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Recuperação de Rosca - Versão de Impressão

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Recuperação de Rosca - Sr.Big - 24-04-2020


Vou explicar como realizar a recuperação de rosca, um procedimento essencial para mecânicos de motocicletas, especialmente quando se trata de roscas danificadas em carcaças de alumínio, como no motor.

### Entendendo o Problema:
- A rosca de uma carcaça de alumínio pode ser danificada se o parafuso for apertado excessivamente.
- Isso resulta em uma superfície lisa onde antes havia uma rosca funcional.

### Procedimento de Recuperação de Rosca:

1. **Identificação da Rosca Danificada**:
  - Identifique a rosca danificada, que não consegue mais segurar o parafuso.

2. **Preparação para a Recuperação**:
  - Limpe bem a área ao redor da rosca danificada.
  - Use um parquímetro ou um objeto similar para medir a profundidade do furo.
  - Marque a profundidade da broca com fita isolante para evitar furar mais fundo do que necessário.

3. **Alargamento do Furo**:
  - Use uma broca de 7 mm para alargar o furo, que originalmente tem uma rosca de 6 mm.
  - Prossiga com cuidado e atenção para manter a broca centralizada e não danificar mais a carcaça.

4. **Uso de Machos para Criar Nova Rosca**:
  - Utilize um jogo de machos (de entrada, intermediário e de finalização) para criar uma nova rosca no furo alargado.
  - Comece com o macho de entrada, que é mais cônico, para centralizar e iniciar a nova rosca.
  - Prossiga com o macho intermediário e finalize com o macho de finalização para alcançar a profundidade desejada.

5. **Instalação da Bucha de Latão**:
  - Após criar a nova rosca, insira uma bucha de latão do tamanho apropriado (externamente 8 mm e internamente 6 mm).
  - Utilize trava química (trava rosca) para fixar a bucha no lugar.

6. **Finalização e Teste**:
  - Após a instalação da bucha, teste inserindo um parafuso para verificar se a rosca está funcional.
  - É importante garantir que a bucha esteja nivelada com a superfície para não interferir na montagem de outras peças.

### Considerações Importantes:

- **Material da Bucha**: A bucha de latão é recomendada por ser mais acessível e eficaz. Alternativamente, algumas pessoas usam buchas de aço, mas estas são geralmente mais caras.
- **Custo-Benefício**: Aprender a recuperar roscas pode economizar tempo e dinheiro, evitando a necessidade de substituir peças inteiras ou enviar para retífica.
- **Ferramentas Necessárias**: Você precisará de uma broca, um jogo de machos, buchas de latão e trava rosca. Estas ferramentas são um investimento valioso para qualquer oficina.

Este procedimento é uma habilidade essencial para qualquer mecânico de motocicletas, permitindo resolver problemas comuns de roscas danificadas de forma eficiente e econômica.