Procedimento de verificação de folga de válvulas que o motor tem descompressor EX : N - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Procedimento de verificação de folga de válvulas que o motor tem descompressor EX : N (/showthread.php?tid=942) |
Procedimento de verificação de folga de válvulas que o motor tem descompressor EX : N - Sr.Big - 24-04-2020 Para verificar e regular a folga das válvulas em uma Honda NX 400i Falcon, é necessário seguir um procedimento específico, especialmente considerando a presença do descompressor no motor. Vamos detalhar o processo: ### Materiais e Ferramentas Necessárias - Chaves adequadas para remover carenagens, banco, tanque e tampas do motor. - Chave para girar o virabrequim. - Feeler gauge (lâmina de espessura) para medir a folga das válvulas. ### Procedimento de Verificação e Regulagem 1. **Remoção das Carenagens**: - Remova as carenagens laterais, banco e tanque da moto para acessar o motor. 2. **Acesso ao Motor**: - Remova a tampa do tempo (onde o virabrequim é movimentado). - Desconecte o conector do sensor de posição do virabrequim para facilitar o acesso. 3. **Posicionamento no Ponto Morto Superior (PMS)**: - Gire o virabrequim utilizando a chave apropriada até alinhar a marca "T" no visor da tampa do magneto com a marca correspondente na carcaça do motor. - Durante este processo, é crucial observar o comportamento das válvulas e ressaltos do comando. Se os ressaltos estiverem apontando para baixo e as válvulas estiverem fechadas (sem folga), o motor estará no PMS. 4. **Verificação da Folga das Válvulas**: - Utilize a lâmina de espessura para medir a folga das válvulas. Deve haver uma pequena folga em cada válvula. Se uma válvula estiver sem folga, pode indicar que está desregulada. 5. **Atenção ao Descompressor**: - A Falcon possui um descompressor que atua na válvula de escape para facilitar a partida. Se ao girar o virabrequim e passar do ponto "T", você não deve voltar atrás, pois o descompressor pode ser acionado e afetar a leitura de folga das válvulas. - Se o motor foi modificado e o descompressor removido, a regulagem pode ser feita de maneira normal, sem a preocupação de passar do ponto e retornar. 6. **Regulagem das Válvulas**: - Se necessário, ajuste a folga das válvulas conforme as especificações do fabricante. ### Observações Finais: - A folga das válvulas deve ser verificada e ajustada com o motor frio. - É importante não girar o virabrequim para trás quando o sistema de descompressor estiver ativo para evitar leituras incorretas de folga das válvulas. - Certifique-se de que todas as válvulas estejam fechadas e sem pressão do descompressor quando o motor estiver no PMS para uma leitura correta. Este procedimento é crucial para garantir o bom funcionamento do motor e evitar problemas relacionados à compressão e ao desempenho da moto. |