26-05-2020, 15:04:55
Marca: GM - Chevrolet
Sistema: Injeção
Modelo: Ômega
Fabricante: Bosch
Motor: 3.0
Versão: Motronic M1.5.1
Ano: 1998
Combustível: Gasolina
Problema: Motor com dificuldade para pegar, principalmente a quente.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Histórico/Causa do Problema:
O motor apresentava dificuldades para pegar principalmente a quente, quando pegava dava indícios de afogamento.
Estanqueidade dos bicos, regulador de pressão, válvula de retenção da bomba combustível, sensor de temperatura da água, sistema de ignição tudo estava em ordem.
Numa última análise, resolvemos desativar a tubulação do sistema anti-evaporativo (filtro de carvão ativado) e o defeito deixou de ocorrer.
Ao analisar o canister (filtro de carvão ativado) verificamos que a mangueira de "aeração" do filtro estava com a ponta em contato com o assoalho do veículo impedindo a entrada do ar atmosférico para fazer a “lavagem” do canister.
Com a mangueira obstruída o canister ficava "encharcado" pelos vapores de combustível de tal maneira que o excesso de combustível provocava os sintomas de afogamento, mesmo com a eletroválvula de purga do canister trabalhando normalmente.
Solução:
Cortar um pedaço da ponta da mangueira de aeração do canister de modo a evitar o seu contato com o assoalho do veículo e substituir o filtro de carvão ativado.
Sistema: Injeção
Modelo: Ômega
Fabricante: Bosch
Motor: 3.0
Versão: Motronic M1.5.1
Ano: 1998
Combustível: Gasolina
Problema: Motor com dificuldade para pegar, principalmente a quente.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Histórico/Causa do Problema:
O motor apresentava dificuldades para pegar principalmente a quente, quando pegava dava indícios de afogamento.
Estanqueidade dos bicos, regulador de pressão, válvula de retenção da bomba combustível, sensor de temperatura da água, sistema de ignição tudo estava em ordem.
Numa última análise, resolvemos desativar a tubulação do sistema anti-evaporativo (filtro de carvão ativado) e o defeito deixou de ocorrer.
Ao analisar o canister (filtro de carvão ativado) verificamos que a mangueira de "aeração" do filtro estava com a ponta em contato com o assoalho do veículo impedindo a entrada do ar atmosférico para fazer a “lavagem” do canister.
Com a mangueira obstruída o canister ficava "encharcado" pelos vapores de combustível de tal maneira que o excesso de combustível provocava os sintomas de afogamento, mesmo com a eletroválvula de purga do canister trabalhando normalmente.
Solução:
Cortar um pedaço da ponta da mangueira de aeração do canister de modo a evitar o seu contato com o assoalho do veículo e substituir o filtro de carvão ativado.