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Moto Funciona Sem a Bateria !? , Passo a Passo ex: Nxr 150 Bros Es 2008
#1
Video 
eu irei fazer esse vídeo porque um colega nosso reparador perto nos perguntou o porquê ao desligar o polo negativo ou o pólo positivo ou retirar a bateria a moto funciona eu vou mesmo você desligar bateria certo retirar a bateria e a moto não funciona dependendo do modelo ou ano da motocicleta e isso pode vir acontecer Então nesse vídeo irei explicar essa situação antes de começar o vídeo irei mandar aqui um abraço para o Adam Smith lá em Sobral grande abraço a todos os inscritos e reparadores lá em Sobral grande abraço aí ao Adam Smith Então vamos lá que que acontece e para explicar essa situação iria mostrar no diagrama elétrico como funciona e Aqui irei mostrar alguns pontos como tinta aqui o porque ela funciona sem a bateria e às vezes não funciona assim a bateria Ok então vamos lá para o diagrama elétrico deixa entender como é o sistema de funcionamento da motocicleta E lembrando que essa situação acontece nas motos que o CDI é eletrônico que alimentação vem da bateria vem do sistema de alimentação de carga Ok nas motos que tem a bobina de faísca que aquela bobina de Campo que é diabo me situação no grande força essas motos mesmo sem a bateria elas funcionam E lembrando que toda moto precisa da bateria para poder filtrar corrente elétrica e armazenar corrente elétrica Por que você já observarão que quando vocês com a moto em funcionamento ao você desligar o negativo ou retirar a bateria com ela em em funcionamento o farol aumenta o brilho dele Justamente a bateria faz a função ela vai estabilizar aí a corrente elétrica então sempre tem que deixar a bateria no canto às vezes a gente faz alguns testes para identificar se existe defeitos Ok Isso é um dos parâmetros que a gente usa procedimentos que a gente usa para analisar os parâmetros de funcionamento da motocicleta em relação ao defeito Ok então vamos lá para o diagrama elétrico ver como funciona lá depois e vamos aqui para a gente fazer o teste vamos lá o pro aqui é o diagrama elétrico esse diagrama elétrico é da NXR 150 Bros teto e essa irei explicar nessa situação aqui e de e dar exemplo em algumas outras motos certo parcialmente Então vamos lá como é que funciona esse sistema aqui ó aqui é a bateria certo aí a corrente elétrica sai da bateria vem aqui o passa pelo fusível certo e nessa moto aí passa pelo relé essa chapinha aqui ó o certo é aquela onde vai o parafuso certo Oi passa aqui aí vinho e pelo fio vermelho e até a chave de ignição ligou a chave ignição passa para o fio preto o fio preto vai até o guiness top que aquele botão de liga-desliga aqui fica ali no lado direito do guidão e ao você liga alguém neste tópico passa do fio preto para o fio preto com a lista para para alimentar o CDI te se concorrente positiva automaticamente o CDI TCI tem que ter o aterramento certo ok se você não ligar a chave ignição essa corrente elétrica que sai da bateria passa pelo fusível passa aqui no relé chega até ignição Se você não ligar a chave ignição essa corrente elétrica não chega aqui no CDI Então você tem que ligar a ignição o Guiné Stop para poder chegar a corrente positiva aqui Ok pronto depois que tiver a corrente e aqui e já tiver com aterramento aqui no TCI certo vai precisar aqui ó da bobina de pulso quando você pedala ou quando você da partida ou quando você empurra motocicletas o Magneto vai passar o ressalto pela bobina de pulso certa aqui ó e vai gerar corrente elétrica essa corrente elétrica vem até o CDI certo faz o grampeamento dentro para descarregar o CDI vai sair essa carga para a bobina de ignição pelo fio preto com a lhe chamar ela vem até a bobina de ignição uma corrente baixa certo quando eu chegar da Alvina ignição essa bobina de ignição ela transforma essa corrente baixa em Corrente alta certo fazendo o quê com que cria a centelha o poder fazer lá a queima do combustível certo que será sugado lá do carburador o mesmo injetada certo mas aqui seria carburador Ok só dando um exemplo aqui da centelha e da submissão do combustível Ok mas aqui é carburada então vamos lá e pronto já observamos aqui que foi o pulso descarregou veio para bobina ignição Ok Esse é o funcionamento do sistema aqui de alimentação do PS certo e lá bateria agora vamos no início de todo o sistema de todas as motos aqui ó no estator certo aqui é a bobina e é o estator quando você pedala quando você da partida ou quando você empurra motocicletas o Magneto gira e tem ímãs dentro do magneto vai gerar o campo magnético aqui com as bobinas vai gerar corrente elétrica e nessa moto aqui vai gerar quanto Eletric no fio Amarelo e vai até o reino do riscador o regulador jogador vai regular essa corrente elétrica e essa quântica vai para iluminação certo só explicando aqui mas o que a gente precisa é desse fio branco aqui então vamos lá aqui vai existir o fio branco que é o rolamento geral da bobina do estator vai sair a corrente elétrica que eu no fio branco vai até o regulador retificador certo quando tiver essa corrente elétrica que do fio branco no regulador retificador será retificada certo para corrente contínua e vai sair aqui ó no fio vermelho com listra branca automaticamente o relógio ficado Tem que existir o aterramento então saiu retificado essa corrente elétrica pelo fio vermelho com branco vai até o relé a partida certo valeu relé de partida vai passar aquela pela aquela Chapeuzinha e vai passar pelo fusível e vem para a bateria para alimentar a bateria para recarregar a bateria nesse mesmo tempo que tá passando a ponte aqui ela vem para cá o Saindo também no fio vermelho certo ó para a chave de ignição quando você acelera e a voltagem aumenta que certo de 12.7 para 14.2 voos 14.4 volte aqui na chave de ignição também essa voltagem vai alterar vai aumentar porque ó estão jampeado aqui pela aquele a chapeuzinho lá do relé de partida Ok então automaticamente vem para ignição passo da ignição para o Guinness Book Shop passou para o teu o fio preto com branco Ok então vamos lá entender porque as motos funciona sem a bateria Então se aqui tiver sem a bateria a moto não vai dar partida elétrica porque não tem carga aqui na bateria porque está sem bateria ou mesmo se você desligar o negativo da bateria não vai dar partida porque não vai ter corrente essa fluindo aqui né não vai ter aquela força para poder arrumar o relé certo mais vamos supor que retiramos a bateria que é que você faz você vai ligar chave de ignição vai me liga alguém neste top certo e observe vai fazer um jampe amento da linha de alimentação positiva para o TC e ligou a chave de ignição fez o grampeamento do fio vermelho para o fio preto ligou guinistop o sacramento do fio preto para o fio preto com branco então já tá chegando aqui a continuação dessa linha positiva automaticamente o Terra já está ligado e agora vem a questão vindo aqui ó do estator a fonte vendo aqui agora como tá sem bateria então a carga que vai fluir aqui vem para o regulador retificador e Vamos seguir então como quando você pedala quando você empurra moto porque está sem a bateria depende da moto ficou P dar ou não certo você vai empurrar motocicleta Então quando você empurra aqui não o gilse mas o Simas vão girar certo em ao redor do estator e vai gerar o campo magnético vai gerar corrente elétrica precisamos somente desse frio aqui ó o fio branco e vai gerar corrente elétrica no fio branco o fio branco vai levar essa quantidade de até o regulador retificador o regulador retificador vai regular vai retificar desculpe vai retificar essa corrente elétrica e vai sair pelo fio vermelho com branco aí ó ele sai vem até aqui ó o relé de partida certo ele vai passar corrente vem para cá como aqui não vai ter a bateria para ele deixar a carga aqui essa carga vem para cá ó ó o vermelho com branco e ó também sai para cá tanto vem para cá como pra cá como aqui não tem nada não tem ninguém recebendo Então essa corrente automaticamente pega o desvio aqui ó também vem para cá mas vai mais para cá do que para cá Porque aqui não tá recebendo nada não tem ninguém recebendo aqui então essa que a gente vem ó tu fio vermelho com branco passa para o fio vermelho aí vem ó vai para onde para ignição ignição já está ligada passa para o fio preto do fio preto passa para o fio preto com branco e alimenta o te se nessa hora com essa corrente elétrica né fluindo o PCI vai liberar aqui pelo fio preto com amarelo certo A corrente elétrica para poder alimentar a bobina ignição ela transformar essa corrente baixa teto em alta e vai gerar centelha que lavar a funcionar Então é assim que a moto sem a bateria funciona Ok quando a bateria é quando essa moto e outros modelos de modo que trabalhar com esse CDI eletrônicos não funciona quando existe uma deficiência em algum componente como o estator como regulador retificador comum a ignição como gamestop certo ou mesmo no conector aqui do relé aonde tem lá o fio vermelho branco e o fio vermelho certo pode ser em um canto desse em alguma outras motos esse fio preto aqui ó ele vai para o fusível secundário ele sai da ignição vai para o fusível do secundário do secundário vai para você desse nesse fuzuê o secundário tiver com alguma sujeira lá não chegará a corrente elétrica aqui sem a bateria por causa O que é gerado aqui certo não é tão rápida né tão constante não é tão suficiente que a carga armazenada em uma bateria Ok então se a moto tivesse a bateria em algum componente desse como a ignição como o estator com maior retificador ou o fusível se o secundário e isso vai atrapalhar enxergar a corrente elétrica constante aqui no TCI a moto não vai funcionar quando é colocado novamente a bateria com uma corrente elétrica A bateria está cheia de carga ela rapidamente chega no PC e aonde ela vem a funcionar Ok muita das vezes quando está com esses parcialmente defeitos em algum conectores em alguma peça como estator como relógio ficar dor certo a moto ela não funciona só que com a bateria ele vai subir aí os pontos que estão parcialmente defeituoso Ok pronto então esse é o motivo certo que a moto funciona sem a bateria Esse é o motivo que a moto não funciona assim a bateria quando ela não funcionar sem bateria quando algum componente como estator classificador Fuzzy o secundário ignição guinistop estão parcialmente defeituosos Ok lembre que essas motos mais nova é muita delas ao você desligar o negativo da bateria ela não funciona porque não funciona por causa que é o comando dele aqui ó Tá certo se ela se o regulador retificador não receber corrente elétrica da bateria não faz o jumpeamento exemplo vamos supor aqui existe outro fio aqui como Existem os retificadores das motos novos e chuto fio aqui ó esse fio é o fio que vem da bateria certo chegou corrente elétrica aqui automaticamente sai daqui para cá certo mesmo não chegando pelo fio branco aqui nos retificadores das motos novas certo chegou corrente aqui e passa para cá desligou a bateria corta essa corrente elétrica aqui mesmo que cheguei aqui não vai passar para cá ok Porque daqui passa para essa esse fio aqui e não passa para esse Tá certo então por esse motivo nas motos novas não funciona certo sem a bateria em alguns modelos por motivo do regulador retificador irei fazer um vídeo mostrando esse detalhe Tá certo agora vamos lá para moto mostra lá com multímetro em alguns teste para poderem Vocês entenderam Por que funciona sem a bateria vamos lá e pronto aqui na motocicleta já coloquei um aqui um alfinete para a gente fazer o teste certo então vamos lá e vamos observar [Música] Nós queremos fazer iremos ligar que a chave ignição funciona a moto Tá certo já está funcionando e o que Observe está gerando o carro aqui tá vindo daqui para o secador certo vai ficar dor e tá vindo para cá para vender passando pela Chapeuzinha e tá indo para bateria ok certo Então desliga que a chave e observem ignição ligada O que são tá ligada guinistop ligado certo e agora vamos pegar aqui o multímetro colocar na escala de 20v ponta de prova preta no negativo da bateria EA vermelha aqui ó no fio preto com listra branca voltagem da bateria 12.8 ver se eu desligar o guiness top essa voltagem sono certo liguei o gamestop a voltagem volta para alimentar o que sair vou desligar a chave ignição Desliga a alimentação do PC aí certo sai daqui pelo fio vermelho vai até chave de ignição da chave ignição passa para o fio preto fio preto vai para o guiness top de linha Stop veem pelo chicote ele e pelo fio preto com listra branca ali ó falei que não tinha branca para limitar o CDI certo como eu desliguei ignição já não passa mais então vamos lá novamente Ligar chave de ignição guinistop ligado 2.8 ver funcionar Ok vou retirar a compra o cliente daqui e colocar aqui porque agora eu vou desligar o polo negativo da bateria observe a voltagem 12.7 então eu vou desligar aqui ó ó é o negativo da bateria é e pronto desliguei porque a moto não desligou porque continua chegando corrente elétrica lá no CDI no TCI Ok ainda construa chegando pode ir direto lá certo ó baixa mas o suficiente para continuar funcionando por isso que a moto não desliga por que Johnny está vindo essa corrente elétrica daqui tá saindo daqui vindo aqui ó pelo fio branco vai para o chicote elétrico vim para o regulador retificador pelo fio branco certo vem para cá volta retificado pelo fio vermelho com branco vem pelo chicote elétrico para o relé de partida vermelho com branco certo automaticamente passa pela fuzil certo passa por aqui ó o e vem para bateria como a batida Não tá recebendo porque não tá conectado negativo Então essa corrente elétrica daqui do que o vermelho com branco passo para o fio vermelho do fio vermelho vem para o chicote elétrico vem para ignição da ignição ligada passo para o fio preto do fio preto passa para o guiness top minhas top ligado passo para o fio preto com branco e retorna e vem até aqui para o fio preto com branco para alimentar o PC e em algum outros modelos e esse fio preto ou vermelho com preto preto ou vermelho vem até os positivos secundário certo passa pelo possível e vai lá para o engine stop ou mesmo sai daqui direto para o CTI pelo para o fio preto um azul ou preto com vermelho ou vermelho com preto é prendo modelo da motocicleta ok e da voltagem Que cara é essa se eu acelerar aqui aumentar a que o giro aumentará a corrente elétrica e essa voltagem vai aumentar Observe Seven quem recebe que aumentou a voltagem então a corrente ainda tá vindo daqui por isso que a moto funciona a senha bateria agora quando está sem a bateria e ela não funciona quando quando o recado está o relógio quando está com defeito quando enginestop está passa o inspector sokona injeção Tá faça-me defeituosa quanto o relé de partida está parcialmente defeituoso quando o fuzivel secundário está possa bem defeituoso certo ou quando está tão está com defeito Então vou desligar aqui ó simulando Isso aqui é uma simulação eu vou desligar mas na a visão aí ele vai estar ligado se ele tivesse com defeito e acontecer isso aqui ó ó eu iria parar de chegar corrente elétrica aqui o suficiente e ele não iria funcionar a suposição aqui é que ele tivesse ligado e parcialmente defeituoso Ô estator sem gerar carga suficiente pelo fio branco certo Observe que eu desliguei eu tirei a fonte de alimentação dele e a moto desligou Então quando você retira a bateria ou quando você desliga o negativo da bateria e ela não funciona É por um motivo desse que a peça está passa a mãe defeituosa estator relé fuzil secundário de ignição guinistop o regulador retificador ou mal contato nas conexões elétricas Ok então Esse vídeo foi para e justamente explicar essa situação em um vídeo desse a gente consegue aprender diversas coisas no sistema elétrico então eu peço a todos vocês reparadores certo que estudem os manuais de serviços estão para a gente estudar só precisa você tirar uma hora somente uma hora por dia todo dia tira uma hora por dia para você estudar e para você ter acesso a esses conhecimentos a esses estudos é só você ter acesso ao site MS Big lá você entra no site faz a doação e tem acesso a diversos uma nós de vários modelos de moto para você estudar vamos perder o nosso o tempo sem perder tempo vamos estudar Ok então é isso show
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