01-06-2020, 16:28:27
Sistema: Sistema de injeção Multec IEFI
Combustível: Gasolina
Problema: O motor "cortava" quando estava aquecido
Veículo: S-10 EFI
Componente: Sensor MAP
Causa: O sensor MAP estava defeituoso
Procedimentos e solução: Quando o motor estava aquecido ele começava a cortar, como se fosse falha de ignição. A válvula injetora, nesse momento, ficava travada. O veículo já havia passado por diversas oficinas, e o problema persistia. Tinham sido trocados todo o conjunto do sistema de ignição, válvula injetora, entre outros componentes. Nenhuma dessas alterações solucionou a falha. Conectamos nosso adaptador entre o ECM e o chicote para monitorar os sinais do sensor TPS e do MAP. No instante da falha o sinal do MAP travou. Verificamos a alimentação e o aterramento desse sensor. Estava em ordem. Também não havia problemas na conexão do sensor à pressão do coletor. Resolvemos instalar um sensor MAP novo, original da GM. Após vários quilômetros de teste, o defeito não se manifestou mais. Deixamos o sensor no veículo, de forma condicional, para o próprio cliente certificar-se de que estava resolvido o problema. Não houve mais a manifestação da falha.
Combustível: Gasolina
Problema: O motor "cortava" quando estava aquecido
Veículo: S-10 EFI
Componente: Sensor MAP
Causa: O sensor MAP estava defeituoso
Procedimentos e solução: Quando o motor estava aquecido ele começava a cortar, como se fosse falha de ignição. A válvula injetora, nesse momento, ficava travada. O veículo já havia passado por diversas oficinas, e o problema persistia. Tinham sido trocados todo o conjunto do sistema de ignição, válvula injetora, entre outros componentes. Nenhuma dessas alterações solucionou a falha. Conectamos nosso adaptador entre o ECM e o chicote para monitorar os sinais do sensor TPS e do MAP. No instante da falha o sinal do MAP travou. Verificamos a alimentação e o aterramento desse sensor. Estava em ordem. Também não havia problemas na conexão do sensor à pressão do coletor. Resolvemos instalar um sensor MAP novo, original da GM. Após vários quilômetros de teste, o defeito não se manifestou mais. Deixamos o sensor no veículo, de forma condicional, para o próprio cliente certificar-se de que estava resolvido o problema. Não houve mais a manifestação da falha.