05-06-2020, 16:04:26
Defeito: Carro amarrado e gastando muito, como solucionar esse problema.
Regulagem do índice de CO%
Uno EP (95-96), Uno IE (95-96) e Uno SX (95-96) - Sistema IAW G7.11
Nesses veículos a regulagem é feita através de um equipamento Scanner e com o auxílio de um analisador de gases. Para que seja iniciada a regulagem não deve haver falhas no motor. O corpo de borboleta e a válvula injetora devem estar limpos e em perfeito estado de funcionamento. Não devem existir entradas falsas de ar no motor nem códigos de defeitos na memória da UCE. A pressão da linha de combustível deve estar na faixa recomendada: entre 0,90 e 1,10 bar.
Procedimento
- Dar partida no motor;
- Deixar o motor aquecer até que a ventoinha seja acionada pela segunda vez;
- Conectar o analisador de gases no escapamento do veículo;
- Conectar um equipamento Scanner ao conector de diagnóstico do veículo;
- Selecionar o Scanner na função regulagem do CO ou correção do C. Essa denominação e o modo de operação varia de equipamento para equipamento (consulte o fabricante de seu scanner)
- Com o motor em marcha lenta e os equipamentos Scanner e analisador de gases conectados ao veículo, altere o parâmetro correção do CO até que se consiga obter o índice de CO% recomendado. Para esses veículos o índice de CO nos gases de
escape deve ficar entre 0,40 e 0,90% - .
Comentário
- Conforme acabamos de descrever, é através do equipamento Scanner que é feita a regulagem do índice de CO nos gases de escape. Também deve ser utilizado um analisador de gases.
- Contudo, no dia-a-dia observa-se que o ponto ótimo da regulagem do CO ocorre, em média, quando o parâmetro correção do CO do scanner está entre 10 e 30
Portanto, pode ser feita uma aproximação na regulagem do índice de CO% deixando esse parâmetro do scanner nessa faixa indicada. Porém, só serão obtidos
níveis ótimos de rendimento e economia com a utilização do analisador de gases.
Regulagem do índice de CO%
Uno EP (95-96), Uno IE (95-96) e Uno SX (95-96) - Sistema IAW G7.11
Nesses veículos a regulagem é feita através de um equipamento Scanner e com o auxílio de um analisador de gases. Para que seja iniciada a regulagem não deve haver falhas no motor. O corpo de borboleta e a válvula injetora devem estar limpos e em perfeito estado de funcionamento. Não devem existir entradas falsas de ar no motor nem códigos de defeitos na memória da UCE. A pressão da linha de combustível deve estar na faixa recomendada: entre 0,90 e 1,10 bar.
Procedimento
- Dar partida no motor;
- Deixar o motor aquecer até que a ventoinha seja acionada pela segunda vez;
- Conectar o analisador de gases no escapamento do veículo;
- Conectar um equipamento Scanner ao conector de diagnóstico do veículo;
- Selecionar o Scanner na função regulagem do CO ou correção do C. Essa denominação e o modo de operação varia de equipamento para equipamento (consulte o fabricante de seu scanner)
- Com o motor em marcha lenta e os equipamentos Scanner e analisador de gases conectados ao veículo, altere o parâmetro correção do CO até que se consiga obter o índice de CO% recomendado. Para esses veículos o índice de CO nos gases de
escape deve ficar entre 0,40 e 0,90% - .
Comentário
- Conforme acabamos de descrever, é através do equipamento Scanner que é feita a regulagem do índice de CO nos gases de escape. Também deve ser utilizado um analisador de gases.
- Contudo, no dia-a-dia observa-se que o ponto ótimo da regulagem do CO ocorre, em média, quando o parâmetro correção do CO do scanner está entre 10 e 30
Portanto, pode ser feita uma aproximação na regulagem do índice de CO% deixando esse parâmetro do scanner nessa faixa indicada. Porém, só serão obtidos
níveis ótimos de rendimento e economia com a utilização do analisador de gases.