Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
MILLE EP – SISTEMA G7.11 – “BURACO” NA ACELERAÇÃO.
#1
Livro - PDF 
Solução para "Buraco" na Aceleração no FIAT Mille EP com Sistema de Injeção Eletrônica G7.11

Vamos analisar um problema comum no FIAT Mille EP com sistema de injeção eletrônica G7.11, onde há um "buraco" na aceleração, ou seja, o motor perde potência momentaneamente ao acelerar. Esse problema pode ser causado por uma regulagem incorreta do Monóxido de Carbono (CO) na mistura de ar e combustível. Vamos entender como diagnosticar e resolver essa situação.

Problema: "Buraco" na Aceleração

Modelo Afetado:
- FIAT Mille EP com sistema de injeção eletrônica G7.11

Sintoma Observado:
- O motor apresenta um "buraco" na aceleração, que é uma falha momentânea ou hesitação ao pressionar o pedal do acelerador. Essa situação pode ocorrer tanto em baixas como em médias rotações e pode ser percebida como uma perda de potência ou um atraso na resposta do motor.

Diagnóstico: Nível de Monóxido de Carbono (CO) Fora da Faixa Ideal

Causa Identificada:
- O problema é causado pelo nível de Monóxido de Carbono (CO) estar fora da faixa ideal na mistura ar/combustível. O CO é um gás produzido pela combustão incompleta do combustível e sua presença em excesso pode indicar que a mistura de ar e combustível está muito rica (com excesso de combustível) ou muito pobre (com excesso de ar).

- Um nível incorreto de CO pode afetar o funcionamento do motor, especialmente durante as mudanças de aceleração, porque o motor não consegue queimar o combustível de forma eficiente, levando a falhas e "buracos" na aceleração.

Importância da Regulação de CO:
- A regulação correta do CO é essencial para o bom desempenho do motor, consumo eficiente de combustível e para manter as emissões dentro dos padrões ambientais. No sistema de injeção G7.11 do FIAT Mille EP, a U.C.E. (Unidade de Controle Eletrônico) precisa ajustar a mistura de ar/combustível para manter o CO dentro de níveis aceitáveis.

Solução: Regulagem de CO Utilizando Analisador de Gases e Scanner

Passo a Passo para a Solução:

1. Ferramentas Necessárias:
- Analisador de Gases: Um equipamento que mede os níveis de gases de escape, incluindo CO, HC (hidrocarbonetos), CO₂ (dióxido de carbono), O₂ (oxigênio) e NOx (óxidos de nitrogênio).
- Scanner Automotivo: Equipamento de diagnóstico capaz de se comunicar com a U.C.E. e realizar ajustes finos, como a regulagem de CO. Certifique-se de que o scanner tem a função de ajuste de CO para o sistema G7.11.
- Chave de Fenda e Alicates: Para qualquer ajuste físico necessário durante o processo de diagnóstico e regulagem.

2. Preparação do Veículo para Diagnóstico:
- Aquecer o Motor: Antes de fazer qualquer ajuste, é essencial que o motor esteja na temperatura normal de operação. Deixe o motor ligado por alguns minutos até atingir a temperatura ideal. Isso garante que o analisador de gases forneça leituras precisas.

3. Conectar o Analisador de Gases ao Escape:
- Posicione a sonda do analisador de gases na saída do escapamento. Este equipamento irá medir os níveis de gases de escape, principalmente o CO, e indicar se estão dentro dos valores especificados pelo fabricante. Geralmente, o nível ideal de CO para motores com injeção eletrônica é inferior a 0,5% em marcha lenta.

4. Conectar o Scanner Automotivo:
- Conecte o scanner automotivo ao conector de diagnóstico do FIAT Mille EP. Ligue o scanner e selecione a função de ajuste de CO no menu de diagnóstico.

5. Ajuste de CO Utilizando o Scanner:
- Com o scanner em mãos, selecione a opção de ajuste de CO. O scanner se comunicará com a U.C.E. para ajustar a mistura de ar e combustível, alterando os parâmetros de injeção e mantendo o CO dentro da faixa ideal.
- Observação do Analisador de Gases: Durante o ajuste, acompanhe a leitura do analisador de gases para verificar se o nível de CO está diminuindo para a faixa desejada.

6. Verificação dos Resultados:
- Após o ajuste, verifique se o nível de CO está dentro dos padrões recomendados. A maioria dos motores modernos requer que o CO seja ajustado para níveis muito baixos para evitar poluição e melhorar a eficiência de combustível.

7. Teste de Rodagem:
- Após o ajuste, faça um teste de rodagem para verificar se o "buraco" na aceleração foi resolvido. O motor deve responder de forma suave e sem hesitação quando o pedal do acelerador for pressionado.

Dicas para Evitar Problemas Semelhantes no Futuro

- Manutenção Regular: Realize a manutenção regular do sistema de injeção eletrônica, incluindo a verificação e limpeza dos sensores de oxigênio, sensor de temperatura, velas de ignição e filtros de ar e combustível.
- Verificação de Vazamentos de Ar: Vazamentos no coletor de admissão ou nos dutos de ar podem afetar a mistura de ar/combustível e, consequentemente, os níveis de CO. Inspecione regularmente para evitar problemas.
- Uso de Combustível de Boa Qualidade: Utilize combustível de boa qualidade para garantir uma queima mais completa e menor produção de CO.

Conclusão

A correta regulagem de CO é essencial para o desempenho eficiente do motor, especialmente em veículos como o FIAT Mille EP com o sistema de injeção eletrônica G7.11. Com o uso adequado de ferramentas de diagnóstico como o analisador de gases e o scanner automotivo, é possível ajustar a mistura de ar/combustível de forma precisa, eliminando problemas como o "buraco" na aceleração e garantindo que o motor funcione suavemente e dentro das normas de emissão.
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Palio sem Aceleração admin 0 2.160 15-05-2021, 12:46:27
Última Mensagem: admin
  Motor com baixa potência, cortando a aceleração Sr.Big 0 1.477 08-06-2020, 16:55:33
Última Mensagem: Sr.Big
Video Siena com problemas Intermitente no sistema eletrônico de controle da aceleração Sr.Big 0 1.506 08-06-2020, 16:54:56
Última Mensagem: Sr.Big
Video Fiat Strada 1.4 2011 Cortando a aceleração Sr.Big 0 2.471 08-06-2020, 16:51:33
Última Mensagem: Sr.Big
  Perda de referenciado pedal e corpo de aceleração. - Palio Fire 1.0 Sr.Big 0 2.742 08-06-2020, 16:46:33
Última Mensagem: Sr.Big
  Palio - O motor apresentava perda de aceleração Sr.Big 0 1.339 08-06-2020, 16:31:48
Última Mensagem: Sr.Big
Video Limpeza Completa de TBI - Fiat Uno Mille EP - i.e. Sr.Big 0 1.269 08-06-2020, 16:28:35
Última Mensagem: Sr.Big
  Fiat Uno Mille 96 – Motor falhando Sr.Big 0 1.391 08-06-2020, 16:25:34
Última Mensagem: Sr.Big
  Regulagem do CO – Mille EP G7 Sr.Big 0 1.216 08-06-2020, 16:15:04
Última Mensagem: Sr.Big
  Uno EP 1.0 – Falhando na aceleração Sr.Big 0 1.348 08-06-2020, 16:12:10
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)