25-05-2020, 16:04:04
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-05-2020, 16:05:31 por Sr.Big.)
Outros detalhes:
• Mesmo com a chave de ignição desligada o motor permanece em funcionamento por alguns segundos.
Causa:
• Este fato ocorre devido ao movimento de inércia do alternador.
Neste caso existe uma corrente elétrica de retorno que flui através do terminal D+ do alternador, e que passa pela lâmpada de bateria do painel de instrumentos. Este retorno gera uma tensão (de 5 a 6V) pulsante na linha +15 que está sendo transmitida ao terminal 27 da U.C.E.. A U.C.E. nesta condição opera de forma instável e entende que estão sendo dadas várias partidas consecutivas e consequentemente injeta combustível em quantidade elevada.
Solução:
1) Inspecione a válvula de purga do canister quanto ao travamento (permanecendo sempre aberta); nesta condição o motor aspira o vapor de combustível presente na linha, o que seria suficiente para seu funcionamento após o desligamento da chave de ignição. Se o sistema antievaporativo está em perfeito estado, siga então o próximo passo;
2) Solução GM: Substituir o circuito impresso de cor verde pelo de cor azul e com o uso de um scanner, reprogramar a quilometragem correta do veículo;
3) Solução de campo: inserir um diodo (IN4004) entre o terminal D+ do alternador e a lâmpada da bateria no painel, de modo a impedir o retorno de corrente.
• Mesmo com a chave de ignição desligada o motor permanece em funcionamento por alguns segundos.
Causa:
• Este fato ocorre devido ao movimento de inércia do alternador.
Neste caso existe uma corrente elétrica de retorno que flui através do terminal D+ do alternador, e que passa pela lâmpada de bateria do painel de instrumentos. Este retorno gera uma tensão (de 5 a 6V) pulsante na linha +15 que está sendo transmitida ao terminal 27 da U.C.E.. A U.C.E. nesta condição opera de forma instável e entende que estão sendo dadas várias partidas consecutivas e consequentemente injeta combustível em quantidade elevada.
Solução:
1) Inspecione a válvula de purga do canister quanto ao travamento (permanecendo sempre aberta); nesta condição o motor aspira o vapor de combustível presente na linha, o que seria suficiente para seu funcionamento após o desligamento da chave de ignição. Se o sistema antievaporativo está em perfeito estado, siga então o próximo passo;
2) Solução GM: Substituir o circuito impresso de cor verde pelo de cor azul e com o uso de um scanner, reprogramar a quilometragem correta do veículo;
3) Solução de campo: inserir um diodo (IN4004) entre o terminal D+ do alternador e a lâmpada da bateria no painel, de modo a impedir o retorno de corrente.