26-05-2020, 14:41:27
Marca: GM - Chevrolet
Sistema: Injeção
Modelo: Astra
Fabricante: Bosch
Motor: 1.8
Versão: ME 7.9.6
Ano: 2006
Combustível: Flex
Problema: Motor perdendo potência na estrada.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Histórico/Causa do Problema:
O defeito ocorria somente quando o veículo era solicitado em grandes percursos.
Quando ocorria a falha, percebia-se claramente que faltava alimentação de combustível.
Analisado, pressão do sistema de alimentação e o valor encontrado foi de 3,3 bar indicando pressão ok.
Analisado a tensão de alimentação da bomba elétrica o valor encontrado foi igual a tensão de bateria (pelo menos 12V), indicando tensão ok.
Examinado conectores elétricos da bomba de combustível, não havia indícios de oxidação ou contatos danificados por derretimento etc...
Como o sintoma da falha era bem característico de bomba com defeito resolvemos remover a bomba mesmo assim para uma análise mais detalhada.
O pré-filtro estava limpo, mas havia presença de "gel" no fundo do tanque e a bomba apresentava indícios de ter trabalhado com combustível adulterado, pois possuía pontos de oxidação e com resíduos também.
Medido a resistência elétrica da bomba foi encontrado um valor bem acima de 1,5 ohm, ultrapassando o estabelecido pelo fabricante.
Solução: Substituição da bomba de combustível, filtro e pré-filtro, limpeza do tanque e esclarecimento ao cliente quanto ao uso de combustível adulterado.
Sistema: Injeção
Modelo: Astra
Fabricante: Bosch
Motor: 1.8
Versão: ME 7.9.6
Ano: 2006
Combustível: Flex
Problema: Motor perdendo potência na estrada.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Histórico/Causa do Problema:
O defeito ocorria somente quando o veículo era solicitado em grandes percursos.
Quando ocorria a falha, percebia-se claramente que faltava alimentação de combustível.
Analisado, pressão do sistema de alimentação e o valor encontrado foi de 3,3 bar indicando pressão ok.
Analisado a tensão de alimentação da bomba elétrica o valor encontrado foi igual a tensão de bateria (pelo menos 12V), indicando tensão ok.
Examinado conectores elétricos da bomba de combustível, não havia indícios de oxidação ou contatos danificados por derretimento etc...
Como o sintoma da falha era bem característico de bomba com defeito resolvemos remover a bomba mesmo assim para uma análise mais detalhada.
O pré-filtro estava limpo, mas havia presença de "gel" no fundo do tanque e a bomba apresentava indícios de ter trabalhado com combustível adulterado, pois possuía pontos de oxidação e com resíduos também.
Medido a resistência elétrica da bomba foi encontrado um valor bem acima de 1,5 ohm, ultrapassando o estabelecido pelo fabricante.
Solução: Substituição da bomba de combustível, filtro e pré-filtro, limpeza do tanque e esclarecimento ao cliente quanto ao uso de combustível adulterado.