04-06-2020, 16:03:35
Marca: Fiat
Sistema: Injeção
Modelo: Marea
Fabricante: Bosch
Motor: 2.0 20V
Versão: M2.10.4
Ano: 2001
Combustível: Flex
Problema: Motor não funciona.
Retorno do Scanner: Falha no sensor de fase.
Histórico/Causa do Problema:
O defeito ocorreu ao passar com o veículo em uma lombada.
De posse do diagrama elétrico foi testado ao tensão entre os pinos 1 e 3 do conector do sensor de fase e o valor encontrado foi 5V com a chave ligada, indicando alimentação do sensor Ok.
A partir daí verificamos com o multímetro na função de frequencímetro se ao dar partida no motor o sensor emitia sinal que deveria sair do pino 2 do conector do sensor e chegar ao pino 08 da central de injeção - sinal Ok.
De posse das ferramentas específicas para fasagem dos comandos de válvulas partimos para uma verificação do sincronismo da correia dentada, onde foi detectado que a polia do comando de admissão estava fora de posição em 1 dente.
No caso do Marea, o sistema de ignição/injeção não opera caso não haja sincronismo no sistema de distribuição.
Solução: Substituição e fasagem da correia dentada.
Sistema: Injeção
Modelo: Marea
Fabricante: Bosch
Motor: 2.0 20V
Versão: M2.10.4
Ano: 2001
Combustível: Flex
Problema: Motor não funciona.
Retorno do Scanner: Falha no sensor de fase.
Histórico/Causa do Problema:
O defeito ocorreu ao passar com o veículo em uma lombada.
De posse do diagrama elétrico foi testado ao tensão entre os pinos 1 e 3 do conector do sensor de fase e o valor encontrado foi 5V com a chave ligada, indicando alimentação do sensor Ok.
A partir daí verificamos com o multímetro na função de frequencímetro se ao dar partida no motor o sensor emitia sinal que deveria sair do pino 2 do conector do sensor e chegar ao pino 08 da central de injeção - sinal Ok.
De posse das ferramentas específicas para fasagem dos comandos de válvulas partimos para uma verificação do sincronismo da correia dentada, onde foi detectado que a polia do comando de admissão estava fora de posição em 1 dente.
No caso do Marea, o sistema de ignição/injeção não opera caso não haja sincronismo no sistema de distribuição.
Solução: Substituição e fasagem da correia dentada.