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Yamaha XT 660R 2005 - Solução para o Código de Erro Er 1 no Painel (Passo a Passo)
#1
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Yamaha XT 660R 2005 - Solução para o Código de Erro Er 1 no Painel (Passo a Passo)


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos abordar o problema do código de erro Er 1 no painel da Yamaha XT 660R, ano 2005. Esse código indica uma falha de comunicação entre a ECU e o painel, e vou explicar o passo a passo para diagnosticar e resolver o problema.



1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema

Ao ligar a chave de ignição, o painel da motocicleta exibe o erro Er 1 e o símbolo de temperatura do motor fica aceso. Este erro impede o acesso à ECU através do painel para entrar no modo diagnóstico. As possíveis causas incluem:

- Problema na ECU que impede a comunicação com o painel
- Fio de comunicação entre a ECU e o painel rompido ao longo do chicote. 
- Conector com mau contato na tomada da ECU ou na tomada do painel. 
- Falha no fio de comunicação amarelo com listra azul entre a ECU e o painel. 

Vamos fazer um passo a passo para diagnosticar o problema e identificar a causa.



2. Tentativa de Acessar a ECU pelo Painel

Para acessar a ECU no modo de diagnóstico usando o painel:

1. Pressione simultaneamente os botões SELECT e RESET no painel. 
2. Ligue a chave de ignição enquanto mantém os botões pressionados. 
3. Mantenha os botões pressionados por 8 segundos ou mais até que o painel entre no modo de diagnóstico. 

Resultado do teste: O erro Er 1 apareceu novamente, indicando que a ECU não está se comunicando com o painel. Isso confirma que o problema é na comunicação entre a ECU e o painel.



3. Verificação da Comunicação da ECU com Scanner

Antes de desmontar tudo, vamos tentar acessar a ECU usando um scanner:

1. Conecte o Scanner ao Fio de Comunicação: 
  - Conecte o fio amarelo com listra azul ao scanner para acessar a ECU. 
  - Coloque a garra do fio marrom no aterramento. 
2. Configuração do Scanner: 
  - Selecione Yamaha e depois XT 660R Injeção Eletrônica no scanner. 
3. Acesse a Memória da ECU (EPROM): 
  - Ligue a chave de ignição e aguarde alguns segundos para o scanner acessar a ECU. 

Resultado do teste: O scanner conseguiu acessar a ECU, indicando que ela está funcionando corretamente. Portanto, o problema está entre o conector de comunicação e o painel.



4. Teste de Continuidade do Fio de Comunicação

Agora vamos testar a continuidade do fio amarelo com listra azul, que leva o sinal da ECU ao painel:

1. Configure o Multímetro na Escala de Diodos e Continuidade
2. Conecte as Pontas de Prova no Fio de Comunicação: 
  - Uma ponta no fio amarelo com listra azul no conector da ECU. 
  - Outra ponta no fio correspondente no conector do painel. 
3. Verifique a Continuidade: 
  - O multímetro deve apitar se o fio não estiver rompido. Se não apitar, o fio está rompido.

Resultado do teste: O multímetro não apitou, indicando que o fio amarelo com listra azul está rompido.



5. Localizando e Reparando o Fio Rompido

1. Inspecione o Chicote de Fios: Remova a carenagem e siga o trajeto do fio amarelo com listra azul. 
2. Identifique o Ponto de Rompimento: O fio estava prensado pelo batente da direção, que cortou o fio ao girar o guidão. 
3. Reparando o Fio Rompido: 
  - Desencape as extremidades do fio rompido. 
  - Solde as extremidades para garantir uma conexão firme. 
  - Aplique termo retrátil sobre a solda para isolamento. 

Resultado do Reparado

O fio amarelo com listra azul foi reparado, isolado e reposicionado para evitar futuros danos.



6. Teste Final para Verificar o Funcionamento do Painel

1. Reconecte o Chicote e o Painel: Conecte novamente os chicotes e o painel. 
2. Ligue a Chave de Ignição: Verifique se o painel inicializa corretamente sem mostrar o erro Er 1
3. Acesse o Modo Diagnóstico Novamente: 
  - Pressione os botões SELECT e RESET, ligue a chave de ignição, e mantenha pressionado por 8 segundos. 
  - O painel deve entrar no modo de diagnóstico e permitir o acesso aos códigos de erro da ECU. 

Resultado do Teste Final

O painel entrou no modo de diagnóstico corretamente, confirmando que o problema foi resolvido.



Conclusão Geral

O problema do código de erro Er 1 no painel da Yamaha XT 660R 2005 foi causado por um fio de comunicação amarelo com listra azul rompido. Após localizar o rompimento e realizar o reparo, a comunicação entre a ECU e o painel foi restaurada, permitindo o acesso ao modo de diagnóstico.

Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços XT 660R 2005.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues

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