01-06-2020, 12:19:39
Código capturado pelo equipamento de diagnóstico: interrupção do circuito da sonda lambda - código 133.
Detalhes: Após vários testes na oficina, incluindo troca da sonda lambda, medições no componente, troca do módulo, teste em fiação, resistências e alimentações, o problema persistia. Quando o veículo entrava em movimento, a luz de alerta no painel voltava a acender, indicando problema na sonda lambda.
Teste de rodagem: Com o multímetro ligado na sonda, constatou-se que no momento da falha tinha leitura fora da faixa prevista e isso indicava um problema não na sonda, mas no aterramento.
Diagnóstico: A sonda do Astra é de um fio e usa o aterramento do motor. Deduziu-se então que a interrupção do circuito da sonda não era na fiação, mas sim no aterramento.
Solução: Feito o reparo no cabo que dava terra ao motor, que apresentava resistência
quando o veículo estava em movimento (mau contato na prensa do terminal).
Detalhes: Após vários testes na oficina, incluindo troca da sonda lambda, medições no componente, troca do módulo, teste em fiação, resistências e alimentações, o problema persistia. Quando o veículo entrava em movimento, a luz de alerta no painel voltava a acender, indicando problema na sonda lambda.
Teste de rodagem: Com o multímetro ligado na sonda, constatou-se que no momento da falha tinha leitura fora da faixa prevista e isso indicava um problema não na sonda, mas no aterramento.
Diagnóstico: A sonda do Astra é de um fio e usa o aterramento do motor. Deduziu-se então que a interrupção do circuito da sonda não era na fiação, mas sim no aterramento.
Solução: Feito o reparo no cabo que dava terra ao motor, que apresentava resistência
quando o veículo estava em movimento (mau contato na prensa do terminal).