25-05-2020, 16:43:01
Marca: GM
Sistema: Injeção eletrônica
Modelo: Astra
Fabricante: Bosch
Motor: 1.8 8V - Gasolina
Versão: Motronic M 1.5.5
Problema: Queimando embreagem do compressor de ar condicionado.
Retorno do scanner: Utilizado para medições conforme tabela abaixo.
Histórico e causa do Problema:
Já havia sido trocado 2 vezes a embreagem do compressor e o veículo apareceu na oficina para mais uma troca. Nas vezes anteriores o serviço foi executado em uma outra oficina; a embreagem foi trocada pela 3a vez e foi observado que a mesma
ficava acoplando e desacoplando; os ventiladores do radiador e condensador só acionava na 3a velocidade (máxima) quando a pressão do sistema de ar condicionado também estava no máximo. Sem o ar condicionado, os ventiladores funcionavam normalmente (comando pela temperatura do motor)
Causa: Deficiência de aterramento da central de injeção. Entre a carcaça da central e o pólo negativo da bateria havia uma queda de tensão de 0,9V.
Solução: Limpeza e desoxidação dos terminais massa da bateria, chassi, motor e carcaça da central de injeção. Feito esse serviço, substituiu-se o sensor de pressão do sistema de ar condicionado por um potenciômetro linear de lOkQ e obteve-se, ao variar o cursor do potenciômetro:
Condição de funcionamento dos tensão Indicação de
ventiladores sobre os pressão de A/C
terminais do no scanner
potenciômetro
1ª Velocidade = ventiladores 2,5 V 25,4 bar
ligados em série na baixa
velocidade.
2ª velocidade = um ventilador na 3,0 V 30,2 bar
baixa velocidade e outro na alta.
3ª Velocidade = ventiladores 3,5 V 35,2 bar
ligados em paralelo na alta
velocidade.
Sistema: Injeção eletrônica
Modelo: Astra
Fabricante: Bosch
Motor: 1.8 8V - Gasolina
Versão: Motronic M 1.5.5
Problema: Queimando embreagem do compressor de ar condicionado.
Retorno do scanner: Utilizado para medições conforme tabela abaixo.
Histórico e causa do Problema:
Já havia sido trocado 2 vezes a embreagem do compressor e o veículo apareceu na oficina para mais uma troca. Nas vezes anteriores o serviço foi executado em uma outra oficina; a embreagem foi trocada pela 3a vez e foi observado que a mesma
ficava acoplando e desacoplando; os ventiladores do radiador e condensador só acionava na 3a velocidade (máxima) quando a pressão do sistema de ar condicionado também estava no máximo. Sem o ar condicionado, os ventiladores funcionavam normalmente (comando pela temperatura do motor)
Causa: Deficiência de aterramento da central de injeção. Entre a carcaça da central e o pólo negativo da bateria havia uma queda de tensão de 0,9V.
Solução: Limpeza e desoxidação dos terminais massa da bateria, chassi, motor e carcaça da central de injeção. Feito esse serviço, substituiu-se o sensor de pressão do sistema de ar condicionado por um potenciômetro linear de lOkQ e obteve-se, ao variar o cursor do potenciômetro:
Condição de funcionamento dos tensão Indicação de
ventiladores sobre os pressão de A/C
terminais do no scanner
potenciômetro
1ª Velocidade = ventiladores 2,5 V 25,4 bar
ligados em série na baixa
velocidade.
2ª velocidade = um ventilador na 3,0 V 30,2 bar
baixa velocidade e outro na alta.
3ª Velocidade = ventiladores 3,5 V 35,2 bar
ligados em paralelo na alta
velocidade.