Sistema de carga da CG 150 FAN 2012 , testes, parâmetros, diagnósticos e simulação de - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Sistema de carga da CG 150 FAN 2012 , testes, parâmetros, diagnósticos e simulação de (/showthread.php?tid=945) |
Sistema de carga da CG 150 FAN 2012 , testes, parâmetros, diagnósticos e simulação de - Sr.Big - 24-04-2020 Entendido, você está enfrentando um problema com uma Honda CG 150 Titan MIX 2009 que está descarregando a bateria em cerca de quatro dias. Vamos analisar os testes realizados e entender os resultados. ### Análise dos Testes e Procedimentos Realizados 1. **Teste de Fuga de Corrente**: - Desconexão do cabo negativo da bateria e utilização de um multímetro na escala de 10 ampères. - Resultado: Não foi detectada fuga de corrente. 2. **Verificação do Sistema de Carga**: - Teste de geração de tensão no sistema elétrico. - Desconexão do cabo negativo da bateria e verificação com o multímetro. - Resultado: Problema identificado no sistema elétrico, podendo ser no estator, no regulador/retificador, na conexão do relé de partida ou em alguma conexão do retificador. 3. **Teste do Estator**: - Desconexão do fio branco do conector do estator e realização de testes de resistência e tensão. - Resultado: Inconsistência na resistência do estator após aquecimento, indicando possível defeito. 4. **Inspeção Visual do Estator**: - Identificação de curto-circuito no estator. - Substituição do enrolamento do estator. 5. **Teste de Voltagem para Bateria**: - Verificação da tensão de saída do retificador e do relé de partida. - Resultado: Tensão correta indicando que o sistema de injeção eletrônica está recebendo tensão adequada, mas a bateria não está sendo carregada. 6. **Teste da Bateria**: - Carga da bateria por 5 horas e verificação da tensão. - Resultado: Bateria mostrou voltagem de 13 volts após a carga, indicando que a bateria pode estar com defeito ou não estar mantendo a carga. ### Conclusão e Próximos Passos - **Estator**: A substituição parece ter sido bem-sucedida, corrigindo o problema de geração de tensão. - **Bateria**: A bateria pode estar com defeito. Seria prudente testá-la em uma oficina especializada ou considerar a substituição se ela não mantiver a carga após ser recarregada. - **Verificação Adicional**: Certifique-se de que todas as conexões elétricas, incluindo o regulador/retificador e o relé de partida, estejam firmes e sem corrosão. Se a bateria for substituída e o problema persistir, será necessário investigar mais a fundo o sistema elétrico para identificar outras possíveis causas, como um regulador/retificador defeituoso ou problemas na fiação. |