01-06-2020, 16:38:36
Sistema: Motronic M1.5.4
Combustível: Gasolina
Problema: Lâmpada de anomalia acende intermitente
Veículo: Vectra 97
Causa: Cliente reclama que ao parar em uma esquina ou semáforo a lâmpada de anomalia acende, e apaga logo que volta a colocar o veiculo em movimento, porem o veiculo fica acelerado.Com o Scanner instalado verificou-se que havia código de defeitos gravado na memória do ECU, sensor de temperatura da água e mistura rica. Na função Leitura, também foi observado que o tempo de injeção estava muito baixo, sonda lambda acusava mistura rica, o BLM 02 ML estava próximo a 100, a temperatura do motor estava entre 110 e 113 graus. Conversando com o cliente, nos informou de suspeita que o veiculo havia utilizado álcool em sua mistura, pelo fato da instalação de partida a frio, porem desde que comprou o veiculo só abastece com gasolina. Foi examinado o sistema de alimentação de combustível, (pressão e vazão, regulador de pressão, vazão da válvula injetora, estanqueidade) e sonda (lambda). Ao remover a sonda instalou-se o equipamento de teste do catalisador e sua eficiência estava um tanto comprometida, mas não a ponto de obstruir a saída dos gases. Verificou-se também a originalidade da ECU, quanto à troca de seu Chip.
Solução: Troca da eletro-válvula do Cânister, pois estava aberta e travada, deixando passar os gases do tanque de combustível para o sistema de admissão e tornado a mistura excessivamente rica em marcha lenta.
Combustível: Gasolina
Problema: Lâmpada de anomalia acende intermitente
Veículo: Vectra 97
Causa: Cliente reclama que ao parar em uma esquina ou semáforo a lâmpada de anomalia acende, e apaga logo que volta a colocar o veiculo em movimento, porem o veiculo fica acelerado.Com o Scanner instalado verificou-se que havia código de defeitos gravado na memória do ECU, sensor de temperatura da água e mistura rica. Na função Leitura, também foi observado que o tempo de injeção estava muito baixo, sonda lambda acusava mistura rica, o BLM 02 ML estava próximo a 100, a temperatura do motor estava entre 110 e 113 graus. Conversando com o cliente, nos informou de suspeita que o veiculo havia utilizado álcool em sua mistura, pelo fato da instalação de partida a frio, porem desde que comprou o veiculo só abastece com gasolina. Foi examinado o sistema de alimentação de combustível, (pressão e vazão, regulador de pressão, vazão da válvula injetora, estanqueidade) e sonda (lambda). Ao remover a sonda instalou-se o equipamento de teste do catalisador e sua eficiência estava um tanto comprometida, mas não a ponto de obstruir a saída dos gases. Verificou-se também a originalidade da ECU, quanto à troca de seu Chip.
Solução: Troca da eletro-válvula do Cânister, pois estava aberta e travada, deixando passar os gases do tanque de combustível para o sistema de admissão e tornado a mistura excessivamente rica em marcha lenta.