Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Iaw 4cfr Pr - Mapeamento
#1
Video 



Iaw 4cfr Pr - Mapeamento
Olá! No vídeo de hoje, vamos falar sobre o mapeamento da central 4CFR da Ford. Essa central tem algumas particularidades que precisamos conhecer para fazer o diagnóstico corretamente.

Primeiro, é importante saber que não podemos fazer a decodificação dessa central. No máximo, podemos fazer um reset nela para deixá-la virgem novamente e reinstalá-la no carro, mas para isso, precisamos fazer um casamento com o painel. Outra característica interessante é que essa central possui uma função de mobilizador, ou seja, ela pode bloquear o motor de partida e só libera após um procedimento específico.

Agora, vamos falar sobre o mapeamento da central. Como você pode ver aqui, tenho um esquema da central aberta. Temos os drives, o processador e os drives das bobinas. Os drives das bobinas controlam os cilindros do motor. Por exemplo, o primeiro controla os cilindros 1 e 4, o segundo controla os cilindros 3 e 2, e assim por diante.

Para fazer o mapeamento, precisamos utilizar um multímetro e um ponto de prova. Com o esquema elétrico em mãos, podemos identificar os pinos das bobinas, como mostrado aqui. Depois, vamos colocar uma perna do multímetro no último pino da tomada da bobina e com a outra perna, vamos identificar qual é o pino correspondente no conector da central.

Por exemplo, se estamos mapeando a bobina 1 e 4, vamos identificar que o primeiro pino é o da bobina 1.

Além disso, podemos verificar as alimentações e aterramentos da central utilizando o multímetro. Isso nos ajuda a detectar possíveis falhas na alimentação da central.

Também podemos simular o sensor de rotação girando o motor, utilizando uma lâmina de serra ou uma lima para criar uma diferença de tensão que a central irá interpretar como um pedido de giro de funcionamento.

Com essas informações, podemos fazer o diagnóstico da central e identificar possíveis problemas nos drives das bobinas ou em outras partes do sistema elétrico.

Uma dica importante é marcar a posição do conector ao remover a central para testar em outro carro. Assim, garantimos que a central seja reinstalada corretamente e o veículo funcione normalmente.

Então, esse é o processo de mapeamento da central 4CFR da Ford. Com essas informações, podemos realizar diagnósticos precisos e resolver os problemas de forma eficiente. Se tiver alguma dúvida, estou à disposição para ajudar.

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Conserto Módulo Fiesta 2008 - IAW 4CFR.AR Pt 1 Sr.Big 0 1.655 09-06-2020, 15:44:53
Última Mensagem: Sr.Big
  Dica 59: FORD KA FIESTA 1.0 FLEX SISTEMA 4CFR Sr.Big 0 1.085 09-06-2020, 14:59:02
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)