Como Trocar Biela Sem Usar Alinhador de Virabrequim. Maneira Mais Simples de Troca e - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Como Trocar Biela Sem Usar Alinhador de Virabrequim. Maneira Mais Simples de Troca e (/showthread.php?tid=971) |
Como Trocar Biela Sem Usar Alinhador de Virabrequim. Maneira Mais Simples de Troca e - Sr.Big - 24-04-2020 A troca da biela em uma motocicleta CG 150 sem o uso de um alinhador de virabrequim é um processo que requer atenção e habilidade. Vou detalhar esse procedimento para facilitar o entendimento, lembrando sempre que essa é uma operação técnica e pode ser desafiadora para quem não tem experiência com mecânica de motos. ### Passos para Trocar a Biela Sem Usar Alinhador de Virabrequim 1. **Preparação**: - Primeiro, é fundamental ter todas as ferramentas necessárias à mão. No vídeo, foi mencionada a utilização de pinos de caixa de marcha ou de motor. - Uma ferramenta caseira foi usada para remover o rolamento. 2. **Desmontagem**: - Remova o fecho de mola e demais componentes para acessar a biela. - Preste atenção na orientação e no posicionamento da biela para garantir que a nova seja montada corretamente. 3. **Uso de Pinos para Calçar**: - Utilize dois pinos (por exemplo, pinos de bucha de balança da CG) para calçar a biela no lugar. - A prensa utilizada no vídeo tem capacidade de 15 toneladas, mas uma prensa de 10 toneladas também pode ser suficiente. 4. **Remoção e Montagem**: - Na remoção da biela antiga, atenção ao uso correto da prensa para evitar danos ao virabrequim. - Na montagem da nova biela, coloque-a cuidadosamente na posição correta, utilizando os pinos para alinhamento. Não aperte demais inicialmente. 5. **Alinhamento**: - O alinhamento é crítico. Ajuste a biela para que ela fique alinhada corretamente. Se houver necessidade, faça ajustes finos girando os pinos. - O objetivo é garantir que a folga seja mínima e uniforme em ambos os lados. 6. **Finalização**: - Após garantir o alinhamento correto, finalize a prensagem. - Reinstale a biela no motor e feche todas as carcaças e componentes removidos anteriormente. 7. **Teste**: - Depois de remontar o motor, é importante fazer um teste para garantir que tudo está funcionando corretamente. ### Dicas Adicionais - **Segurança**: Certifique-se de que a moto esteja segura e estável durante todo o processo. - **Experiência**: Se não tiver experiência com esse tipo de trabalho, é recomendado procurar a ajuda de um profissional. - **Ferramentas Adequadas**: Utilize sempre as ferramentas corretas para cada etapa do processo. - **Limpeza**: Mantenha o ambiente de trabalho e as peças limpas para evitar a introdução de sujeira no motor. Esse procedimento exige precisão e cuidado, pois um alinhamento incorreto pode causar danos sérios ao motor. Se houver dúvidas ou incertezas, é sempre aconselhável consultar um profissional ou o manual de serviço da motocicleta. |