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MILLE EP – SISTEMA G7.11 – SEM MARCHA LENTA
#1
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Solução para Falha de Marcha Lenta no FIAT Mille EP com Sistema de Injeção Eletrônica G7.11

Hoje vamos abordar um problema comum no FIAT Mille EP equipado com o sistema de injeção eletrônica G7.11, onde o motor não mantém a marcha lenta devido a falhas no sistema de alimentação dos sensores. Este problema geralmente está relacionado a uma falha na Unidade de Controle Eletrônico (U.C.E.) que impede a alimentação correta dos sensores. Vamos analisar como diagnosticar e resolver essa questão.

Problema: Sem Marcha Lenta

Modelo Afetado:
- FIAT Mille EP com sistema de injeção eletrônica G7.11

Sintomas Observados:
- O motor não mantém a marcha lenta e pode falhar ou apagar quando o pedal do acelerador é liberado.
- Indicadores de falha de sensores, como leituras incorretas ou ausentes dos sensores de temperatura da água e de pressão.

Diagnóstico: Falha na Alimentação dos Sensores de Temperatura da Água e de Pressão

Causas Identificadas:
1. Falha no Sensor de Temperatura da Água: Este sensor mede a temperatura do líquido de arrefecimento e envia a informação para a U.C.E., que ajusta a mistura de ar/combustível e o tempo de ignição com base na temperatura do motor.

2. Falha no Sensor de Pressão Absoluta do Coletor (MAP): O sensor de pressão monitora a pressão do ar no coletor de admissão e é fundamental para calcular a quantidade correta de combustível a ser injetada.

Problema de Alimentação dos Sensores:
- Ao medir a voltagem nos sensores, observa-se que ambos não estão sendo alimentados pela tensão de referência de 5V. A tensão de referência é fornecida pela U.C.E. e é essencial para que os sensores funcionem corretamente.

Teste de Continuidade e Curto-Circuito:
- Foram realizados testes de continuidade e de curto-circuito no chicote que conecta os sensores à U.C.E. O chicote está em perfeito estado, sem falhas de continuidade ou curtos, o que indica que o problema não está na fiação.

Inspeção na U.C.E.:
- Ao abrir a Unidade de Controle Eletrônico (U.C.E.), foi encontrado um ponto preto, semelhante a um chamuscado (queimado), no terminal 31.
- O terminal 31 é responsável por fornecer a tensão de referência de 5V para ambos os sensores. Um teste de continuidade na U.C.E. mostrou que o terminal 31 está isolado eletricamente da placa de circuito impresso, o que significa que ele não está fazendo contato adequado.

Solução: Refazer a Solda do Terminal 31 na Placa de Circuito Impresso da U.C.E.

Passo a Passo para Resolver o Problema:

1. Ferramentas Necessárias:
- Ferro de Solda: Para refazer a solda do terminal na placa de circuito impresso.
- Estanho de Solda: Material necessário para realizar a soldagem.
- Multímetro: Para verificar a continuidade e confirmar que a solda foi feita corretamente.
- Lupa de Bancada ou Lente de Aumento: Para inspeção detalhada da placa de circuito e identificação de falhas nas soldas.

2. Desmontagem da U.C.E.:
- Desconecte a U.C.E. do chicote elétrico do veículo. Abra cuidadosamente a carcaça da U.C.E. utilizando uma chave de fenda ou uma chave específica para os parafusos da carcaça.

3. Identificação do Terminal 31 na Placa de Circuito Impresso:
- Com a U.C.E. aberta, localize o terminal 31 na placa de circuito impresso. Você verá uma marca de queimadura ou chamuscado próximo ao ponto de solda que deve ser reparado.

4. Preparação para Soldagem:
- Utilize a lupa de bancada para inspecionar o local da solda. Limpe o ponto de solda com uma escova antiestática ou álcool isopropílico, removendo qualquer resíduo ou oxidação.

5. Refazer a Solda no Terminal 31:
- Utilize o ferro de solda aquecido e o estanho de solda para refazer a conexão entre o terminal 31 e a trilha da placa de circuito impresso. Aplique o estanho de forma precisa, garantindo uma solda limpa e sem excesso.
- Certifique-se de que a solda está bem feita, sem rachaduras ou áreas de fraca conexão.

6. Teste de Continuidade:
- Após a soldagem, use o multímetro para testar a continuidade entre o terminal 31 e a trilha da placa de circuito impresso. Deve haver uma leitura de continuidade, confirmando que a solda foi feita corretamente e o terminal está novamente conectado eletricamente.

7. Reinstalação da U.C.E. e Teste de Funcionamento do Motor:
- Recoloque a U.C.E. na carcaça e reconecte-a ao chicote elétrico do veículo. Ligue o motor e verifique se a marcha lenta foi restaurada e os sensores estão recebendo a tensão de referência de 5V.
- Use um scanner automotivo para verificar se todos os sensores estão funcionando corretamente e que não há códigos de falha.

Dicas para Evitar Problemas Semelhantes no Futuro

- Inspeção Visual Regular: Durante a manutenção regular, inspecione os conectores e terminais elétricos da U.C.E. para identificar sinais de oxidação, umidade ou danos que possam causar falhas de contato.
- Manuseio Cuidadoso da U.C.E.: Sempre desconecte a bateria antes de trabalhar na U.C.E. e evite tocar nas placas de circuito impresso sem proteção adequada contra eletricidade estática.
- Limpeza e Vedação Adequadas: Garanta que a U.C.E. esteja bem vedada contra poeira e umidade, o que pode causar falhas de contato elétrico ao longo do tempo.

Conclusão

A falha na marcha lenta no FIAT Mille EP com o sistema de injeção eletrônica G7.11, causada por uma falta de alimentação dos sensores devido a um terminal de U.C.E. queimado, é um problema que pode ser solucionado com habilidades básicas de eletrônica e soldagem. Para um mecânico, entender a importância da U.C.E. e como ela interage com os sensores do motor é essencial para resolver problemas relacionados à injeção eletrônica e manter o veículo funcionando corretamente.
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