um estator e saber se ele está queimado, podemos seguir um procedimento simples, porém eficaz, que ajuda a diagnosticar problemas comuns em estatores de motocicletas. Este processo é importante para mecânicos de motos, especialmente ao lidar com questões elétricas. Vamos detalhar o procedimento passo a passo: ### Teste de Estator com Multímetro 1. **Configuração do Multímetro**: - Coloque o multímetro na escala de diodo ou continuidade. Em alguns modelos, você ouvirá um bip ao testar a continuidade. 2. **Identificação dos Fios do Estator**: - Geralmente, um estator bifásico tem três fios: um verde (terra), um amarelo (farol) e um branco (carregar bateria). 3. **Realizando o Teste**: - **Fio Amarelo**: Teste a continuidade entre o fio amarelo e o terra (fio verde). O multímetro deverá mostrar uma leitura baixa (próxima de 0). - **Fio Branco**: Faça o mesmo teste entre o fio branco e o terra. Uma leitura baixa também indica que não há curto. - **Verificação de Curto**: Se o multímetro mostrar leituras altas ou infinitas, isso pode indicar que não há curto. Se mostrar leituras baixas (próximas de 0), pode haver um curto-circuito. ### Teste com Carregador de Bateria 1. **Configuração do Teste**: - Conecte uma ponta do carregador de bateria a um dos fios do estator e a outra ponta ao terra (fio verde). 2. **Observação de Curto-Circuito**: - Ao ligar o carregador, observe se há fumaça saindo do estator. A fumaça indica um curto-circuito. - Faça o teste rapidamente (não mais de 5 segundos) para evitar danos. 3. **Teste em Diferentes Fios**: - Repita o teste com as diferentes combinações de fios do estator (amarelo com verde, branco com verde). ### Considerações Finais - **Segurança**: Sempre tome precauções ao trabalhar com eletricidade. Use equipamento de proteção e siga as práticas de segurança. - **Diagnóstico Preciso**: Um estator queimado geralmente resulta em problemas de geração de energia na moto, como farol fraco ou descarregamento da bateria. - **Rebobinamento**: Em caso de estator danificado, pode ser necessário rebobiná-lo. Isso envolve a substituição das bobinas queimadas com um número específico de voltas, conforme mencionado no vídeo. Esses testes são bastante úteis para diagnosticar problemas comuns em estatores de motocicletas e devem ser realizados por mecânicos experientes ou sob a supervisão de um profissional qualificado. |