Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reparação Elétrica Completa de uma Honda CG 150 Fan ESDi 2012
#1
Video 


Reparação Elétrica Completa de uma Honda CG 150 Fan ESDi 2012

Olá, pessoal! Hoje vamos discutir a reparação completa do sistema elétrico de uma Honda CG 150 Fan ESDi, ano 2012. Esta motocicleta chegou à oficina com um problema sério de curto-circuito que quase resultou em um incêndio. Vamos explorar o que causou esse problema, como realizar uma análise adequada e as etapas para reparar corretamente o chicote elétrico da moto. Vamos lá!



Identificação do Problema e Análise Inicial

1. O reparador notou que, ao mexer na fiação da chave de ignição, a bomba de combustível e outros sistemas ligavam de forma intermitente. Isso indicava um curto-circuito. O chicote elétrico estava prensado no tanque de combustível, o que provavelmente causou o problema.

2. A instalação incorreta do chicote elétrico, passando por cima em vez de por baixo do quadro, foi um grande erro. Isso pressionou o chicote contra o tanque de combustível, potencialmente danificando a proteção dos fios e causando um curto.

3. Para corrigir isso, é necessário desmontar o tanque, retirar as tampas laterais, desligar a bateria e inspecionar o chicote elétrico para determinar se ele precisa ser reparado ou substituído.



Desmontagem e Inspeção do Chicote Elétrico

1. Depois de retirar as tampas laterais e o assento, descobrimos uma montagem inadequada: a alça de apoio estava presa sobre o chicote, aumentando o risco de curto-circuito.

2. Removemos a bateria para evitar um curto maior e desmontamos o tanque para inspecionar a fiação por baixo.

3. O chicote que estava prensado contra o tanque não mostrou sinais de dano significativo na capa de proteção, mas identificamos que algumas áreas estavam começando a derreter devido ao calor gerado pelo curto.

4. A verificação adicional do chicote revelou que o problema não estava na montagem incorreta por cima, mas sim em fios desencapados que podem ter entrado em contato com partes metálicas da moto, causando o curto.



Reparação do Chicote Elétrico e Verificação dos Componentes

1. Desmontamos o chicote elétrico completo para identificar todos os pontos de dano. Ao analisar a fiação, observamos que o curto foi causado principalmente pela ausência de uma capa de proteção, o que permitiu que os fios positivos encostassem na estrutura da moto, causando um curto-circuito.

2. Substituímos os fios danificados: fio vermelho, fio vermelho com branco, fio vermelho com preto e fio preto com azul. Estes fios fazem parte do sistema de ignição.

3. Reparamos e reinstalamos o chicote elétrico, garantindo que todas as conexões fossem feitas corretamente e usando terminais novos onde necessário.

4. Verificamos também a instalação de um fusível de 20 amperes no lugar de um de 15 amperes, o que impediu que o fusível se rompesse e evitasse o curto. Substituímos pelo fusível correto de 15 amperes.



Montagem Final e Teste do Sistema Elétrico

1. Reinstalamos o chicote elétrico, agora corrigido e bem protegido. Posicionamos todos os componentes corretamente: o chicote principal por baixo do quadro, a fiação do farol no suporte do farol, e o conector da sonda lambda no lugar certo.

2. Reconectamos a bateria, ligamos a chave de ignição, e fizemos testes nos piscas, buzina, e no sistema de injeção.

3. Testamos a moto em funcionamento, verificando a tensão gerada pela bateria e pelo regulador retificador, confirmando que estava gerando corretamente a 14 volts.

4. Realizamos um ajuste no interruptor de inclinação, que estava montado de forma incorreta, e consertamos a fiação da chave de luz, que estava instalada no local errado.



Considerações Finais

Ao final, a reparação da Honda CG 150 Fan ESDi 2012 foi um sucesso. O chicote elétrico foi recuperado, os fios danificados foram substituídos, e todos os componentes foram montados corretamente. A moto voltou a funcionar sem problemas de curto-circuito, e a segurança foi restaurada. Lembre-se sempre de realizar uma inspeção detalhada e utilizar componentes adequados nas suas reparações. Até a próxima, pessoal!

Problema resolvido!
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Moto Não Dá Partida Elétrica - Honda BIZ 125 2021 - Ivan Motos Show admin 0 24 10 horas atrás
Última Mensagem: admin
Video Honda Fan 150 (2012): Diagnóstico e Solução de Dificuldade de Funcionamento admin 0 202 21-11-2024, 09:09:01
Última Mensagem: admin
Video Diagnóstico de Variação de Pressão na Linha de Combustível da Honda Fan 150 (2012) admin 0 207 20-11-2024, 08:36:33
Última Mensagem: admin
Video Moto Sem Ligar Injeção, Sem Piscar , Sem Dá Partida Elétrica Cb 300 2011 admin 0 370 02-11-2024, 14:10:59
Última Mensagem: admin
Video Como Realizar a Reparação do Estator da Honda CB 300 e XRE 300 admin 0 305 28-10-2024, 16:07:39
Última Mensagem: admin
Video CG Fan 150 2013 - Sem Centelha Elétrica. admin 0 296 14-10-2024, 09:49:35
Última Mensagem: admin
Video Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014. admin 0 273 13-10-2024, 17:56:01
Última Mensagem: admin
Video CG 150 Fan ESDi 2014 - Solução para Motocicleta que Desliga Quando Esquenta admin 0 380 02-10-2024, 11:50:55
Última Mensagem: admin
Video Honda Titan 150 2012 - Solução para Problema de Partida Difícil admin 0 406 08-09-2024, 20:09:05
Última Mensagem: admin
Video Como fazer o teste de corrente elétrica no estator da PCX 150 2014(alicate Amperimetr admin 0 435 19-08-2024, 19:47:45
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)