Preparação motor Titan 150 para 190cc - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Preparação motor Titan 150 para 190cc (/showthread.php?tid=900) |
Preparação motor Titan 150 para 190cc - Sr.Big - 23-04-2020 Vamos detalhar o processo de preparação do motor de uma Honda Titan 150 para 190cc. Esse processo envolve modificações significativas no motor para aumentar a cilindrada e, consequentemente, o desempenho da motocicleta. ### Etapas da Preparação do Motor: 1. **Remoção da Camisa do Cilindro Original**: - Inicialmente, remove-se a camisa do cilindro original da Titan 150. Esse é um processo delicado que requer precisão para não danificar o cilindro. 2. **Instalação da Nova Camisa e Pistão**: - Substitui-se a camisa original por uma nova, compatível com o pistão de 64,50 mm. Este é um tamanho maior do que o pistão original de 57,30 mm. - A instalação dessa nova camisa aumenta a cilindrada do motor de 150cc para 190cc. 3. **Ajustes no Virabrequim**: - O curso do virabrequim original da Titan 150 é de 57,80 mm. Com a nova configuração do pistão, são necessários ajustes para assegurar o funcionamento correto do motor. 4. **Trabalho no Cabeçote**: - O cabeçote utilizado é da versão injetada da Titan, que possui dutos menores. - Os dutos de admissão e escape são modificados para melhorar o fluxo de ar e gases no motor. 5. **Rebaixo e Centralização para a Nova Camisa**: - Após remover a camisa original, faz-se um rebaixo para acomodar a nova camisa. - A centralização precisa ser feita com cuidado para assegurar que a nova camisa fique perfeitamente alinhada no cilindro. 6. **Retífica e Brunimento do Cilindro**: - Após instalar a nova camisa, realiza-se a retífica para ajustá-la à medida do novo pistão. - O brunimento do cilindro é essencial para garantir a aderência adequada do óleo e a durabilidade do motor. 7. **Finalização e Ajustes no Cabeçote**: - Após a preparação dos dutos, trabalha-se na câmara de combustão e na saída de escape. - O cabeçote é ajustado para garantir uma boa compressão e eficiência na queima de combustível. 8. **Montagem Final e Acertos**: - Com todas as peças preparadas, o motor é remontado. - O mecânico responsável pela montagem fará os ajustes finais, incluindo a instalação de um comando de válvulas preparado e outros ajustes necessários para o perfeito funcionamento do motor. ### Considerações Importantes: - **Experiência e Precisão**: Esse tipo de preparação exige conhecimento técnico avançado e equipamentos especializados. - **Balanceamento e Ajustes**: É crucial balancear o motor e fazer ajustes finos para garantir que o aumento de potência não comprometa a durabilidade e a segurança da motocicleta. - **Legalidade e Segurança**: Modificações desse tipo podem afetar a legalidade da moto para uso em vias públicas e também a segurança. É importante considerar esses fatores antes de realizar tais modificações. Essa preparação transforma significativamente o motor da Titan 150, oferecendo mais potência e desempenho, mas também requer cuidados e ajustes específicos para garantir que o motor funcione de forma eficiente e segura. |