25-05-2020, 16:23:08
Marca: GM
Sistema: Injeção eletrônica
Modelo: Astra
Fabricante: Bosch
Motor: 1.8 8V
Versão: Motronic ME 7.9.6
Combustível: Flex*
Problema: Veículo engasgando, embolando nas acelerações e com marcha-lenta irregular.
Retorno do scanner: Falha na sonda lambda.
Histórico do Problema:
Sonda lambda era nova, mesmo assim, foi feita a substituição por outra sonda original e o problema persistiu.
Depois de checar todo o circuito elétrico da sonda, testar a idoneidade do combustível, possíveis entradas falsas de ar etc..., consideramos a possibilidade da sonda estar com a aplicação errada, o que de fato aconteceu !
Diferenças entre as sondas:
Sonda do motor flex: Possui resistência de aquecimento de valor maior e o fio ne“ativo da resistência é alimentado direto pela central através do pino "28”, tendo como nº original: 93399904.
Sonda do motores álcool: Possui resistência de aquecimento de valor menor e o fio negativo da resistência está ligado direto à massa tendo nº original: 93280722.
Solução: Substituição da sonda de aplicação errada do motor a álcool pela sonda correta para o motor flex.
Esclarecimentos Adicionais: A aplicação da sonda errada pode acarretar problemas na central de injeção já que as resistências de aquecimento, possuem valores diferentes. Nem sempre o vendedor de peças está informado sobre as diferenças desses componentes, sendo comum a venda da peça errada. Os conectores são iguais. É preciso estar atento!
Sistema: Injeção eletrônica
Modelo: Astra
Fabricante: Bosch
Motor: 1.8 8V
Versão: Motronic ME 7.9.6
Combustível: Flex*
Problema: Veículo engasgando, embolando nas acelerações e com marcha-lenta irregular.
Retorno do scanner: Falha na sonda lambda.
Histórico do Problema:
Sonda lambda era nova, mesmo assim, foi feita a substituição por outra sonda original e o problema persistiu.
Depois de checar todo o circuito elétrico da sonda, testar a idoneidade do combustível, possíveis entradas falsas de ar etc..., consideramos a possibilidade da sonda estar com a aplicação errada, o que de fato aconteceu !
Diferenças entre as sondas:
Sonda do motor flex: Possui resistência de aquecimento de valor maior e o fio ne“ativo da resistência é alimentado direto pela central através do pino "28”, tendo como nº original: 93399904.
Sonda do motores álcool: Possui resistência de aquecimento de valor menor e o fio negativo da resistência está ligado direto à massa tendo nº original: 93280722.
Solução: Substituição da sonda de aplicação errada do motor a álcool pela sonda correta para o motor flex.
Esclarecimentos Adicionais: A aplicação da sonda errada pode acarretar problemas na central de injeção já que as resistências de aquecimento, possuem valores diferentes. Nem sempre o vendedor de peças está informado sobre as diferenças desses componentes, sendo comum a venda da peça errada. Os conectores são iguais. É preciso estar atento!