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CORSA MPFI – MOTOR “GRILANDO” OU DETONANDO
#1
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Resolvendo o Problema de Detonação (“Grilando”) no Chevrolet Corsa MPFI: Diagnóstico de Deficiência de Aterramento

O termo "motor grilando" refere-se ao som de detonação que pode ocorrer no motor de um Chevrolet Corsa MPFI. A detonação é uma combustão irregular que causa um som metálico característico, semelhante ao de grilos. Esse problema pode ter várias causas, desde o uso de combustível de baixa qualidade até problemas de sincronismo mecânico. No entanto, quando todas as causas comuns foram verificadas e o problema persiste, é importante considerar outros fatores, como uma deficiência de aterramento da central de injeção.



Diagnóstico: Motor Grilando Mesmo Após Verificação das Causas Comuns

Quando o motor apresenta sintomas de "grilando" ou detonação, a investigação inicial normalmente envolve verificar uma série de fatores comuns que poderiam estar causando a combustão irregular. No caso do Chevrolet Corsa MPFI, as seguintes verificações foram realizadas:

Verificações Realizadas:
  • Qualidade do combustível: Verificação da pureza e octanagem do combustível.
  • Carbonização da câmara de combustão: Inspeção para verificar acúmulo de carbono que poderia causar pontos quentes.
  • Velas de ignição: Inspeção das velas para garantir que estejam na especificação correta e funcionando bem.
  • Mistura ar-combustível: Verificação dos sensores e atuadores que controlam a mistura ar-combustível.
  • Compressão do motor: Testes de compressão para garantir que os cilindros estejam vedando corretamente.
  • Sincronismo mecânico dos elementos móveis: Verificação do alinhamento do virabrequim e comando de válvulas.

Após todas essas verificações, nada foi identificado como a causa do problema de detonação. Assim, foi necessário investigar além dos fatores mais comuns.



Causa Identificada: Deficiência de Aterramento da Central de Injeção

A causa do problema foi identificada como uma deficiência de aterramento da central de injeção eletrônica (UCE). Um aterramento inadequado pode causar mau funcionamento da UCE, que depende de uma conexão de terra adequada para funcionar corretamente e enviar os sinais corretos para os sensores e atuadores do motor.

Por que a Deficiência de Aterramento Causa Detonação?
- Funcionamento Irregular da UCE: Com um aterramento deficiente, a UCE pode receber sinais erráticos ou enviar comandos incorretos, levando a uma mistura de ar-combustível que não é ideal para as condições de operação, causando detonação.
- Falha na Sincronização de Sensores: A má conexão de aterramento pode afetar sensores como o de detonação, MAP, TPS e MAF, resultando em leituras incorretas e ajustes inadequados da UCE.



Solução: Melhoria do Aterramento da Central de Injeção e do Motor de Partida

Para resolver o problema de detonação devido ao aterramento inadequado, é necessário melhorar o aterramento da UCE e do motor de partida. Segue o procedimento detalhado para realizar a correção:

Ferramentas Necessárias:
  • Chave de catraca e soquetes: Para soltar e apertar os parafusos de fixação dos pontos de massa.
  • Escova de aço ou lixa fina: Para limpar e desoxidar os terminais de massa e as bases de fixação.
  • Arruelas de pressão “estreladas ou dentadas” (Nº GM 11019549): Para garantir uma conexão de aterramento mais segura e estável.
  • Chave de torque: Para aplicar o torque correto aos parafusos de fixação.

Procedimento para Melhorar o Aterramento:
  1. Soltar os Pontos de Massa no Cabeçote do Motor: Localize os dois pontos de massa próximos à polia do comando no cabeçote do motor. Use a chave de catraca e soquetes para soltar os parafusos que fixam os terminais de aterramento.
  2. Limpar e Desoxidar os Terminais e a Base de Fixação no Cabeçote: Use a escova de aço ou lixa fina para remover qualquer oxidação ou sujeira dos terminais de aterramento e das superfícies de contato no cabeçote. Isso garantirá uma boa conexão elétrica.
  3. Instalar Arruelas de Pressão Estreladas ou Dentadas: Coloque uma arruela de pressão “estrelada ou dentada” (Nº GM 11019549) em cada ponto de massa. Essas arruelas ajudam a manter uma conexão de aterramento firme e resistente a vibrações.
  4. Apertar os Parafusos com o Torque Correto: Utilize a chave de torque para apertar os parafusos de fixação com um torque de 1,5 a 2,5 Kgfm.
  5. Melhorar o Aterramento do Motor de Partida: Repita o mesmo processo para o cabo de massa do motor de partida, mas desta vez sem a necessidade das arruelas de pressão.
  6. Limpar a Memória da Central de Injeção: Para garantir que a UCE reinicie com as novas condições de aterramento, desconecte a bateria por aproximadamente 3 minutos. Isso limpará a memória e forçará a UCE a recalibrar.



Comentário Adicional:

A detonação de um motor é um problema que pode levar a danos sérios ao motor se não for corrigido. Ao verificar problemas de detonação, é importante considerar não apenas as causas óbvias, mas também problemas relacionados à integridade elétrica do veículo, como a qualidade do aterramento. Pequenos detalhes, como conexões de aterramento adequadas, podem fazer uma grande diferença no funcionamento geral do motor.

Sempre que trabalhar com o sistema de injeção eletrônica, é crucial garantir que todos os pontos de aterramento estejam limpos, bem fixados e livres de oxidação. Isso evitará problemas de funcionamento irregular e aumentará a confiabilidade do veículo.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e solucionar problemas de detonação no Chevrolet Corsa MPFI, assegurando uma manutenção precisa e eficiente.
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