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Aprenda como Testar Estator Yamaha - Iluminação e Carga
#1
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Olá pessoal, eu sou Clayton Lima, mecânico de motos, e hoje vou mostrar como testar o estator da Yamaha XTZ para verificar se está funcionando corretamente, carregando a bateria e gerando a iluminação.

Primeiro, é importante retirar a bateria da moto e carregá-la externamente. Após a carga, a bateria é recolocada na moto para realizar os testes de carga com um multímetro. O objetivo é medir a voltagem da bateria com a moto ligada, e a leitura esperada é de cerca de 14 volts quando a moto está a 5.000 RPM. Caso a carga não aumente, é necessário fazer mais testes.

Para testar o estator, que gera corrente alternada, usaremos um multímetro configurado para 200 volts em corrente alternada. Desconectamos um fio do estator, deixando apenas o do CKP (Sensor de Posição da Árvore de Manivelas) ou bobina de pulso. O outro polo é conectado ao fio branco que vem da bobina.

Ao dar partida na moto e acelerá-la, a leitura no multímetro deve ultrapassar 100 volts. Se isso acontecer, a bobina de carga está funcionando corretamente. Em seguida, testamos a bobina de alimentação, colocando o multímetro no fio amarelo que deve acender o neutro ao dar a partida.

Durante os testes, o mecânico observa que a leitura de voltagem não aumenta, indicando um possível problema. Ao inspecionar o conector do estator, identifica que os fios estão folgados, causando desconexão. Ao ajustar os fios no conector, os testes são repetidos e a leitura mostra que o sistema de carga está funcionando corretamente, com a voltagem ultrapassando os 14 volts.

O mecânico ressalta que, em alguns casos, o problema pode ser simples, como um conector solto, e não necessariamente a substituição do estator. Neste caso, a mão de obra será cobrada, mas não será necessário trocar o estator. O cliente será informado sobre o problema encontrado e a solução aplicada.

Espero que essas informações tenham sido úteis.

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