19-06-2020, 16:56:42
Sistema: Sistema de injeção Marelli 4 LV
Combustível: Gasolina
Problema: A lâmpada EPC ficava acesa e motor não acelerava
Veículo: Gol 1.0 - 8 Válvulas
Componente: Bateria
Causa: A bateria estava com defeito
Procedimentos e solução: Rastreamos o veiculo com o scanner. A falha VAG 17088 foi identificada. Ela indica um defeito relacionado ao interruptor da embreagem. Analisamos o interruptor. Tanto o interruptor quanto o sinal enviado por ele para o ECM estavam corretos. Verificamos, então, a alimentação do ECM com o multímetro. Estava correta.Por experiência, resolvemos testar a alimentação com carga elétrica, no momento da partida, mas desta vez utilizamos o osciloscópio para analisar o comportamento da tensão. Não deu outra! A tensão mínima foi 8,5 Volts, insuficiente para a alimentação do ECM.
Esclarecimentos adicionais: O teste de queda de tensão deve ser realizado por meio do osciloscópio e com carga elétrica aplicada ao circuito.
Combustível: Gasolina
Problema: A lâmpada EPC ficava acesa e motor não acelerava
Veículo: Gol 1.0 - 8 Válvulas
Componente: Bateria
Causa: A bateria estava com defeito
Procedimentos e solução: Rastreamos o veiculo com o scanner. A falha VAG 17088 foi identificada. Ela indica um defeito relacionado ao interruptor da embreagem. Analisamos o interruptor. Tanto o interruptor quanto o sinal enviado por ele para o ECM estavam corretos. Verificamos, então, a alimentação do ECM com o multímetro. Estava correta.Por experiência, resolvemos testar a alimentação com carga elétrica, no momento da partida, mas desta vez utilizamos o osciloscópio para analisar o comportamento da tensão. Não deu outra! A tensão mínima foi 8,5 Volts, insuficiente para a alimentação do ECM.
Esclarecimentos adicionais: O teste de queda de tensão deve ser realizado por meio do osciloscópio e com carga elétrica aplicada ao circuito.