19-06-2020, 17:26:17
Sistema: Sistema de injeção Marelli 1AVP
Combustível: Gasolina
Problema: O motor girava e não entrava em funcionamento
Veículo: Parati 1.6
Componente: Relé
Causa: Não havia acionamento da bomba de combustível e das válvulas injetoras
Procedimentos e solução: No momento da partida a bomba de gasolina e as válvulas injetoras não eram acionadas.Fizemos uma ligação direta na bomba e ela funcionou. Entretanto, os injetores não funcionaram.Por meio do esquema elétrico, observamos que a alimentação da bomba e das válvulas injetoras era proveniente do relé da bomba, localizado em um suporte abaixo do porta luvas. Ao retirar o relé para inspeção, notamos uma grande quantidade de água no seu circuito, no seu alojamento e também no seu soquete. Isso caracterizava uma infiltração de água. Trocamos o relé e secamos seu conectar. Enviamos o veículo a uma oficina especializada em vedações de para-brisa para efetuar a respectiva vedação.
Esclarecimentos adicionais: Ao comentarmos o fato com o cliente, depois de já solucionado o defeito, ele nos relatou que o sintoma foi observado após uma lavagem de motor.Por isso, é aconselhável conversar com o cliente, antes de iniciar os trabalhos no veículo.
Combustível: Gasolina
Problema: O motor girava e não entrava em funcionamento
Veículo: Parati 1.6
Componente: Relé
Causa: Não havia acionamento da bomba de combustível e das válvulas injetoras
Procedimentos e solução: No momento da partida a bomba de gasolina e as válvulas injetoras não eram acionadas.Fizemos uma ligação direta na bomba e ela funcionou. Entretanto, os injetores não funcionaram.Por meio do esquema elétrico, observamos que a alimentação da bomba e das válvulas injetoras era proveniente do relé da bomba, localizado em um suporte abaixo do porta luvas. Ao retirar o relé para inspeção, notamos uma grande quantidade de água no seu circuito, no seu alojamento e também no seu soquete. Isso caracterizava uma infiltração de água. Trocamos o relé e secamos seu conectar. Enviamos o veículo a uma oficina especializada em vedações de para-brisa para efetuar a respectiva vedação.
Esclarecimentos adicionais: Ao comentarmos o fato com o cliente, depois de já solucionado o defeito, ele nos relatou que o sintoma foi observado após uma lavagem de motor.Por isso, é aconselhável conversar com o cliente, antes de iniciar os trabalhos no veículo.